Open Conference Systems, XIII Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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A Experiência de Compra com Base no Marketing Sensorial: Um Estudo de Caso Ambientado em uma Loja Conceito da Serra Gaúcha
Pâmela Cremonini Tibola, Claralucia Prates Machado, Cassiane Chais, Alexandra Mazzochi Scopel, Gabriel Sperandio Milan

Última alteração: 2013-11-05

Resumo


Esta pesquisa objetiva analisar como o marketing sensorial influencia a experiência de compra em uma loja conceito localizada na Serra Gaúcha. Trata-se de um estudo de caso exploratório, dedutivo e de abordagem qualitativa. A amostra é não probabilística e intencional. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, utilizando para interpretação dos dados a análise de discurso. Os resultados da pesquisa apontam que o marketing sensorial é percebido pelos clientes na loja objeto do estudo e que figura como importante vantagem sobre as demais lojas do varejo por ser um diferencial. Os estímulos propostos na loja tornam a experiência de compra memoráveis e fixam a marca na mente de suas consumidoras. Conclui-se que a experiência de compra está diretamente ligada ao marketing sensorial na loja objeto do estudo e a proposta de loja conceito figura como vantagem sobre as demais lojas do varejo.


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