Métis: história & cultura

 

CLASSIFICADA COMO B2 PELO QUALIS

 

A Revista Métis: história & cultura tem como objetivo publicar e divulgar trabalhos inéditos e traduções relevantes na área de História e Cultura. A revista tem periodicidade semestral e é composta das seguintes seções:a) Dossiê a respeito de temas relevantes da História e da Cultura;b) Artigos e ensaios diversos (livres);c) Resenhas de obras recém-publicadas; e d) Reprodução de fontes documentais impressas.

Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS - MÉTIS N. 30

 

A biografia nos estudos históricos: abordagens contemporâneas

 

Já faz algum tempo que a biografia retornou, de maneira renovada, à pauta da História. Após a crise das explicações estruturalistas e das visadas quantitativas, ela ofereceu uma possibilidade de reconsiderar o papel de sujeitos individuais em processos históricos; uma lupa para fenômenos de ordem micro; um acesso particular a questões mais amplas de determinadas sociedades em diferentes tempos e lugares; além de um gênero (de fronteira) alternativo à escrita impessoal e objetivista. Aproveitando, também, o novo interesse público por histórias de vida e memórias, os historiadores retomaram o ato de biografar e transformaram o biográfico em objeto de estudo.

Já é hora de fazer algum balanço desse movimento e inventariar a gama de abordagens contemporâneas da biografia nos estudos históricos. Este dossiê pretende contribuir com a tarefa. São bem-vindos artigos que versem sobre biografias, trajetórias e projetos individuais; problematizem o ato de biografar e analisem biógrafos e biografias produzidas no âmbito da História; estudem narrativas (auto)biográficas não acadêmicas, invenções de personagens históricos, bem como escritas e tecnologias de si.

 

 

O dossiê será coordenado pelos professores Drª. Katani Maria Monteiro Rufatto (UCS); Ms. Jocelito Zalla (Colégio de Aplicação– UFRGS).

 A data limite para recepção de textos será 15/08/2016.

 

 

 
Publicado: 2016-05-22 Mais...
 

NORMAS DA REVISTA

 
 O autor deverá submeter dois documentos separados, o texto do artigo (sem as propriedades de autoria, empresa) e um documento suplementar de acordo com as seguintes instruções:

- no documento suplementar, deverão ser apresentados o título do trabalho e o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), formação acadêmica, instituição(ões) a que está(ão) afiliado(s), cargo(s) que ocupa(m), endereço completo para correspondência e e-mail;

- quando o trabalho for escrito por vários autores é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um; com o autor principal em primeiro lugar. Caso seja adotado outro procedimento, os autores deverão explicitar a razão. Informar se o texto foi apresentado ou publicado anteriormente em anais de congresso;

- no final do documento suplementar, o(s) autor(es) deverá (ão) incluir um breve comentário de, no máximo, 10 linhas, apontando os principais avanços que o trabalho apresenta em relação ao tema em foco.

- no início do texto do artigo somente deverá constar os títulos do artigo (português e inglês), resumos e palavras-chaves nos dois idiomas, sem identificação do(s) autor(es). Deve-se evitar qualquer identificação direta ou indiretamente ao longo do texto.

- as ilustrações: sua identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto.

A definição da(s) ilustração(ões) deve estar em alta qualidade para visualização e leitura, assim como o tamanho da fonte utilizado.





 
Publicado: 2013-06-17 Mais...
 
Outras notícias...

v. 14, n. 28 (2015): Religiões e Religiosidades nas Sociedades Contemporâneas


Capa da revista