Em 1993, quando a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI) firmou convênio com a Universidade de Caxias do Sul, esta passou a administrar o ensino superior na área de abrangência de Bento Gonçalves, incorporando os quatro cursos superiores que ali eram oferecidos. A Escola de 2º Grau Região dos Vinhedos, também mantida pela FERVI, foi assumida pela Universidade em 1997, e passou a ser denominada Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul - Unidade de Ensino de Bento Gonçalves.

    Com esse convênio, e através da Portaria MEC nº 211, de 19-02-93, nascia o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), em substituição às duas Faculdades até então existentes. De 736 alunos, em 1992, passou-se, em 2010, para mais de 5 mil alunos, provenientes de mais de 50 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, e 21 cursos de graduação. 

    Bento Gonçalves, a cidade sede do CARVI, está inserida numa microrregião com alto padrão de desenvolvimento, destacando-se em sua economia a indústria de vinho, de móveis e o turismo. O Campus está localizado na Alameda João Dal Sasso, nº 800, Bairro Universitário, distante apenas 2 km da Rodoviária, situada no centro da cidade (visualize o mapa). Ocupa uma área de 64 hectares, com lagos, árvores nativas, jardins e excelentes vias de circulação.

Seu primeiro Diretor foi o professor José Carlos Köche. De 1998 a  2006 atuou como Diretor do Campus o Prof. Pedro Ernesto Gasperin. Nesse mesmo ano, o Campus passa a contar com uma subreitoria,  tendo com subreitor o professor José Carlos Köche. Em 2010 toma posse o novo subreitor do CARVI, professor Miguel Ângelo Santin, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.  

    Fazem parte do CARVI os seguintes centros:


    Centro de Ciências Sociais de da Educação
    Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia

Telefone: (54) 3449-5200