Sobre o curso

Objeto de Estudo

O profissional deve ter conhecimentos na área tecnológica e em práticas e metodologias de gestão. Serão estudados os componentes da infraestrutura de Tecnologia da Informação (hardware, software, bancos de dados e comunicação), Sistemas de Informação, tipos de planejamento e formas de execução de soluções aplicadas à gestão tecnológica nas organizações. Estes estudos atenderão as necessidades organizacionais, garantindo que os processos de negócio estejam alinhados com a estratégia adotada e o mercado.


Campo de atuação

O desenvolvimento da área de TI tem impulsionado modificações em todos os setores da sociedade, sendo utilizada como um importante diferencial competitivo para viabilizar novas estratégias empresariais. Organizações de todos os portes (pequenas, médias e grandes) e de todos os segmentos (indústria, comércio e serviços), estão sendo obrigadas a utilizar soluções computacionais para superarem as dificuldades inerentes a seu porte e ganharem em qualidade, flexibilidade e agilidade. O tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação encontra um mercado promissor e com grande margem para crescimento, pois será o agente articulador da utilização da TI nas organizações.


O que faz o profissional

O tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável em propor e administrar projetos que envolvam a informatização de processos e a utilização de recursos de Tecnologia da Informação nos mais diversos setores de uma organização. Os projetos administrados por este profissional podem estar relacionados à implantação de sistemas aplicativos nas empresas, ao desenvolvimento de novos sistemas, à manutenção dos sistemas atuais que necessitam evoluir para acomodar uma nova necessidade, ao dimensionamento e configuração de uma rede de computadores, à gestão e controle dos serviços ligados à Internet, etc.. Para realizar a gestão da tecnologia da informação, utiliza processos, métodos e técnicas envolvidas nos processos de modelagem, planejamento, desenvolvimento e gestão de produtos e serviços de tecnologia da informação. Este contexto exige a necessidade de um profissional que tenha conhecimentos na área tecnológica e em práticas e metodologias de gestão, para que possam atuar no planejamento e execução de soluções aplicadas à gestão tecnológica, assegurando o adequado posicionamento da organização frente a suas necessidades.


Outras informações