Sobre o curso

Objeto de Estudo

O profissional de Engenharia Automotiva possui conhecimento na área de análise, projeto e validação experimental de sistemas automotivos. Desta forma, o mesmo possuirá uma base teórica para a análise e solução de problemas relacionados ao comportamento dinâmico, conforto, aceleração, frenagem e controle de sistemas veiculares, bem como o domínio de ferramentas computacionais para simulação de sistemas virtuais e técnicas experimentais para validação dos mesmos. Pelo fato de atuar do setor automotivo, esse profissional deverá possuir também conhecimento do setor no que tange aos aspectos de normas legais, ferramentas e conceitos inerentes a essa modalidade de indústria e setor, podendo ser interlocutor com os setores de fabricação e de desenvolvimento de fornecedores.


Campo de atuação

O campo de atuação do Engenheiro Automotivo encontra-se focado no setor e indústria automotiva, ou seja, empresas fabricantes de veículos, implementos, encarroçadoras, de autopeças, e relacionadas a esse meio. Sua ênfase está na análise e projeto de sistemas automotivos. Contudo, devido a sua formação, o mesmo poderá atuar em outras áreas que necessitem da capacidade de análise e projeto em dinâmica.


O que faz o profissional

O Engenheiro Automotivo é o profissional responsável pela concepção, projeto e planejamento de sistemas e componentes relacionados a veículos, podendo interagir com profissionais de diferentes áreas do setor na busca de soluções de engenharia mais eficientes e econômicas. O mesmo atua na modelagem computacional, simulação virtual de modelos e orientação quanto a validação desses experimentalmente, com o uso de equipamentos de medição e controle. Esse profissional interage também com empresas clientes e fornecedoras da cadeia automotiva, buscando soluções de equilíbrio entre eficácia e custo, que atendam a normas governamentais e ambientais, e dentro de padrões de qualidade nacional e internacional do setor.


Coordenação do colegiado do curso

Carlos Alberto Costa


Outras informações