Sistemas de Biblioteca

Coleções Especiais e Obras Raras

Coleção Especial Thales de Azevedo

Thales Olympio Góes de Azevedo (1904-1995) era natural de Salvador/BA. Médico, professor e pesquisador, tornou-se logo homem de imprensa: começou a escrever enquanto era estudante, em jornais locais e, no final de sua carreira, chegou a contabilizar cerca de 2.250 artigos e ensaios, além de mais de 30 livros. Ocupou-se, durante suas jornadas de pesquisa, dos mais diversos assuntos, merecendo destaque os temas Medicina, História Social, Imigração, Etnografia e História.

Thales de Azevedo dedicou-se por vários anos a pesquisas sobre o Rio Grande do Sul, sobretudo às questões relacionadas à imigração italiana no estado. Suas notas de pesquisa sobre os italianos no Rio Grande do Sul resultaram na obra Os italianos no Rio Grande do Sul: cadernos de pesquisa, publicada pela UCS em 1994.

Acervo: A coleção especial Thales de Azevedo foi formada por seu proprietário quando este realizou seus estudos sobre a questão da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Composta de 275 títulos (410 exemplares), a coleção reúne obras, predominantemente, das áreas de Antropologia, Etnografia e História do Rio Grande do Sul. Inclui, ainda, alguns exemplares manuscritos, como a Imprensa alemã no R.G.S.: contribuição ao primeiro colóquio de estudos teuto-brasileiros, de Sebalt Rüdiger, documento mimeografado, com textos em português e alemão.

Sistema de Bibliotecas - bice@ucs.br - Telefone: +55 (54) 3218-2173
Acesso para Fornecedores

Blog
Twitter
YouTube
Flickr
Facebook
Android - UCS
imagem da ucs

Campus Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560 - Caxias do Sul  |  Endereços  |  Créditos

Fone: (+5554) 3218-2100 © 2001-2014 - Universidade de Caxias do Sul - Todos os direitos reservados