Apresentação

Criada em 1976, a Editora da Universidade de Caxias do Sul - EDUCS tem por objetivo promover a divulgação de obras didático-pedagógicas, científicas, técnicas e culturais. Para fazer cumprir seu papel de veiculadora de bens culturais, publica obras de professores da UCS, decorrentes de atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo assim para a qualificação dos cursos e do próprio corpo docente, ao mesmo tempo em que mostra a diversidade de atuação da Instituição.

A EDUCS já publicou mais de 1.200 títulos, dos quais 270 encontram-se em catálogo. É também responsável pelas revistas científicas vinculadas a cursos de graduação e programas de pós-graduação. Seus títulos são comercializados por livrarias de todo o país, inclusive livrarias virtuais.

Trajetória

De início, a EDUCS destinava-se apenas a publicar conhecimentos produzidos no âmbito da própria UCS, com a edição de títulos relacionados às áreas nas quais a Instituição atuava. Surgiram daí as primeiras publicações de estudos a respeito da imigração italiana no Rio Grande do Sul - como "Imigração Italiana no Nordeste do RS", dos professores Ciro Mioranza e Vitalina Frosi (recentemente reeditado), e também títulos destinados à utilização dos alunos do então Ciclo Básico. São desse período, entre outros, "Universidade em Debate", de Jayme Paviani e José Clemente Pozenato, "Psicologia Geral", de Elaine Pisani, Luiz Antonio Rizzon, Guy Paulo Bisi e Ugo Nicoletto, "Fundamentos de Metodologia Científica", de José Carlos Köche, e "Estudos Brasileiros", de Aldo Francisco Migot.

Ainda no final dos anos 1970, a UCS criou a pioneira Escola Superior de Hotelaria, numa parceria com a então Secretaria Estadual de Turismo, estabelecida inicialmente na praia de Atlântida, no Litoral Norte (depois transferida para Canela). A necessidade de dotar a escola de material didático específico - à época praticamente inexistente no país - fez com que os professores escrevessem os próprios livros para utilizar em sala de aula. Nasceram aí as coleções "Hotelaria" e "Turismo", por meio das quais a Escola, a Editora e a própria UCS passaram a ser conhecidas em todo o país. As duas coleções ainda permanecem entre as mais importantes de todo o catálogo da EDUCS.

Coordenador - Renato Henrichs