Dúvidas - perguntas e respostas

1 - Por que a matrícula está sendo realizada de forma on-line?
Porque a matrícula on-line permite maior transparência, maior comodidade e mais facilidade para todos da comunidade acadêmica.
2 - Se eu não tenho acesso à internet, como eu faço a matrícula?
Você deve vir até a Universidade, no período que lhe for conveniente e realizar a matrícula nos laboratórios da Universidade. Especialmente no período de contratação, os computadores serão disponibilizados para a realização da matrícula.
3 - Se eu não realizar a matrícula on-line, posso fazer pessoalmente?
Não, não existe mais a matrícula presencial. Toda a matrícula é on-line, você deve acessar o sistema e realizar sua matrícula.
4 - Qual o endereço para acessar a matrícula on-line?
O endereço para acessar a matrícula on-line é https://UCSvirtual.ucs.br/. Para acessar o sistema você utiliza seu usuário da UCS e senha.
5 - O que eu preciso para acessar o sistema de matrícula on-line?
Você precisa de usuário e senha da UCS, os mesmos que você usa para acessar o UCSvirtual. ATENÇÃO: O usuário é diferente do número do cadastro.
6 - Como eu consigo usuário e senha da UCS?
Você deve solicitar nos laboratórios de informática.
7 - A partir de quando efetivamente esse sistema entra no ar?
O sistema entra no ar todo o semestre, conforme datas definidas em calendário acadêmico.
8 - O novo sistema de matrícula fica no ar 24 horas?
Sim, mas preste atenção que no último dia alguns alunos encerram sua participação antes de outros, tudo para evitar a sobrecarga do sistema. OBSERVE SEU HORÁRIO DE ENCERRAMENTO.
9 - Por que é importante preencher o cadastro que o sistema solicita?
Através desse cadastro você será avisado da disponibilidade de disciplinas que você tem interesse em cursar através de e-mails e SMS em seu celular. Além disso, ele serve para acessar ao seu e-mail institucional.
10 - Se eu não participar da segunda fase da matrícula, posso realizar matrícula?
Sim, você sempre pode realizar matrícula. Contudo, ATENÇÃO: se você não participar da FASE 2 - Solicitação on-line das disciplinas você perde as prioridades e os critérios a que tem direito.* * Para saber o que são prioridades e critérios, acesse o guia de matrícula no UCSvirtual.
11 - Se eu não participar da terceira fase da matrícula, posso realizar matrícula?
Sim, você pode sempre realizar matrícula. Entretanto, ATENÇÃO: se você não participar da FASE 3 - Contratação as vagas em disciplinas não confirmadas são colocadas à disposição dos outros alunos.
12 - Se eu não participar de nenhuma fase, posso realizar matrícula depois?
Sim, você pode realizar matrícula. Todavia, ATENÇÃO: você faz matrícula nas disciplinas que sobrarem vagas, mesmo que você seja formando. A prioridade sempre é dada para quem participar integralmente do processo.
13 - O coordenador de curso pode abrir vagas nas disciplinas?
Não. Ele pode encaminhar uma solicitação para a programação acadêmica, que analisará a viabilidade ou não de abrir novas vagas. Todavia, a nova vaga atenderá ao primeiro aluno que está em fila de espera.
14 - Até quantas disciplinas eu posso solicitar na FASE 2 - Solicitação de Disciplinas?
Você pode escolher até 10 disciplinas diferentes em até três horários diferentes. Não esqueça que para cada disciplina podem existir diversas turmas, e você pode solicitar em todos os horários em que for mais conveniente.
15 - Existe a possibilidade de abrir novas turmas, quando houver muitos alunos na lista de espera?
Dependerá da disponibilidade de docente, sala de aula e viabilidade econômico-financeira. Casos especiais serão analisados pela programação acadêmica.
16 - Como funciona a matrícula para disciplinas de férias?
A matrícula para as disciplinas de férias, será realizada também no sistema on-line, conforme Calendário Acadêmico e o pagamento é em até 6 parcelas.
17 - Existe a possibilidade de não ter nenhuma disciplina para eu cursar?
Não, no seu curso sempre vão ter disciplinas para você cursar. Entretanto, quando você quiser cursar disciplinas de outros cursos haverá prioridades dadas aos alunos daquele curso, e depois para os alunos de outros cursos.
18 - Como funcionam os pagamentos?
Os pagamentos continuam sendo através de boleto bancário, mas o boleto passa a ser mensal e estará disponível sempre a partir do dia 25 do mês anterior ao pagamento. Você receberá um e-mail avisando que o boleto está disponível para impressão.
19 - Como eu faço para pagar à vista o semestre?
O pagamento à vista será realizado diretamente na tesouraria da galeria universitária. Nos campi e núcleos deverão procurar a sua secretaria central.
20 - Eu posso consultar o meu coordenador antes de fazer a matrícula?
Sim, aliás esse período se estende por cerca de 40 dias antes da solicitação on-line de disciplinas. Para ter contato com o coordenador você deverá acessar o UCSvirtual e reservar um horário dentre os disponibilizados por ele.
21 - Eu posso trocar uma disciplina por outra no sistema on-line?
Sim, as trocas de disciplinas são permitidas para o mesmo número de disciplinas.
22 - Eu posso cancelar disciplinas diretamente no sistema on-line, após finalizar a matrícula no sistema on-line?
Sim, o cancelamento de disciplinas quando for parcial, será realizado via sistema on-line considerando as regras e prazos e cancelamentos disponíveis aqui.
23 - Eu posso incluir novas disciplinas no sistema on-line?
Sim, a inclusão de disciplinas é permitida no sistema. Quando houver vagas nas disciplinas que você procura, você acessa o sistema e inclui a disciplina. O pagamento da disciplina será incluso nas demais parcelas que você tem para pagar.
24 - Quando eu incluir, trocar, cancelar, disciplinas no sistema, como ficam as parcelas que já paguei?
A dívida é recalculada, o valor pago é abatido da nova dívida, e o novo saldo é dividido pelas parcelas restantes.
25 - Eu posso fazer disciplinas de qualquer curso?
Sim, desde que essas disciplinas não sejam bloqueadas, ou possuam pré-requisitos. Não existirão mais cursos bloqueados, mas disciplinas bloqueadas. Antes de solicitar essas disciplinas, você deve conversar com seu coordenador para verificar a possibilidade de aproveitamento.
26 - Existe um limite de disciplinas que posso fazer fora do meu curso?
Sim, você pode fazer no máximo 8 disciplinas: depois disso, o sistema reconhece que você já excedeu o limite e bloqueia sua matrícula em disciplinas de outros cursos.
27 - Como funciona a classificação entre os alunos do mesmo curso para disputar as disciplinas?
A classificação depende do desempenho acadêmico, composto pelo número de créditos cursados e matriculados e pelas notas. Os créditos valem 60% do desempenho acadêmico e as notas 40%. Aqueles que tiverem melhor desempenho acadêmico, consequentemente, têm melhor classificação para disputar as disciplinas. Acesse aqui o Manual de Matrícula.
28 - Como funciona a classificação entre os alunos de diversos cursos pelas disciplinas?
Existe uma classificação padronizada (padronização de escores), composta por um desempenho acadêmico (60% para créditos e 40% para notas) para que todos os alunos sejam comparados entre os cursos, evitando as diferenças de desempenho acadêmico e o número de créditos entre os cursos.
29 - Eu posso pegar disciplinas em que estou matriculado, ou que já fui aprovado?
Sim pode, você tem que cuidar o nome das disciplinas e marcar aquelas disciplinas que tem interesse.
30 - Eu posso solicitar disciplinas que tenham pré-requisitos que estou cursando?
Sim pode, mas se você reprovar na disciplina pré-requisito a disciplina contratada é excluída automaticamente da sua matrícula.
imagem da ucs

Campus Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560 - Caxias do Sul  |  Endereços  |  Créditos

Fone: (+5554) 3218-2100 © 2001-2014 - Universidade de Caxias do Sul - Todos os direitos reservados