Pibid-UCS
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Pró-Reitoria Acadêmica - Cursos de Licenciatura

1ª Publicação do Pibid-UCS
O Papel das Instituições na Formação Docente: universidade, mantenedora e comunidades
Organizadores: Vanderlei Carbonara, Daysi Lange, Eliana Rela e Maria Helena Wagner Rossi

A Universidade de Caxias do Sul possui uma tradição na formação de professores para a educação básica. Muitos dos nossos cursos de licenciaturas já completaram 50 anos e a implantação, em 2014, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid-UCS, uma inciativa da Capes, à qual aderiram universidades públicas e comunitárias, é um desafio que une acadêmicos, professores e gestores em torno de um objetivo maior: a qualificação da educação básica da rede pública do nosso país.

Com recursos orçamentários aprovados pela Capes, o Pibid-UCS tem início com dezessete sub-projetos em diferentes áreas do conhecimento e o envolvimento de escolas públicas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria.

A ideia é inserir os acadêmicos das Licenciaturas no cotidiano das escolas, promovendo a troca de saberes e a integração entre a educação superior e a educação básica, numa perspectiva que privilegia ações interdisciplinares capazes de articular a teoria e a prática necessárias à formação dos docentes.

A participação no Pibid-UCS viabiliza-se através da concessão de bolsas Capes. A seleção dos bolsistas é feita através de processo seletivo regulamentado por edital, conforme os critérios da Capes.

Pró-Reitoria Acadêmica
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid-UCS
Coordenação: Prof. Dr. Vanderlei Carbonara | E-mail: pibid-ucs@ucs.br | Telefone: (54) 3218-2695
Equipe | Comissão de Acompanhamento do Programa