EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

O ENADE é uma avaliação que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) conduzido pelo Ministério da Educação. Tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos que estão nas diretrizes curriculares de seus cursos de graduação.



Formação Geral e Sociedade Contemporânea: Aspectos Sociológicos, Econômicos, Históricos Contemporâneos e Éticos no Mundo Atual. Assista AQUI.

Saiba mais sobre o ENADE

O que é o ENADE?

O ENADE é uma avaliação que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). Tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos que estão nas diretrizes curriculares de seus cursos de graduação.

Quem participa?

Fazem a prova do ENADE os estudantes concluintes dos cursos. Concluintes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura são aqueles que já completaram 80% da carga horária de seus cursos ou que, mesmo não tendo 80% da carga horária, pretendem concluir o curso até julho do próximo ano.

Para os cursos de Tecnologia concluintes são aqueles que já completaram 75% da carga horária de seus cursos ou que, mesmo não tendo 75% da carga horária, pretendem concluir o curso até dezembro deste ano.

Alunos ingressantes também são inscritos no ENADE, mas são dispensados de fazer a prova.

Por que meu desempenho é importante?

Primeiro, o seu desempenho no ENADE pode ser decisivo na conquista de uma vaga no mercado de trabalho e para o acesso à pós-graduação. Ter um diploma de um curso e de uma instituição com bons conceitos é um diferencial importante.

Além disso, diversas políticas de incentivo ao ensino superior do Governo Federal dependem também dos resultados do ENADE (como PROUNI, FIES e Programas de Mobilidade Acadêmica como o Ciência Sem Fronteiras). Um bom desempenho dos concluintes pode se traduzir também em benefícios para seus colegas que permanecem ou que irão entrar no curso.

Por isso é importante participar do exame com responsabilidade e comprometimento e também responder ao questionário do estudante com atenção.

Ao participar do ENADE você estará representando seu curso, seus colegas e a Universidade. O desempenho do seu curso no ENADE reflete a força da sua formação e, também, o profissional que você quer ser. Valorize o seu diploma: leve o ENADE a sério.

Onde encontro informações sobre o ENADE?

O instituto que organiza o ENADE é o INEP. No site do INEP você encontra muitas informações, inclusive o "Manual do Estudante", além de provas anteriores e gabaritos.

Se preferir, converse com seu coordenador de curso.

É obrigatório participar?

A cada ano, um grupo diferente de cursos participa da prova do ENADE. Se você é concluinte e há prova do ENADE para o seu curso neste ano, então o MEC determina que sua participação é obrigatória! A obrigatoriedade inclui:

  • Responder ao "Questionário do Estudante" disponível online, no site do INEP.
  • Realizar a prova.

O que acontece se um estudante concluinte não participa do ENADE?

Para estudantes concluintes inscritos no ENADE a participação é considerada "componente curricular obrigatório". Se você deixar de participar, não poderá concluir o curso, colar grau ou receber o diploma, até que sua situação seja regularizada.

Devo me inscrever para participar do ENADE?

A inscrição dos estudantes é realizada pela Universidade seguindo as orientações do Ministério da Educação. Os alunos não podem inscrever-se diretamente, mas podem conferir a relação de inscritos no site do INEP e solicitar alterações. O período para conferir sua inscrição está no "Manual do Estudante".

Como é a prova?

A prova é organizada em duas partes: Formação Geral, com 10 questões (2 discursivas), e Formação Específica, com 30 questões (3 discursivas). É muito importante familiarizar-se com a forma como as questões são construídas. Para isso, consulte as provas anteriores disponíveis no portal do INEP.

Como organizar seu tempo durante a prova?

A prova tem duração de 4 horas. Você terá 40 questões para responder, sendo que 5 delas são discursivas. Uma distribuição razoável do tempo poderia ser: cerca de 20 minutos para cada questão discursiva e 4 minutos para as objetivas.

Sugestão geral de organização: iniciar pelas questões objetivas do componente específico (são as que, no conjunto, têm maior peso), e seguir para as discursivas (primeiro do componente específico), deixando as objetivas de formação geral para o final (essas são as que têm menor peso no desempenho final).

Procure identificar e resolver logo as questões que você considera mais fáceis, economizando tempo para as outras questões.

Leia sempre, com muita atenção, todos os enunciados procurando também prestar atenção a detalhes de gráficos, figuras, imagens e ilustrações.

Boa prova!

Informações
Pró-Reitoria Acadêmica - Setor de Reconhecimento de Cursos (54) 3218-2726

imagem da ucs

Campus Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560 - Caxias do Sul  |  Endereços  |  Créditos

Fone: (+5554) 3218-2100 © 2001-2016 - Universidade de Caxias do Sul - Todos os direitos reservados