O Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (INBI/UCS) iniciou suas atividades em 1975 e sua atuação ao longo de quase três décadas de existência tem sido no sentido de qualificar o ensino oferecido pela instituição, buscar a inovação científica e tecnológica e estender à comunidade os benefícios do conhecimento científico e tecnológico ali desenvolvidos. Doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação são responsáveis pelas pesquisas e estudos desenvolvidos nos laboratórios do Instituto que abrangem temas de interesse para o desenvolvimento regional nas diferentes áreas relacionadas à biotecnologia.

As atividades do Instituto tiveram início em novembro de 1975 com o desenvolvimento do projeto de pesquisa, aprovado pela FAPERGS, intitulado "Bases para utilização de clones Schizosaccharomyces pombe para o desenvolvimento de uma tecnologia microbiana para controle de acidez málica dos vinhos". Funcionando inicialmente como Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia, em 1979, foi formalizada sua configuração como Instituto passando a integrar a estrutura organizacional da Universidade.

Em 1981, com a introdução do curso de Especialização em Biotecnologia, os professores do Instituto, responsáveis, até então, por disciplinas dos cursos de graduação, passaram a responder também pelo ensino de pós-graduação na área. Dessa experiência resultou a implantação, em 1993, do Mestrado em Biotecnologia, Programa com conceito 4 na avaliação da CAPES e responsável pela titulação de mais de 80 profissionais com as mais diferentes formações básicas. Como decorrência natural das atividades de ensino e pesquisa em pós-gradução em Biotecnologia, em 2004, com a aprovação da CAPES, foi implantado o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCS, nos níveis de mestrado e doutorado.

Além das atividades de ensino e pesquisa, o Instituto tem entre as suas finalidades transferir para a sociedade os conhecimentos e tecnologias desenvolvidos. Procura assim concretizar a extensão universitária, expandindo sua atuação através da oferta de serviços especializados e consultoria em suas áreas de competência.

Instituto de Biotecnologia
Diretora: Profa. Dra. Rute Terezinha Silva-Ribeiro
rtsribei@ucs.br

imagem da ucs

Campus Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560 - Caxias do Sul  |  Endereços  |  Créditos

Fone: (+5554) 3218-2100 © 2001-2014 - Universidade de Caxias do Sul - Todos os direitos reservados