O Programa de Língua Brasileira de Sinais da Universidade de Caxias do Sul - PLIBRAS tem como finalidade promover no aluno a aprendizagem e a formação em LIBRAS com competências comunicativa, linguística e tradutória, atendendo às demandas da sociedade atual e à exigência legal para o mercado de trabalho. O PLIBRAS oferece propostas regulares de ensino em períodos letivos semestrais, com metodologia de cursos mais dinâmicos que respondam às necessidades pontuais das organizações.

O aluno, ao ingressar nos cursos, tem a oportunidade de desenvolver um aprendizado em diferentes níveis: básico, intermediário avançado e conversação LIBRAS. Além disso, o programa oferece cursos de formação profissional que habilitam o participante para atuar nas diversas áreas em que o domínio da língua brasileira de sinais é um pré-requisito.

Infraestrutura

O aluno estuda em um ambiente universitário que oferece a estrutura e os recursos necessários para domínio e fluência em LIBRAS. Destaca-se o acervo da Biblioteca Central que está disponível a todos os alunos do PLIBRAS. As aulas são ministradas tanto por professores surdos como ouvintes com formação na área. Na Cidade Universitária, as aulas acontecem, em sua grande maioria, no Bloco M, e os cursos podem ocorrer, conforme a demanda, nos campi e núcleos da UCS.

Na área de ensino o Programa de LIBRAS promove os seguintes cursos:

Pró-Reitoria Acadêmica | Coordenadoria de Extensão | Programa de Língua Brasileira de Sinais
Cidade Universitária - Caxias do Sul - RS - Fone/Fax: (54) 3218-2430 ou 3218-2137 - Email: libras@ucs.br