Escritório de Transferência de Tecnologia

O Escritório de Transferência e Tecnologia (ETT-UCS) foi criado em 1998 através da Portaria nº 170 com a finalidade de promover a interação entre a UCS e a comunidade visando ao desenvolvimento regional, atuando na intermediação das negociações entre a Instituição e a comunidade nas ações de transferência do conhecimento produzido na Universidade. Atualmente está vinculado à Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

Entre seus objetivos, destacam-se:

  • Viabilizar o registro e proteção da propriedade intelectual desenvolvida pelos professores, alunos e funcionários da UCS, bem como fomentar a industrialização e comercialização das tecnologias geradas pela UCS.
  • Gerir os ativos de propriedade intelectual da Instituição: Patentes de Invenção ou Modelo de Utilidade, Desenhos Industriais, Registro de Software, Marcas e Direitos Autorais.
  • Promover a divulgação dos programas e pesquisas desenvolvidas na UCS e das oportunidades de colaboração entre a UCS e o meio empresarial que envolvam propriedade intelectual.
  • Intermediar a prestação de serviços tecnológicos, consultoria e treinamento especializados na área de propriedade intelectual.
  • Negociar parcerias, acordos e contratos de transferência de tecnologia.

As patentes e tecnologias, resultantes das invenções desenvolvidas pelos pesquisadores da Instituição, estão protegidas através de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI. Elas fazem parte do Portfólio de Inovação da Universidade de Caxias do Sul e são gerenciadas pelo Escritório de Transferência de Tecnologia - ETT. Para fazer download do Portfólio, clique na imagem ao lado.

O ETT-UCS é um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) filiado ao Fortec. [Saiba mais]

Contato: (54) 3218-2148 - ett@ucs.br

Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Pró-Reitor: Odacir Deonisio Graciolli
Telefone: (54) 3218-2325

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitora: Nilda Stecanela
Telefone: (54) 3218-2220