Arquitetura e Urbanismo
O Curso
Campo de atuação
O que faz o profissional
Como ingressar
Notícias
Abertas inscrições para o Programa de Línguas Estrangeiras da UCS
INFORMAÇÕES GERAIS
Endereço

-

-

Central de Atendimento

informa@ucs.br

(54) 3218-2145

Coordenador

Doris Baldissera

Infraestrutura
Clique abaixo para conhecer a infraestrutura
Maquetaria
Sala de Plotagem
PLANO CURRICULAR
Duração 5 anos
Créditos 246
Carga horária 3810
+
Atividades Complementares 240
=
Total 4050 + ENADE

Semestres

Conceituação e experimentação dos elementos e dos princípios da composição na linguagem visual.
Créditos: 4
Conceituação e fundamentação histórica do desenho. Experimentação do desenho pela exploração dos elementos e dos princípios da linguagem visual (ponto, linha, plano, textura, volume, composição).
Créditos: 4
Práticas de leitura e de escrita como forma de conhecimento, de ação e de interação. Estudo e emprego de processos discursivos implicados na leitura e na produção de gêneros escritos de circulação geral e acadêmica, com ênfase em processos argumentativos. Uso de estratégias metacognitivas de leitura e produção escrita.
Créditos: 4
Áreas e volumes; Geometria analítica plana; Funções lineares e quadráticas; Polinômios; Limite e Continuidade; Derivação; Integração.
Créditos: 4
Análise e diagnóstico da configuração da paisagem urbana na escala de quarteirão.
Créditos: 4
Estudo básico da representação arquitetônica por meio do desenho técnico geométrico e arquitetônico. Desenvolvimento de habilidades essenciais ao desenho geométrico, uso de instrumentos de precisão e construções fundamentais. Estudo de convenções de desenho técnico e de perspectiva paralela, através da representação gráfica de edificação de pequeno porte.
Créditos: 4
Desenvolvimento de raciocínio espacial, por meio da aplicação de sistemas projetivos na representação de figuras geométricas planas, de superfícies e sólidos. Estudo das projeções de pontos, retas, planos, superfícies e sólidos no espaço diédrico. Estudo dos métodos descritivos: mudança de plano de projeção, rotação e rebatimento. Planificação de sólidos poliédricos e de revolução.
Créditos: 4
Análise da arquitetura e do urbanismo egípcio, grego, romano, românico, gótico, bizantino e islâmico: contexto histórico e artístico da antiguidade clássica até a Idade Média. Estudo crítico, comparativo da produção teórico-prática desses períodos. Análise comparativa da arquitetura e urbanismo no Egito, Grécia, Roma, Idade Média, Bizâncio e Mundo Islâmico, relacionadas aos diferentes contextos internacionais e à contemporaneidade.
Créditos: 4
Sistemas e processos construtivos para edificações térreas e multipavimentos. Etapas de materialização de uma obra. Técnicas construtivas desde o canteiro até os acabamentos. Sistemas e medidas de racionalização da construção. Documentação e projetos necessários.
Créditos: 6
Identificação dos sistemas estruturais e de seus elementos através da análise qualitativa do comportamento das estruturas arquitetônicas e da análise quantitativa das condições de estabilidade de sistemas estruturais unidimensionais (sistemas isostáticos), com base nos conceitos e princípios da mecânica estática.
Créditos: 6
Estudo do projeto de arquitetura como processo e como resposta a um problema com diversos condicionantes. Definição das etapas de projeto. O projeto e a relação entre aspectos formais, funcionais e tecnológicos, enfatizando os aspectos compositivos.
Créditos: 4
Estudo da representação técnica em arquitetura ? desenho arquitetônico, de acordo com normatização técnica e códigos legais. Representação em escala de projeto arquitetônico de médio porte. Estudo dos conceitos teóricos fundamentais e práticos de topografia.
Créditos: 6
Estudo da representação volumétrica em arquitetura - perspectivas paralelas e cônicas - com a aplicação da projeção de sombras em vistas ortográficas e perspectivas. Ambientação de objetos arquitetônicos no contexto, explorando recursos gráficos com tratamentos cromáticos e texturas. Elaboração de croquis esquemáticos para representação arquitetônica através do desenho traçado a lápis.
Créditos: 4
Análise da arquitetura e urbanismo Pré-colombiano, Renascentista, Barroco, Neoclássico e Eclético: contexto histórico e artístico dos Séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX. Estudo crítico da produção teórico-prática da arquitetura destes períodos. Análise comparativa da arquitetura e urbanismo no berço europeu, relacionada ao contexto internacional e à contemporaneidade.
Créditos: 4
Formulação teórica e elaboração prática de projeto de edifício, a partir de programa de pequena complexidade com uso predominantemente residencial, compatível com o contexto de inserção, entorno imediato, e alcançável através de tecnologias adequadas. Desenvolvimento do projeto, enfatizando a relação do edifício com seu contexto próximo e a relação compositiva entre forma e função.
Créditos: 8
Estudo das variáveis climáticas e condições humanas de conforto térmico. Estudo dos elementos arquitetônicos que contribuem para o conforto térmico e a eficiência energética, com proposição de sistemas de proteção solar e elementos construtivos compatíveis com a realidade climática regional.
Créditos: 2
Concepção de sistemas estruturais com base no estudo da resistência dos materiais e das condições de estabilidade estabelecidas pela hiperestática.
Créditos: 6
Estudo da representação de projeto de arquitetura. Estudo da representação bi e tri dimensional dos aspectos formais, funcionais, tecnológicos e de inserção no contexto do projeto de arquitetura, da concepção à representação final. Estudo da utilização de tecnologia digital para a apresentação do projeto de arquitetura.
Créditos: 4
Elaboração de anteprojeto de parcelamento do solo urbano em área de expansão urbana.
Créditos: 6
Análise da arquitetura e urbanismo do modernismo: movimentos artísticos e contexto internacional e brasileiro. Estudo crítico da produção teórico-prática da arquitetura moderna internacional com a respectiva contribuição brasileira, desde o período inicial do século XX até a década de 1960. Análise comparativa da arquitetura e urbanismo moderna, relacionada ao contexto da contemporaneidade.
Créditos: 4
Formulação teórica e elaboração prática de projeto de edifício em altura, inserido em parcela urbana consolidada, a partir de um programa de média complexidade com uso predominantemente comercial, compatível com o contexto de inserção, entorno imediato, e alcançável através de tecnologias adequadas. Desenvolvimento do projeto, enfatizando a relação do edifício com seu contexto de inserção, os fatores sócio-econômicos e culturais, os precedentes históricos e a legislação.
Créditos: 8
Estudo das variáveis intervenientes no conforto visual humano. Estudo dos dispositivos que contribuem para o desempenho lumínico e eficiência energética de edificações. Estudo do uso racional da energia não renovável aplicada à construção e seu funcionamento.
Créditos: 2
Concepção de sistemas estruturais executados em aço e em madeira com base nas normas técnicas brasile
Créditos: 4
Análise crítica da história da cidade e do urbanismo no contexto mundial, brasileiro e regional. Interpretação do processo de formação de redes urbanas e de crescimento intraurbano. Análise dos modelos teóricos urbanísticos e da história do planejamento urbano, com ênfase no caso brasileiro.
Créditos: 4
Estudo da representação de projeto de urbanismo. Estudo das bases e ferramentas sobre as quais se apóia a representação gráfica de espaços abertos. Recursos de aerofotogrametria, imagens de satélite e geoprocessamento para os trabalhos de urbanismo.
Créditos: 4
Formulação teórica e elaboração de projeto urbanístico a partir da necessidade de requalificação de áreas urbanas consolidadas e apropriadas por diferentes culturas compatíveis com a escala de um setor urbano de interesse especial dentro da cidade. Estudo dos conceitos fundamentais e operacionais do projeto urbano envolvendo as ações de transformações no parcelamento, tipologia e ambiência urbana da área com vistas a sua requalificação.
Créditos: 6
Unidade de aprendizagem de integração das diversas áreas do conhecimento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo que faz a conclusão do 1º Ciclo. Instrumentaliza e consolida o conhecimento adquirido até então, permitindo ao aluno, com orientação de professores de todas as áreas de conhecimento do 1º Ciclo, experimentar sua atuação profissional e se preparar para os Trabalhos de Conclusão de Curso. Para isso, são desenvolvidas as áreas complementares de Topografia, Representação Gráfica, Construção, Estruturas, Conforto Ambiental, Teoria e História e Psicologia em conjunto com a elaboração de anteprojeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Projeto com ênfase na simplicidade e contemporaneidade, de escala local - a liberdade de proposição e crítica será dada ao aluno, para que desenvolva sua criatividade e questione a realidade. O tema indicado é uma escola de ensino fundamental com espaço público/praça adjacente.
Créditos: 12
Estudo das bases conceituais da epistemologia. Avaliação dos critérios epistemológicos do fazer científico. Reflexão sobre os procedimentos metodológicos do fazer científico. Estudo sobre ciência, ética e sociedade.
Créditos: 4
Estudo dos problemas estéticos para a produção artística e apreciação da forma. Definições e reflexões sobre os conceitos de estética, beleza e estilo. Análise filosófica sobre a produção artística contemporânea.
Créditos: 4
Estudo dos conceitos fundamentais, das teorias, definições e classificações da ética e da ação moral. Análise e compreensão das principais correntes filosóficas explicativas do agir humano.
Créditos: 2
Estudo sobre a sociedade contemporânea a partir das transformações histórico-estruturais mais recentes do capitalismo e suas implicações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais. Reflexão sobre cultura política e padrão de dominação característicos da sociedade brasileira. Reflexão sobre o papel da Universidade na formação profissional multidimensional e cidadã diante dos desafios do século XXI.
Créditos: 4
Análise da arquitetura e urbanismo no Brasil e RS: contexto da Colônia, Império e República. Estudo crítico da produção teórico-prática da arquitetura brasileira e gaúcha desde o período colonial até o Movimento Moderno. Análise comparativa da arquitetura no Brasil e RS, relacionada ao contexto internacional e à contemporaneidade.
Créditos: 4
Formulação teórica e elaboração prática do projeto de um conjunto de edifícios de múltiplos pavimentos com uso predominantemente residencial a partir de um programa compatível com o contexto de sua área de implantação - cidade e alcançável através de tecnologias adequadas. Estudo da relação entre programa de necessidades e seus condicionantes, enfatizando os tecnológicos e normativos.
Créditos: 8
Estudo das variáveis intervenientes no conforto acústico humano na escala do edifício e do meio urbano. Estudo das formas de controle de ruído urbano e em edificações. Estudo dos elementos arquitetônicos que geram qualidade acústica em espaços internos. Aplicação das normas e regulamentos técnicos de desempenho acústico de edificações.
Créditos: 2
Materiais de construção. Propriedades, tipos e detalhamento de sua utilização em edificações. Implicações e patologias da má aplicação de materiais. Normas técnicas da ABNT. Tópicos sobre novos materiais. Estudo do desempenho da edificação.
Créditos: 4
Concepção de sistemas estruturais executados em concreto armado com base nas prescrições das normas técnicas de projeto da ABNT.
Créditos: 4
Estudo de instalações hidrossanitárias: Água fria e água quente; esgoto predial; captação e coleta de águas pluviais. Elaboração de projetos de instalações hidrossanitárias, detalhes e pré-dimensionamento em edifícios de médio porte.
Créditos: 4
Elaboração de proposta urbanística visando à solução de problemas de planejamento em escala regional. Exercício de diagnóstico e proposta de intervenção levando em consideração a configuração das cidades em redes.
Créditos: 6
Análise da arquitetura e urbanismo contemporâneo.
Créditos: 4
Formulação teórica e elaboração prática do projeto de um conjunto de edifícios com uso predominantemente institucional a partir de um programa de alta complexidade - teatro ou sala de concertos - compatível com o contexto de sua área de implantação - setor urbano com potencial de requalificação e alcançável através de tecnologias adequadas. Estudo da relação entre o programa de necessidades e seus condicionantes enfatizando os tecnológicos (conforto acústico e construção industrializada) e contextuais - interação entre conjunto arquitetônico e entorno.
Créditos: 8
Orçamento, planejamento e gerenciamento de obras.
Créditos: 4
Estudo de instalações elétricas prediais, detalhes e pré-dimensionamento em edifícios de médio porte.
Créditos: 4
Formulação teórica e elaboração prática de um projeto de intervenção de conservação/ restauração de edificação, conjunto de edifícios o setor urbano a partir de programa que objetiva a reabilitação, refuncionalização e/ou reciclagem de arquiteturas históricas e sua paisagem. Estudo de conceitos fundamentais e operacionais do Projeto de Restauro. Exercício de diagnóstico de configuração de área e edifício histórico. Estudo de tecnologias apropriadas para conservação e manutenção de edifícios. Elaboração de estudo preliminar com definição gráfica das diretrizes de restauração do espaço com a elaboração de detalhe de resolução técnica de setor da área de intervenção e análise crítica textual da proposta.
Créditos: 6
Análise do quadro de estudo do planejamento urbano com base em uma nova abordagem da cidade desde o ponto de vista da cidade possível no lugar da cidade ideal, e dos desafios que se apresentam ao profissional arquiteto na criação de novo repertorio conceitual para as intervenções. Elaboração de Anteprojeto de Plano Diretor Municipal sob a ótica do Estatuto da Cidade, incorporação de legislação ambiental e gestão democrática e participativa.
Créditos: 6
Projeto com ênfase na complexidade e contemporaneidade, de escala regional, com a apropriação de tecnologia adequada para resolução da concepção arquitetônica, voltando-se ao atendimento das necessidades reais, para que o aluno seja testado em condições mais próximas às profissionais. O tema indicado seria a intervenção em setor urbano de importância histórica e funcional para a cidade, que esteja em situação de degradação ou sobrecarga, com estudo de implantação de equipamento urbano de escala regional e detalhamento de uma das edificações do complexo.
Créditos: 12
Compreensão da constituição das leis e do direito. Conhecimento do conjunto de leis de direito urbano e ambiental. Compreensão da influência da legislação no planejamento urbano e ambiental.
Créditos: 2
Exercício de intervenção profissional em instituições públicas ou privadas, quer em projetos de arquitetura e urbanismo, quer em atividades de pesquisa, sob orientação e acompanhamento docente e supervisão do campo de estágio
Créditos: 2
Exercício de intervenção profissional em instituições públicas ou privadas, quer em projetos de arquitetura e urbanismo, quer em atividades de pesquisa, sob orientação e acompanhamento docente e supervisão do campo de estágio.
Créditos: 4
Reflexão sobre o pesquisador e a comunicação científica. Estudo da natureza, dos tipos de pesquisa e suas classificações. Identificação das etapas da pesquisa. Levantamento de informações para pesquisa. Revisão da literatura via métodos impressos e eletrônicos. Estudo sobre a estrutura e a dinâmica de um problema de pesquisa. Estudo sobre o método de pesquisa.
Créditos: 2
A estrutura da sociedade capitalista e suas relações com o processo de urbanização. As transformações tecnopolitanas da sociedade industrial: a emergência de novos paradigmas; a busca de alternativas aos problemas urbanos; a inserção da região no contexto nacional e da sociedade globalizada e o papel do cidadão e do profissional de Arquitetura e Urbanismo
Créditos: 2
Conhecimento das atribuições profissionais e campo de atuação do arquiteto e urbanista; do código de ética e disciplina, e das responsabilidades inerentes ao exercício profissional; dos direitos autorais sobre projetos e realizações no campo de atuação profissional; das entidades de representação de classe e suas esferas de atuação.
Créditos: 2
Formulação teórico-científica e elaboração de proposta projetual a partir da identificação de problemas da prática da Arquitetura e do Urbanismo, discutindo e tecendo conclusões, segundo os padrões éticos e de rigor científico. No TCC, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, o tema deve ser de livre escolha do aluno, desde que este seja possível de representação na linguagem própria da Arquitetura e Urbanismo, ou seja, o desenho técnico, expressivo e modelos tridimensionais, e que abordem os fundamentos de projeto de Arquitetura e Urbanismo, como estudado ao longo do curso.
Créditos: 8
Formulação teórico-científica e elaboração de proposta projetual a partir da identificação de problemas da prática da Arquitetura e do Urbanismo, discutindo e tecendo conclusões, segundo os padrões éticos e de rigor científico. No TCC, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, o tema deve ser de livre escolha do aluno, desde que este seja possível de representação na linguagem própria da Arquitetura e Urbanismo, ou seja, o desenho técnico, expressivo e modelos tridimensionais, e que abordem os fundamentos de projeto de Arquitetura e Urbanismo, como estudado ao longo do curso.
Créditos: 2
A partir dos resultados apresentados na Avaliação Final do TCC I - o Partido Geral em nível de Estudo Preliminar, o aluno deve seguir desenvolvendo seu projeto, com devidas correções, levando em conta os dados, resultados e análises desenvolvidos também no TCC I, e conceber soluções projetuais arquitetônico-urbanísticas, integrando os aspectos de caráter projetual, tecnológico, teórico e histórico e demonstrando domínio de métodos, convenções e técnicas próprios e necessários para o exercício da Arquitetura e Urbanismo.
Créditos: 4
A partir dos resultados apresentados na Avaliação Final do TCC I - o Partido Geral em nível de Estudo Preliminar, o aluno deve seguir desenvolvendo seu projeto, com devidas correções, levando em conta os dados, resultados e análises desenvolvidos também no TCC I, e conceber soluções projetuais arquitetônico-urbanísticas, integrando os aspectos de caráter projetual, tecnológico, teórico e histórico e demonstrando domínio de métodos, convenções e técnicas próprios e necessários para o exercício da Arquitetura e Urbanismo.
Créditos: 4
Professores
Clique no nome do professor para visualizar detalhes

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Direito

Disciplinas ministradas

  • Direito Ambiental e Urbano

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Disciplinas ministradas

  • Representação Gráfica IV

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo
  • Representação Gráfica III
  • Representação Gráfica VI

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura - Projeto IV
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Seminários de Pesquisa

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Disciplinas ministradas

  • Representação Gráfica V
  • Representação Gráfica III
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Especialização em Formação Docente para o Ensino Superior

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Engenharia

Disciplinas ministradas

  • Estruturas I
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I
  • Construção I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais

Disciplinas ministradas

  • Estruturas I
  • Representação Gráfica II

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Especialização em Arquitetura e Urbanismo

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura - Projeto II
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Seminários de Pesquisa

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Sociologia

Disciplinas ministradas

  • Sociologia Aplicada à Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Engenharia

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Disciplinas ministradas

  • Representação Gráfica I
  • Conforto Ambiental II
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Especialização em Moda

Disciplinas ministradas

  • Composição Visual

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura e Urbanismo - Teoria e História IV
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Engenharia

Disciplinas ministradas

  • Estruturas IV

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Design

Disciplinas ministradas

  • Composição Visual

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Epistemologia

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura e Urbanismo - Teoria e História V
  • Arquitetura e Urbanismo - Teoria e História III

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Engenharia

Disciplinas ministradas

  • Construção II

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura - Projeto III
  • Fundamentos do Desenho
  • Introdução ao Projeto

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Letras

Disciplinas ministradas

  • Leitura e Escrita na Formação Universitária

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Seminários de Pesquisa

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

Disciplinas ministradas

  • Urbanismo - Projeto IV
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Fundamentos do Desenho

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Administração

Disciplinas ministradas

  • Instalações Hidráulicas e Sanitárias
  • Instalações Elétricas Prediais
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo
  • Construção III

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura e Urbanismo - Teoria e História III

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Engenharia

Disciplinas ministradas

  • Conforto Ambiental III
  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia Social

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Matemática Aplicada

Disciplinas ministradas

  • Matemática

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Fundamentos do Desenho
  • Estética e Teoria da Arte

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Especialização em Intervenção, Pesquisa e Ensino

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura

Disciplinas ministradas

  • Urbanismo - Projeto I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências

Disciplinas ministradas

  • Atuação e Ética Profissional em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura - Projeto I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em História

Disciplinas ministradas

  • Universidade e Sociedade

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade

Disciplinas ministradas

  • Representação Gráfica VI
  • Representação Gráfica I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Disciplinas ministradas

  • Conforto Ambiental I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

Disciplinas ministradas

  • Técnicas Retrospectivas - Atelier
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Universidade e Sociedade

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Especialização em Estruturas de Concreto Armado

Disciplinas ministradas

  • Estruturas III

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Engenharia Civil

Disciplinas ministradas

  • Representação Gráfica III
  • Estruturas II

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade

Disciplinas ministradas

  • Arquitetura e Urbanismo - Teoria e História II
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I
  • Arquitetura e Urbanismo - Teoria e História I
  • Evolução Urbana

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

Disciplinas ministradas

  • Urbanismo - Projeto III
  • Urbanismo - Projeto I
  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I
  • Estágio em Arquitetura e Urbanismo

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética
  • Epistemologia

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Engenharia Civil

Disciplinas ministradas

  • Processos Construtivos I

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Engenharia

Disciplinas ministradas

  • Composição Visual
  • Arquitetura e Urbanismo - Atelier I
imagem da ucs

Campus Sede: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560 - Caxias do Sul  |  Endereços  |  Créditos

Fone: (+5554) 3218-2100 © 2001-2016 - Universidade de Caxias do Sul - Todos os direitos reservados