Psicologia
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Coordenador

Rossane Frizzo de Godoy

Última atualização: 25/04/2017
Infraestrutura
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Atendimento SEPA
Coordenação
Recepção
Sala de Testes
Supervisão
PLANO CURRICULAR
Duração 5 anos
Créditos 246
Carga horária 3960
+
Atividades Complementares 240
=
Total 4200 + ENADE

Semestres

Estudo anatômico do sistema nervoso central na sua relação com a ciência psicológica. Estudo da fisiologia do sistema nervoso com ênfase nos aspectos sensoriais e comportamentais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Vivência de atividades voltadas à estimulação do pensamento divergente e da criatividade. Reflexão sobre o papel da criatividade e do pensamento divergente na vida profissional do psicólogo.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Desenvolvimento de habilidades para possibilitar aos alunos a compreensão da natureza da atividade filosófica; o desenvolvimento do espírito crítico e investigador; o debate sobre temas relacionados à linguagem, cultura, ética; debate filosófico sobre temas da atualidade social.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo da personalidade. Análise das investigações sobre a personalidade, destacando as dimensões que a constituem - cultural, social, biológica, psíquica - e os conceitos fundamentais para sua compreensão. Estudo introdutório das perspectivas teóricas da personalidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Práticas de leitura e de escrita como forma de conhecimento, de ação e de interação. Estudo e emprego de processos discursivos implicados na leitura e na produção de gêneros escritos de circulação geral e acadêmica, com ênfase em processos argumentativos. Uso de estratégias metacognitivas de leitura e produção escrita.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Contextualização da Psicologia como área do saber e campo de atuação profissional na sociedade contemporânea, enfatizando a interdependência entre a pesquisa e a prática profissional. Delimitação do objeto de estudo e dos métodos de investigação da ciência psicológica a partir de uma perspectiva historiográfica. Estudo das contribuições das ciências biológicas e exatas para a emergência da Psicologia científica, bem como das suas interfaces atuais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Introdução ao estudo do desenvolvimento humano. Caracterização do desenvolvimento humano desde a concepção até a puberdade, e levando em conta diferentes problematizações que podem ocorrer neste processo, a partir de distintos modelos teóricos.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da história da Psicologia Social no contexto da emergência da Psicologia como ciência. Compreensão da relação indivíduo-sociedade a partir do estudo dos conceitos básicos da Psicologia Social de matriz positivista. Utilização desse referencial para análise de fenômenos psicossociais, em especial no que diz respeito à sociedade brasileira contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da cultura e da diversidade cultural a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas em antropologia. Análise de etnografias em diversos contextos culturais, com ênfase na compreensão da sociedade brasileira.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das contribuições da filosofia contemporânea, em especial das concepções da fenomenologia, da hermenêutica, da filosofia analítica e da filosofia crítica para a compreensão dos fenômenos psicossociais, em suas articulações com as correntes éticas da contemporaneidade.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo, dentro da perspectiva da Psicologia científica dos séculos XX e XXI, dos sistemas Estruturalista, Funcionalista (norte-americano e europeu), Behaviorista e Cognitivista (norte-americano e europeu), com ênfase nos aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais de cada sistema e priorizando o processo de construção dos conceitos e das teorias dos sistemas estudados, bem como a influência destes na Psicologia contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos modelos teóricos, dos paradigmas experimentais e das bases psicobiológicas dos processos mentais superiores de pensamento e linguagem. Análise das relações entre esses processos.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos modelos teóricos, dos paradigmas experimentais e das bases psicobiológicas dos processos mentais básicos: percepção, atenção e memória.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo do processo de desenvolvimento na adolescência considerada em suas dimensões biopsicossociais e em suas possíveis problematizações, à luz das principais teorias do desenvolvimento humano.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da história da Psicologia Social no contexto da América Latina e análise das contribuições da Psicologia Social nesta perspectiva para a compreensão de fenômenos psicossociais na contemporaneidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo comparativo e crítico das teorias da personalidade nas perspectivas psicanalítica, humanista-existencial e cognitivo-comportamental.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo sobre a sociedade contemporânea a partir das transformações histórico-estruturais mais recentes do capitalismo e suas implicações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais. Reflexão sobre cultura política e padrão de dominação característicos da sociedade brasileira. Reflexão sobre relações étnico-raciais. Reflexão sobre o papel da Universidade na formação profissional multidimensional e cidadã diante dos desafios do século XXI.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo, na perspectiva da análise experimental do comportamento, dos processos de instalação, fortalecimento, manutenção, discriminação, generalização e extinção de comportamentos em modelos animais e humanos. Introdução à realização da análise funcional do comportamento humano.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Observação e descrição do comportamento humano focalizando aspectos do desenvolvimento em diferentes etapas do ciclo vital e em suas múltiplas dimensões, identificando os processos, as habilidades, as competências, as potencialidades e as fragilidades da pessoa observada. Caracterização do método de observação como instrumento na produção científica e no exercício profissional do psicólogo.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos conceitos e das ferramentas estatísticas básicas para a análise e compreensão de fenômenos psicossociais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo de aspectos históricos e dos conceitos fundamentais em psicopatologia. Compreensão do continuum saúde-doença psíquica. Estudo das funções psíquicas básicas e respectivas alterações. Descrição das grandes síndromes e entidades nosológicas e das perspectivas básicas dos modelos explicativos dos diferentes transtornos mentais. Caracterização da dimensão ética presente no âmbito da psicopatologia.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo, dentro da perspectiva da Psicologia científica dos séculos XX e XXI, dos sistemas Psicanalítico, Gestáltico, Humanista e Fenomenológico-Existencial, com ênfase nos aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais de cada sistema e priorizando o processo de construção dos conceitos e das teorias dos sistemas estudados, bem como identificar a influência destes na Psicologia contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo da Psicologia da Saúde: suas interfaces, seu campo de ação. Compreensão do binômio saúde/doença como um fenômeno biopsicossocial.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da dimensão psicossocial do desenvolvimento humano na vida adulta e nos processos de envelhecimento. Caracterização do impacto da morte e do morrer ao longo do ciclo vital.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Compreensão da importância das teorias sociológicas como instrumentos de análise e interpretação da realidade social. Identificação e análise crítica das transformações estruturais e dos fenômenos sociais na sociedade moderna.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das bases conceituais da epistemologia. Avaliação dos critérios epistemológicos do fazer científico. Reflexão sobre os procedimentos metodológicos do fazer científico. Estudo sobre ciência, ética e sociedade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos conceitos fundamentais, das teorias, definições e classificações da ética e da ação moral. Análise e compreensão das principais correntes filosóficas explicativas do agir humano.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização da história da família no desenvolvimento da sociedade destacando estudos antropológicos e sociológicos que mais contribuíram para a construção das principais teorias psicológicas que focalizam a família. Caracterização dos processos familiares na contemporaneidade e dos principais desafios a serem enfrentados pela família ao longo do seu ciclo vital. Identificação das crises previsíveis e acidentais da família contemporânea, bem como de mitos e rituais familiares que marcam a história familiar.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Sistematização de princípios gerais do trabalho com grupos: conceitos; aspectos evolutivos de diferentes abordagens grupais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos fundamentos teórico-metodológicos da entrevista psicológica e de sua aplicabilidade em diferentes contextos de intervenção e sob diferentes enfoques teóricos. Análise das questões éticas envolvidas no processo de realização de entrevistas.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das manifestações psicopatológicas da criança a partir de uma perspectiva histórica e evolutiva do sujeito. Classificação nosográfica das psicopatologias.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da contribuição da Psicologia para a análise dos processos de inclusão. Estudo de diferentes necessidades especiais em seus aspectos biopsicossociais. Avaliação e elaboração de propostas de intervenção interdisciplinar voltadas à promoção da saúde e da inclusão.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da estrutura e da dinâmica das instituições como fundamentação para o diagnóstico e a construção de alternativas de intervenção psicológica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise da estrutura e da dinâmica de uma instituição e elaboração de um diagnóstico que expresse essa compreensão.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Conhecer os princípios que fundamentam e caracterizam o pensamento da clínica psicológica.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise e compreensão dos fenômenos inerentes a diferentes processos grupais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Caracterização dos principais quadros psicopatológicos recorrentes na adolescência, na idade adulta e no processo de envelhecimento.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Compreensão do processo de aprendizagem, especialmente no que diz respeito à inter-relação das dimensões afetiva e cognitiva que o constituem. Análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos evolutivos do ser humano e na perspectiva das múltiplas interações entre o ensinar e o aprender implicam.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise das transformações históricas dos modos de organização e divisão social do trabalho e da relação entre diferentes trabalhos e processos de subjetivação. Identificação dos impactos do trabalho sobre a saúde do trabalhador. Caracterização dos espaços de intervenção do psicólogo na promoção da saúde no contexto do trabalho.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos fundamentos históricos e teórico-práticos dos testes psicológicos. Análise das formas de aplicação, avaliação e síntese dos resultados de testes de avaliação da inteligência, de aptidões e inventários de personalidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise crítica da legislação que regulamenta a profissão de psicólogo, incluindo o código de ética da profissão. Análise do espectro de relações do psicólogo com o cliente (individual, grupal, institucional), com profissionais da Psicologia e de outras áreas. Caracterização de princípios e de procedimentos éticos a serem observados na prática da pesquisa e no exercício da cidadania.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Ênfase na compreensão de fenômenos grupais, na sistematização de uma proposta de intervenção e implementação em grupo focalizando uma situação/problemática específica (grupos em ambientes de aprendizagem e de trabalho, grupos especiais, situações de desenvolvimento atípico, etc.).
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das neurociências e sua relação com o comportamento. Identificação dos elementos básicos de neuroquímica e neuroendocrinologia, bem como das técnicas de imageamento do sistema nervoso central. Caracterização das bases biológicas da aprendizagem, dos seus transtornos e de transtornos mentais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos conceitos e princípios fundamentais do processo psicodiagnótico. Identificação e análise das teorias e técnicas que norteiam as estratégias de diagnótico e investigação no psicodiagnótico: métodos, técnicas e instrumentos.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da cultura e do clima organizacional como alguns dos elementos para a realização do diagnótico organizacional. Análiise crítica das funções e estratégias de ação do psicólogo nas organizações.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise das contribuições da psicologia para a compreensão dos diferentes fenômenos implicados na estrutura e da dinâmica de diferentes contextos educacionais
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos conceitos e princípios fundamentais da teoria e da técnica psicanalítica. Caracterização dos pressupostos teórico-técnicos que sustentam a compreensão da dinâmica e da intervenção psicanalítica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo dos fundamentos teóicos e práticos dos testes projetivos destinados à avaliaçãoo psicológica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização de um diagnóstico, de uma proposta de intervenção e implementação no contexto das políticas públicas (saúde, educação, habitação, transporte, assistência social,....)
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Elaboração de uma avaliação compreensiva e diagnóstica individual, através da realização de um psicodiagnóstico nas áreas da infância e adolescência e/ou adulto. Acompanhamento e supervisão semanal dos estudos de casos.
Créditos: 6
Carga Horária: 90 horas
Caracterização das contribuições da psicologia experimental e cognitiva para a compreensão e a intervenção terapêutica cognitivo-comportamental. Estudo dos fundamentos históricos e filosóficos das terapias cognitivo-comportamentais. Caracterização de diferentes intervenções terapêuticas na abordagem cognitivo-comportamental.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos pressupostos que sustentam a compreensão da dinâmica e da intervenção no fazer clínico de base humanista-existencial.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Sistematização dos princípios teóricos que fundamentam a concepção sistêmica em psicologia. Caracterização das abordagens teórico-técnicas em psicoterapia sistêmica individual e familiar/grupal em seus pressupostos e desenvolvimentos teórico-técnicos.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Reflexão sobre o pesquisador e a comunicação científica. Estudo da natureza, dos tipos de pesquisa e suas classificações. Identificação das etapas da pesquisa. Levantamento de informações para pesquisa. Revisão da literatura via métodos impressos e eletrônicos. Estudo sobre a estrutura e a dinâmica de um problema de pesquisa. Estudo sobre o método de pesquisa.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Identificação e caracterização de processos psicológicos nas organizações. Identificação de possibilidades de atuação profissional nos âmbitos individual, grupal e organizacional nestes processos. Identificar processos relacionados às políticas de recursos humanos e intervir nos âmbitos individual, grupal e organizacional e em nível estratégico, intermediário ou operacional.
Créditos: 4
Carga Horária: 180 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenção na clínica com crianças e adolescentes. Caracterização de diferentes formas de intervenção clínica na infância e na adolescência. Identificação dos diferentes procedimentos e instrumentos utilizados em diversas situações clínicas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnicocientíficos de intervenção clínica com famílias em seus vários contextos. Analises de diferentes etapas de família bem como de seus membros. Identificação dos diferentes instrumentos utilizados em situações clínicas diversas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise das dimensões do trabalho no comportamento dos indivíduos enquanto atores organizacionais, bem como participantes dos grupos, dos processos de trabalho, contextualizados no macroambiente. Identificação das possibilidades e tomada de decisão das intervenções adequadas em diferentes contextos de trabalho.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo das intervenções breves em diferentes contextos. Estudo de técnicas de intervenção breve.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização dos pressupostos que fundamentam a investigação científica em Psicologia. Articulação entre os métodos de pesquisa em Psicologia, as técnicas de investigação, análise e os respectivos fundamentos conceituais, visando à construção do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das substâncias com ação sobre o sistema nervoso, incluindo suas vias de administração, metabolismo, efeitos principais e para-efeitos. Relação entre farmacoterapia e psicoterapia. Bases neuroquímicas da dependência química.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das possíveis contribuições do fazer do psicólogo numa perspectiva clínica ampliada e das possibilidades de intervenção e experimentação que levem em conta a singularidade de cada sujeito e que sejam produtoras de saúde. Articulação da Psicologia com áreas afins.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das relações entre trabalho e desenvolvimento humano a partir da evolução no mundo do trabalho.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Consolidação de competências desenvolvidas ao longo da formação, em especial no que diz respeito ao pensamento clínico. Identificação e caracterização de demandas e necessidades biopsicossociais nas perspectivas individual, grupal e institucional. Planejamento e realização de intervenções com base nas demandas e necessidades identificadas.
Créditos: 4
Carga Horária: 120 horas
Identificação e caracterização de processos psicológicos nas organizações. Identificação de possibilidades de atuação profissional nos âmbitos individual, grupal e organizacional nestes processos. Identificar processos relacionados às políticas de recursos humanos e intervir nos âmbitos individual, grupal e organizacional e em nível estratégico, intermediário ou operacional.
Créditos: 4
Carga Horária: 120 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenção na clínica com adultos e velhos. Caracterização de diferentes formas de intervenção clínica na adultez e na velhice. Identificação dos diferentes procedimentos e instrumentos utilizados em situações clínicas diversas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Intervenção em fenômenos psicológicos sob diferentes níveis de atuação profissional (atenuação, compensação, reabilitação, recuperação, prevenção, manutenção, promoção) e possíveis âmbitos de análise (individual, grupal, organizacional e contexto externo). Intervenção profissional em organizações nos níveis técnico/procedimentos, estratégico/tático e político.
Créditos: 2
Carga Horária: 60 horas
Desenvolvimento de habilidades e competências que sustentem as ações profissionais em psicologia, através do contato e da ação sobre situações, contextos e instituições, na perspectiva da Clinica ampliada. Contribuindo para a construção social do papel do psicólogo. Inserção no campo psicossocial e nos serviços de saúde com a realização de atividades direcionadas. A ação profissional na área da prevenção da saúde. Participação do psicólogo em políticas públicas.
Créditos: 2
Carga Horária: 60 horas
Elaboração, sob orientação docente, de um projeto de pesquisa voltado para interesse do aluno e preferencialmente articulado com estudos desenvolvidos pelos professores do Curso, na perspectiva do aprofundamento e da integração de aprendizagens construídas pelo aluno ao longo da sua formação.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Consolidação de competências desenvolvidas ao longo da formação, em especial no que diz respeito ao pensamento clínico. Identificação e caracterização de demandas e necessidades biopsicossociais nas perspectivas individual, grupal e institucional. Planejamento e realização de intervenções com base nas demandas e necessidades identificadas.
Créditos: 4
Carga Horária: 120 horas
Desenvolvimento de habilidades e competências que sustentem as ações profissionais em psicologia, através do contato e da ação sobre situações, contextos e instituições, na perspectiva da Clinica ampliada. Contribuindo para a construção social do papel do psicólogo. Inserção no campo psicossocial e nos serviços de saúde com a realização de atividades direcionadas. A ação profissional na área da prevenção da saúde. Participação do psicólogo em políticas públicas.
Créditos: 2
Carga Horária: 60 horas
Implementação do projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, elaboração do relatório final da pesquisa e apresentação a banca avaliadora.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Duração 5 anos
Créditos 246
Carga horária 3960
+
Atividades Complementares 240
=
Total 4200 + ENADE

Semestres

Estudo anatômico do sistema nervoso central na sua relação com a ciência psicológica. Estudo da fisiologia do sistema nervoso com ênfase nos aspectos sensoriais e comportamentais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Vivência de atividades voltadas à estimulação do pensamento divergente e da criatividade. Reflexão sobre o papel da criatividade e do pensamento divergente na vida profissional do psicólogo.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Desenvolvimento de habilidades para possibilitar aos alunos a compreensão da natureza da atividade filosófica; o desenvolvimento do espírito crítico e investigador; o debate sobre temas relacionados à linguagem, cultura, ética; debate filosófico sobre temas da atualidade social.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo da personalidade. Análise das investigações sobre a personalidade, destacando as dimensões que a constituem - cultural, social, biológica, psíquica - e os conceitos fundamentais para sua compreensão. Estudo introdutório das perspectivas teóricas da personalidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Práticas de leitura e de escrita como forma de conhecimento, de ação e de interação. Estudo e emprego de processos discursivos implicados na leitura e na produção de gêneros escritos de circulação geral e acadêmica, com ênfase em processos argumentativos. Uso de estratégias metacognitivas de leitura e produção escrita.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Contextualização da Psicologia como área do saber e campo de atuação profissional na sociedade contemporânea, enfatizando a interdependência entre a pesquisa e a prática profissional. Delimitação do objeto de estudo e dos métodos de investigação da ciência psicológica a partir de uma perspectiva historiográfica. Estudo das contribuições das ciências biológicas e exatas para a emergência da Psicologia científica, bem como das suas interfaces atuais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Introdução ao estudo do desenvolvimento humano. Caracterização do desenvolvimento humano desde a concepção até a puberdade, e levando em conta diferentes problematizações que podem ocorrer neste processo, a partir de distintos modelos teóricos.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da história da Psicologia Social no contexto da emergência da Psicologia como ciência. Compreensão da relação indivíduo-sociedade a partir do estudo dos conceitos básicos da Psicologia Social de matriz positivista. Utilização desse referencial para análise de fenômenos psicossociais, em especial no que diz respeito à sociedade brasileira contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da cultura e da diversidade cultural a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas em antropologia. Análise de etnografias em diversos contextos culturais, com ênfase na compreensão da sociedade brasileira.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das contribuições da filosofia contemporânea, em especial das concepções da fenomenologia, da hermenêutica, da filosofia analítica e da filosofia crítica para a compreensão dos fenômenos psicossociais, em suas articulações com as correntes éticas da contemporaneidade.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo, dentro da perspectiva da Psicologia científica dos séculos XX e XXI, dos sistemas Estruturalista, Funcionalista (norte-americano e europeu), Behaviorista e Cognitivista (norte-americano e europeu), com ênfase nos aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais de cada sistema e priorizando o processo de construção dos conceitos e das teorias dos sistemas estudados, bem como a influência destes na Psicologia contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos modelos teóricos, dos paradigmas experimentais e das bases psicobiológicas dos processos mentais superiores de pensamento e linguagem. Análise das relações entre esses processos.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos modelos teóricos, dos paradigmas experimentais e das bases psicobiológicas dos processos mentais básicos: percepção, atenção e memória.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo do processo de desenvolvimento na adolescência considerada em suas dimensões biopsicossociais e em suas possíveis problematizações, à luz das principais teorias do desenvolvimento humano.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da história da Psicologia Social no contexto da América Latina e análise das contribuições da Psicologia Social nesta perspectiva para a compreensão de fenômenos psicossociais na contemporaneidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo comparativo e crítico das teorias da personalidade nas perspectivas psicanalítica, humanista-existencial e cognitivo-comportamental.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo sobre a sociedade contemporânea a partir das transformações histórico-estruturais mais recentes do capitalismo e suas implicações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais. Reflexão sobre cultura política e padrão de dominação característicos da sociedade brasileira. Reflexão sobre relações étnico-raciais. Reflexão sobre o papel da Universidade na formação profissional multidimensional e cidadã diante dos desafios do século XXI.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo, na perspectiva da análise experimental do comportamento, dos processos de instalação, fortalecimento, manutenção, discriminação, generalização e extinção de comportamentos em modelos animais e humanos. Introdução à realização da análise funcional do comportamento humano.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Observação e descrição do comportamento humano focalizando aspectos do desenvolvimento em diferentes etapas do ciclo vital e em suas múltiplas dimensões, identificando os processos, as habilidades, as competências, as potencialidades e as fragilidades da pessoa observada. Caracterização do método de observação como instrumento na produção científica e no exercício profissional do psicólogo.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos conceitos e das ferramentas estatísticas básicas para a análise e compreensão de fenômenos psicossociais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo de aspectos históricos e dos conceitos fundamentais em psicopatologia. Compreensão do continuum saúde-doença psíquica. Estudo das funções psíquicas básicas e respectivas alterações. Descrição das grandes síndromes e entidades nosológicas e das perspectivas básicas dos modelos explicativos dos diferentes transtornos mentais. Caracterização da dimensão ética presente no âmbito da psicopatologia.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo, dentro da perspectiva da Psicologia científica dos séculos XX e XXI, dos sistemas Psicanalítico, Gestáltico, Humanista e Fenomenológico-Existencial, com ênfase nos aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais de cada sistema e priorizando o processo de construção dos conceitos e das teorias dos sistemas estudados, bem como identificar a influência destes na Psicologia contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo da Psicologia da Saúde: suas interfaces, seu campo de ação. Compreensão do binômio saúde/doença como um fenômeno biopsicossocial.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da dimensão psicossocial do desenvolvimento humano na vida adulta e nos processos de envelhecimento. Caracterização do impacto da morte e do morrer ao longo do ciclo vital.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Compreensão da importância das teorias sociológicas como instrumentos de análise e interpretação da realidade social. Identificação e análise crítica das transformações estruturais e dos fenômenos sociais na sociedade moderna.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das bases conceituais da epistemologia. Avaliação dos critérios epistemológicos do fazer científico. Reflexão sobre os procedimentos metodológicos do fazer científico. Estudo sobre ciência, ética e sociedade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos conceitos fundamentais, das teorias, definições e classificações da ética e da ação moral. Análise e compreensão das principais correntes filosóficas explicativas do agir humano.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização da história da família no desenvolvimento da sociedade destacando estudos antropológicos e sociológicos que mais contribuíram para a construção das principais teorias psicológicas que focalizam a família. Caracterização dos processos familiares na contemporaneidade e dos principais desafios a serem enfrentados pela família ao longo do seu ciclo vital. Identificação das crises previsíveis e acidentais da família contemporânea, bem como de mitos e rituais familiares que marcam a história familiar.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Sistematização de princípios gerais do trabalho com grupos: conceitos; aspectos evolutivos de diferentes abordagens grupais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos fundamentos teórico-metodológicos da entrevista psicológica e de sua aplicabilidade em diferentes contextos de intervenção e sob diferentes enfoques teóricos. Análise das questões éticas envolvidas no processo de realização de entrevistas.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das manifestações psicopatológicas da criança a partir de uma perspectiva histórica e evolutiva do sujeito. Classificação nosográfica das psicopatologias.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da contribuição da Psicologia para a análise dos processos de inclusão. Estudo de diferentes necessidades especiais em seus aspectos biopsicossociais. Avaliação e elaboração de propostas de intervenção interdisciplinar voltadas à promoção da saúde e da inclusão.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da estrutura e da dinâmica das instituições como fundamentação para o diagnóstico e a construção de alternativas de intervenção psicológica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise da estrutura e da dinâmica de uma instituição e elaboração de um diagnóstico que expresse essa compreensão.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Conhecer os princípios que fundamentam e caracterizam o pensamento da clínica psicológica.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise e compreensão dos fenômenos inerentes a diferentes processos grupais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Caracterização dos principais quadros psicopatológicos recorrentes na adolescência, na idade adulta e no processo de envelhecimento.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Compreensão do processo de aprendizagem, especialmente no que diz respeito à inter-relação das dimensões afetiva e cognitiva que o constituem. Análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos evolutivos do ser humano e na perspectiva das múltiplas interações entre o ensinar e o aprender implicam.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise das transformações históricas dos modos de organização e divisão social do trabalho e da relação entre diferentes trabalhos e processos de subjetivação. Identificação dos impactos do trabalho sobre a saúde do trabalhador. Caracterização dos espaços de intervenção do psicólogo na promoção da saúde no contexto do trabalho.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos fundamentos históricos e teórico-práticos dos testes psicológicos. Análise das formas de aplicação, avaliação e síntese dos resultados de testes de avaliação da inteligência, de aptidões e inventários de personalidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise crítica da legislação que regulamenta a profissão de psicólogo, incluindo o código de ética da profissão. Análise do espectro de relações do psicólogo com o cliente (individual, grupal, institucional), com profissionais da Psicologia e de outras áreas. Caracterização de princípios e de procedimentos éticos a serem observados na prática da pesquisa e no exercício da cidadania.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Ênfase na compreensão de fenômenos grupais, na sistematização de uma proposta de intervenção e implementação em grupo focalizando uma situação/problemática específica (grupos em ambientes de aprendizagem e de trabalho, grupos especiais, situações de desenvolvimento atípico, etc.).
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das neurociências e sua relação com o comportamento. Identificação dos elementos básicos de neuroquímica e neuroendocrinologia, bem como das técnicas de imageamento do sistema nervoso central. Caracterização das bases biológicas da aprendizagem, dos seus transtornos e de transtornos mentais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos conceitos e princípios fundamentais do processo psicodiagnótico. Identificação e análise das teorias e técnicas que norteiam as estratégias de diagnótico e investigação no psicodiagnótico: métodos, técnicas e instrumentos.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da cultura e do clima organizacional como alguns dos elementos para a realização do diagnótico organizacional. Análiise crítica das funções e estratégias de ação do psicólogo nas organizações.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise das contribuições da psicologia para a compreensão dos diferentes fenômenos implicados na estrutura e da dinâmica de diferentes contextos educacionais
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos conceitos e princípios fundamentais da teoria e da técnica psicanalítica. Caracterização dos pressupostos teórico-técnicos que sustentam a compreensão da dinâmica e da intervenção psicanalítica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo dos fundamentos teóicos e práticos dos testes projetivos destinados à avaliaçãoo psicológica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização de um diagnóstico, de uma proposta de intervenção e implementação no contexto das políticas públicas (saúde, educação, habitação, transporte, assistência social,....)
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Elaboração de uma avaliação compreensiva e diagnóstica individual, através da realização de um psicodiagnóstico nas áreas da infância e adolescência e/ou adulto. Acompanhamento e supervisão semanal dos estudos de casos.
Créditos: 6
Carga Horária: 90 horas
Caracterização das contribuições da psicologia experimental e cognitiva para a compreensão e a intervenção terapêutica cognitivo-comportamental. Estudo dos fundamentos históricos e filosóficos das terapias cognitivo-comportamentais. Caracterização de diferentes intervenções terapêuticas na abordagem cognitivo-comportamental.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos pressupostos que sustentam a compreensão da dinâmica e da intervenção no fazer clínico de base humanista-existencial.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Sistematização dos princípios teóricos que fundamentam a concepção sistêmica em psicologia. Caracterização das abordagens teórico-técnicas em psicoterapia sistêmica individual e familiar/grupal em seus pressupostos e desenvolvimentos teórico-técnicos.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Reflexão sobre o pesquisador e a comunicação científica. Estudo da natureza, dos tipos de pesquisa e suas classificações. Identificação das etapas da pesquisa. Levantamento de informações para pesquisa. Revisão da literatura via métodos impressos e eletrônicos. Estudo sobre a estrutura e a dinâmica de um problema de pesquisa. Estudo sobre o método de pesquisa.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Consolidação de competências desenvolvidas ao longo da formação, em especial no que diz respeito ao pensamento clinico. Identificação e caracterização de demandas e necessidades biopsicossociais nas perspectivas individual, grupal e institucional. Planejamento e realização de intervenções com base nas demandas e necessidades identificadas.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Identificação e caracterização de situações que envolvam relações indivíduo-trabalho incluindo fatores intervenientes nestas relações. Identificação de possibilidades de atuação profissional nos âmbitos individual, grupal e organizacional de forma a promover qualidade de vida dos envolvidos.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenção na clínica com crianças e adolescentes. Caracterização de diferentes formas de intervenção clínica na infância e na adolescência. Identificação dos diferentes procedimentos e instrumentos utilizados em diversas situações clínicas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise das dimensões do trabalho no comportamento dos indivíduos enquanto atores organizacionais, bem como participantes dos grupos, dos processos de trabalho, contextualizados no macroambiente. Identificação das possibilidades e tomada de decisão das intervenções adequadas em diferentes contextos de trabalho.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo das intervenções breves em diferentes contextos. Estudo de técnicas de intervenção breve.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização dos pressupostos que fundamentam a investigação científica em Psicologia. Articulação entre os métodos de pesquisa em Psicologia, as técnicas de investigação, análise e os respectivos fundamentos conceituais, visando à construção do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das possíveis contribuições do fazer do psicólogo numa perspectiva clínica ampliada e das possibilidades de intervenção e experimentação que levem em conta a singularidade de cada sujeito e que sejam produtoras de saúde. Articulação da Psicologia com áreas afins.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das relações entre trabalho e desenvolvimento humano a partir da evolução no mundo do trabalho.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Desenvolvimento de competências desenvolvidas ao longo da formação, em especial no que diz respeito ao pensamento clinico. Planejamento e realização de intervenções com base nas demandas e necessidades identificadas.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Intervenção psicológica nas organizações. Identificação e intervenção profissional nos âmbitos individual, grupal e organizacional nestes processos. Intervenção em processos em organizações em nível estratégico, intermediário ou operacional.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenção na clínica com adultos e velhos. Caracterização de diferentes formas de intervenção clínica na adultez e na velhice. Identificação dos diferentes procedimentos e instrumentos utilizados em situações clínicas diversas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Intervenção em fenômenos psicológicos sob diferentes níveis de atuação profissional (atenuação, compensação, reabilitação, recuperação, prevenção, manutenção, promoção) e possíveis âmbitos de análise (individual, grupal, organizacional e contexto externo). Intervenção profissional em instituições/organizações nos níveis técnico/procedimentos, estratégico/tático e político.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das substâncias com ação sobre o sistema nervoso, incluindo suas vias de administração, metabolismo, efeitos principais e para-efeitos. Relação entre farmacoterapia e psicoterapia. Bases neuroquímicas da dependência química.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Elaboração, sob orientação docente, de um projeto de pesquisa voltado para interesse do aluno e preferencialmente articulado com estudos desenvolvidos pelos professores do Curso, na perspectiva do aprofundamento e da integração de aprendizagens construídas pelo aluno ao longo da sua formação.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Desenvolvimento de competências desenvolvidas ao longo da formação, em especial no que diz respeito ao pensamento clinico. Execução e avaliação dos resultados de intervenções com base nas demandas e necessidades identificadas.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Desenvolvimento do planejamento e avaliação dos resultados de intervenções.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Implementação do projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, elaboração do relatório final da pesquisa e apresentação a banca avaliadora.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Professores
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Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Matemática Aplicada

Disciplinas ministradas

  • Estatística

Tempo de casa

14 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Clínica Ampliada I
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Trabalho de Conclusão de Curso I

Tempo de casa

28 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Fundamentos da Clínica Psicológica
  • Psicologia e Psicoterapia Psicanalítica

Tempo de casa

34 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Antropologia Social

Disciplinas ministradas

  • Antropologia, Cultura e Sociedade

Tempo de casa

3 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Família e Processos Psicossociais
  • Intervenção em Contextos de Família
  • Psicologia e Psicoterapia Sistêmica

Tempo de casa

8 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Letras

Disciplinas ministradas

  • Leitura e Escrita na Formação Universitária

Tempo de casa

8 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Informática na Educação

Disciplinas ministradas

  • Educação e Cultura Digital

Tempo de casa

21 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Análise do Comportamento
  • Intervenção no Contexto de Trabalho

Tempo de casa

8 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Clínica Ampliada I

Tempo de casa

17 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em História

Disciplinas ministradas

  • Universidade e Sociedade

Tempo de casa

14 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Comunicação e Semiótica

Disciplinas ministradas

  • Criatividade em Ação

Tempo de casa

18 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências

Disciplinas ministradas

  • Pensamento e Linguagem
  • Trabalho de Conclusão de Curso I

Tempo de casa

15 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em História

Disciplinas ministradas

  • Universidade e Sociedade

Tempo de casa

10 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Saúde Pública

Disciplinas ministradas

  • Psicologia Clínica Ampliada
  • Técnicas Projetivas
  • Técnicas Psicométricas

Tempo de casa

31 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Didática Geral

Tempo de casa

8 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Grupos: Teorias e Técnicas I
  • Grupos: Teorias e Técnicas II
  • Intervenção no Contexto de Trabalho

Tempo de casa

3 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Ciência da Religião

Disciplinas ministradas

  • Universidade e Sociedade

Tempo de casa

10 anos e 3 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Pós-Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética

Tempo de casa

17 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento

Disciplinas ministradas

  • Estágio Básico I
  • Psicologia Social: Indivíduo e Sociedade

Tempo de casa

17 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Letras

Disciplinas ministradas

  • Epistemologia
  • Filosofia
  • Filosofia Contemporânea

Tempo de casa

15 anos

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Sociologia Política

Disciplinas ministradas

  • Sociologia

Tempo de casa

22 anos

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Comunicação e Semiótica

Disciplinas ministradas

  • Sociologia

Tempo de casa

24 anos e 4 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética

Tempo de casa

24 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Seminários de Pesquisa

Tempo de casa

15 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Pós-Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Didática Geral

Tempo de casa

8 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em História

Disciplinas ministradas

  • Universidade e Sociedade

Tempo de casa

15 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Pós-Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Processos Psicopátol na Adolesc., na Idade Adulta e no Envelh.
  • Processos Psicopatológicos na Infância
  • Psicologia da Infância

Tempo de casa

14 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências Biológicas

Disciplinas ministradas

  • Bases Biológicas do Comportamento
  • Neurociência
  • Percepção, Atenção e Memória
  • Psicofarmacologia

Tempo de casa

8 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Letras

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Organizações e Trabalho I

Tempo de casa

15 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Organizações e Trabalho I
  • Estágio em Organizações e Trabalho II
  • Intervenção Organizacional
  • Intervenção Socioinstitucional
  • Laboratório de Prática Psicológica I
  • Psicologia Institucional

Tempo de casa

22 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Deontologia
  • Estágio Básico IV
  • Estágio em Clínica Ampliada I
  • Psicologia, Ciência e Profissão
  • Psicologia da Adolescência

Tempo de casa

30 anos e 3 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia Social

Disciplinas ministradas

  • História e Sistemas em Psicologia I
  • História e Sistemas em Psicologia II
  • Psicologia Social: Subjetividade e Contemporaneidade

Tempo de casa

4 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Família e Processos Psicossociais
  • Psicologia da Aprendizagem

Tempo de casa

2 anos

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Fundamentos da Personalidade
  • Fundamentos de Psicopatologia
  • Psicodiagnóstico II

Tempo de casa

29 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Análise do Comportamento
  • Psicologia e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Tempo de casa

13 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética

Tempo de casa

12 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências Sociais

Disciplinas ministradas

  • Antropologia, Cultura e Sociedade

Tempo de casa

12 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciência Política

Disciplinas ministradas

  • Sociologia

Tempo de casa

27 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Psicologia da Aprendizagem
  • Psicologia e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Tempo de casa

4 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Estágio Básico III
  • Estágio em Clínica Ampliada I
  • Fundamentos da Clínica Psicológica
  • Intervenção Clínica na Infância e na Adolescência

Tempo de casa

17 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Clínica Ampliada I
  • Psicologia em Contextos Educacionais
  • Psicologia e Processos de Inclusão

Tempo de casa

21 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Fundamentos da Clínica Psicológica
  • Intervenções Breves
  • Psicologia da Saúde
  • Teorias da Personalidade

Tempo de casa

27 anos e 4 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências Pneumológicas

Disciplinas ministradas

  • Psicologia e Psicoterapia Humanista e Existencial
  • Trabalho de Conclusão de Curso I

Tempo de casa

16 anos e 3 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado Profissional em Engenharia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Organizações e Trabalho I
  • Estágio em Organizações e Trabalho II
  • Trabalho e Desenvolvimento Humano

Tempo de casa

23 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Sociologia
  • Universidade e Sociedade

Tempo de casa

28 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Organizações e Trabalho I
  • Psicologia das Organizações

Tempo de casa

18 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética

Tempo de casa

13 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Línguas Modernas

Disciplinas ministradas

  • Leitura e Escrita na Formação Universitária

Tempo de casa

27 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Clínica Ampliada I
  • Intervenção Clínica na Vida Adulta
  • Intervenções Breves
  • Psicodiagnóstico I
  • Psicodiagnóstico II
  • Trabalho de Conclusão de Curso I

Tempo de casa

18 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Estágio Básico II
  • Princípios da Entrevista Psicológica
  • Psicologia das Organizações
  • Psicologia da Vida Adulta e do Envelhecimento
  • Psicologia do Trabalho

Tempo de casa

4 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética
  • Filosofia da Educação

Tempo de casa

7 anos e 1 mês