Psicologia
O Curso
Campo de atuação
O que faz o profissional
Como ingressar
INFORMAÇÕES GERAIS
Endereço

Bloco E

CEP 95070-560 Caxias do Sul - RS

Central de Atendimento

informa@ucs.br

(54) 3218-2145
Coordenador

Rossane Frizzo de Godoy

Última atualização: 25/09/2016
Infraestrutura
Clique abaixo para conhecer a infraestrutura
Atendimento SEPA
Coordenação
Recepção
Sala de Testes
Supervisão
PLANO CURRICULAR
Duração 5 anos
Créditos 246
Carga horária 3960
+
Atividades Complementares 240
=
Total 4200 + ENADE

Semestres

Estudo anatômico do sistema nervoso central na sua relação com a ciência psicológica. Estudo da fisiologia do sistema nervoso com ênfase nos aspectos sensoriais e comportamentais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Vivência de atividades voltadas à estimulação do pensamento divergente e da criatividade. Reflexão sobre o papel da criatividade e do pensamento divergente na vida profissional do psicólogo.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Desenvolvimento de habilidades para possibilitar aos alunos a compreensão da natureza da atividade filosófica; o desenvolvimento do espírito crítico e investigador; o debate sobre temas relacionados à linguagem, cultura, ética; debate filosófico sobre temas da atualidade social.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo da personalidade. Análise das investigações sobre a personalidade, destacando as dimensões que a constituem - cultural, social, biológica, psíquica - e os conceitos fundamentais para sua compreensão. Estudo introdutório das perspectivas teóricas da personalidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Práticas de leitura e de escrita como forma de conhecimento, de ação e de interação. Estudo e emprego de processos discursivos implicados na leitura e na produção de gêneros escritos de circulação geral e acadêmica, com ênfase em processos argumentativos. Uso de estratégias metacognitivas de leitura e produção escrita.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Contextualização da Psicologia como área do saber e campo de atuação profissional na sociedade contemporânea, enfatizando a interdependência entre a pesquisa e a prática profissional. Delimitação do objeto de estudo e dos métodos de investigação da ciência psicológica a partir de uma perspectiva historiográfica. Estudo das contribuições das ciências biológicas e exatas para a emergência da Psicologia científica, bem como das suas interfaces atuais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Introdução ao estudo do desenvolvimento humano. Caracterização do desenvolvimento humano desde a concepção até a puberdade, e levando em conta diferentes problematizações que podem ocorrer neste processo, a partir de distintos modelos teóricos.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da história da Psicologia Social no contexto da emergência da Psicologia como ciência. Compreensão da relação indivíduo-sociedade a partir do estudo dos conceitos básicos da Psicologia Social de matriz positivista. Utilização desse referencial para análise de fenômenos psicossociais, em especial no que diz respeito à sociedade brasileira contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da cultura e da diversidade cultural a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas em antropologia. Análise de etnografias em diversos contextos culturais, com ênfase na compreensão da sociedade brasileira.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das contribuições da filosofia contemporânea, em especial das concepções da fenomenologia, da hermenêutica, da filosofia analítica e da filosofia crítica para a compreensão dos fenômenos psicossociais, em suas articulações com as correntes éticas da contemporaneidade.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo, dentro da perspectiva da Psicologia científica dos séculos XX e XXI, dos sistemas Estruturalista, Funcionalista (norte-americano e europeu), Behaviorista e Cognitivista (norte-americano e europeu), com ênfase nos aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais de cada sistema e priorizando o processo de construção dos conceitos e das teorias dos sistemas estudados, bem como a influência destes na Psicologia contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos modelos teóricos, dos paradigmas experimentais e das bases psicobiológicas dos processos mentais superiores de pensamento e linguagem. Análise das relações entre esses processos.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos modelos teóricos, dos paradigmas experimentais e das bases psicobiológicas dos processos mentais básicos: percepção, atenção e memória.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo do processo de desenvolvimento na adolescência considerada em suas dimensões biopsicossociais e em suas possíveis problematizações, à luz das principais teorias do desenvolvimento humano.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da história da Psicologia Social no contexto da América Latina e análise das contribuições da Psicologia Social nesta perspectiva para a compreensão de fenômenos psicossociais na contemporaneidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo comparativo e crítico das teorias da personalidade nas perspectivas psicanalítica, humanista-existencial e cognitivo-comportamental.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo sobre a sociedade contemporânea a partir das transformações histórico-estruturais mais recentes do capitalismo e suas implicações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais. Reflexão sobre cultura política e padrão de dominação característicos da sociedade brasileira. Reflexão sobre relações étnico-raciais. Reflexão sobre o papel da Universidade na formação profissional multidimensional e cidadã diante dos desafios do século XXI.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo, na perspectiva da análise experimental do comportamento, dos processos de instalação, fortalecimento, manutenção, discriminação, generalização e extinção de comportamentos em modelos animais e humanos. Introdução à realização da análise funcional do comportamento humano.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Observação e descrição do comportamento humano focalizando aspectos do desenvolvimento em diferentes etapas do ciclo vital e em suas múltiplas dimensões, identificando os processos, as habilidades, as competências, as potencialidades e as fragilidades da pessoa observada. Caracterização do método de observação como instrumento na produção científica e no exercício profissional do psicólogo.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos conceitos e das ferramentas estatísticas básicas para a análise e compreensão de fenômenos psicossociais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo de aspectos históricos e dos conceitos fundamentais em psicopatologia. Compreensão do continuum saúde-doença psíquica. Estudo das funções psíquicas básicas e respectivas alterações. Descrição das grandes síndromes e entidades nosológicas e das perspectivas básicas dos modelos explicativos dos diferentes transtornos mentais. Caracterização da dimensão ética presente no âmbito da psicopatologia.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo, dentro da perspectiva da Psicologia científica dos séculos XX e XXI, dos sistemas Psicanalítico, Gestáltico, Humanista e Fenomenológico-Existencial, com ênfase nos aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais de cada sistema e priorizando o processo de construção dos conceitos e das teorias dos sistemas estudados, bem como identificar a influência destes na Psicologia contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo da Psicologia da Saúde: suas interfaces, seu campo de ação. Compreensão do binômio saúde/doença como um fenômeno biopsicossocial.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da dimensão psicossocial do desenvolvimento humano na vida adulta e nos processos de envelhecimento. Caracterização do impacto da morte e do morrer ao longo do ciclo vital.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Compreensão da importância das teorias sociológicas como instrumentos de análise e interpretação da realidade social. Identificação e análise crítica das transformações estruturais e dos fenômenos sociais na sociedade moderna.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das bases conceituais da epistemologia. Avaliação dos critérios epistemológicos do fazer científico. Reflexão sobre os procedimentos metodológicos do fazer científico. Estudo sobre ciência, ética e sociedade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos conceitos fundamentais, das teorias, definições e classificações da ética e da ação moral. Análise e compreensão das principais correntes filosóficas explicativas do agir humano.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização da história da família no desenvolvimento da sociedade destacando estudos antropológicos e sociológicos que mais contribuíram para a construção das principais teorias psicológicas que focalizam a família. Caracterização dos processos familiares na contemporaneidade e dos principais desafios a serem enfrentados pela família ao longo do seu ciclo vital. Identificação das crises previsíveis e acidentais da família contemporânea, bem como de mitos e rituais familiares que marcam a história familiar.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Sistematização de princípios gerais do trabalho com grupos: conceitos; aspectos evolutivos de diferentes abordagens grupais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos fundamentos teórico-metodológicos da entrevista psicológica e de sua aplicabilidade em diferentes contextos de intervenção e sob diferentes enfoques teóricos. Análise das questões éticas envolvidas no processo de realização de entrevistas.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das manifestações psicopatológicas da criança a partir de uma perspectiva histórica e evolutiva do sujeito. Classificação nosográfica das psicopatologias.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da contribuição da Psicologia para a análise dos processos de inclusão. Estudo de diferentes necessidades especiais em seus aspectos biopsicossociais. Avaliação e elaboração de propostas de intervenção interdisciplinar voltadas à promoção da saúde e da inclusão.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da estrutura e da dinâmica das instituições como fundamentação para o diagnóstico e a construção de alternativas de intervenção psicológica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise da estrutura e da dinâmica de uma instituição e elaboração de um diagnóstico que expresse essa compreensão.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Conhecer os princípios que fundamentam e caracterizam o pensamento da clínica psicológica.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise e compreensão dos fenômenos inerentes a diferentes processos grupais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Caracterização dos principais quadros psicopatológicos recorrentes na adolescência, na idade adulta e no processo de envelhecimento.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Compreensão do processo de aprendizagem, especialmente no que diz respeito à inter-relação das dimensões afetiva e cognitiva que o constituem. Análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos evolutivos do ser humano e na perspectiva das múltiplas interações entre o ensinar e o aprender implicam.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise das transformações históricas dos modos de organização e divisão social do trabalho e da relação entre diferentes trabalhos e processos de subjetivação. Identificação dos impactos do trabalho sobre a saúde do trabalhador. Caracterização dos espaços de intervenção do psicólogo na promoção da saúde no contexto do trabalho.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos fundamentos históricos e teórico-práticos dos testes psicológicos. Análise das formas de aplicação, avaliação e síntese dos resultados de testes de avaliação da inteligência, de aptidões e inventários de personalidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise crítica da legislação que regulamenta a profissão de psicólogo, incluindo o código de ética da profissão. Análise do espectro de relações do psicólogo com o cliente (individual, grupal, institucional), com profissionais da Psicologia e de outras áreas. Caracterização de princípios e de procedimentos éticos a serem observados na prática da pesquisa e no exercício da cidadania.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Ênfase na compreensão de fenômenos grupais, na sistematização de uma proposta de intervenção e implementação em grupo focalizando uma situação/problemática específica (grupos em ambientes de aprendizagem e de trabalho, grupos especiais, situações de desenvolvimento atípico, etc.).
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das neurociências e sua relação com o comportamento. Identificação dos elementos básicos de neuroquímica e neuroendocrinologia, bem como das técnicas de imageamento do sistema nervoso central. Caracterização das bases biológicas da aprendizagem, dos seus transtornos e de transtornos mentais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos conceitos e princípios fundamentais do processo psicodiagnótico. Identificação e análise das teorias e técnicas que norteiam as estratégias de diagnótico e investigação no psicodiagnótico: métodos, técnicas e instrumentos.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da cultura e do clima organizacional como alguns dos elementos para a realização do diagnótico organizacional. Análiise crítica das funções e estratégias de ação do psicólogo nas organizações.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise das contribuições da psicologia para a compreensão dos diferentes fenômenos implicados na estrutura e da dinâmica de diferentes contextos educacionais
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos conceitos e princípios fundamentais da teoria e da técnica psicanalítica. Caracterização dos pressupostos teórico-técnicos que sustentam a compreensão da dinâmica e da intervenção psicanalítica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo dos fundamentos teóicos e práticos dos testes projetivos destinados à avaliaçãoo psicológica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização de um diagnóstico, de uma proposta de intervenção e implementação no contexto das políticas públicas (saúde, educação, habitação, transporte, assistência social,....)
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Elaboração de uma avaliação compreensiva e diagnóstica individual, através da realização de um psicodiagnóstico nas áreas da infância e adolescência e/ou adulto. Acompanhamento e supervisão semanal dos estudos de casos.
Créditos: 6
Carga Horária: 90 horas
Caracterização das contribuições da psicologia experimental e cognitiva para a compreensão e a intervenção terapêutica cognitivo-comportamental. Estudo dos fundamentos históricos e filosóficos das terapias cognitivo-comportamentais. Caracterização de diferentes intervenções terapêuticas na abordagem cognitivo-comportamental.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos pressupostos que sustentam a compreensão da dinâmica e da intervenção no fazer clínico de base humanista-existencial.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Sistematização dos princípios teóricos que fundamentam a concepção sistêmica em psicologia. Caracterização das abordagens teórico-técnicas em psicoterapia sistêmica individual e familiar/grupal em seus pressupostos e desenvolvimentos teórico-técnicos.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Reflexão sobre o pesquisador e a comunicação científica. Estudo da natureza, dos tipos de pesquisa e suas classificações. Identificação das etapas da pesquisa. Levantamento de informações para pesquisa. Revisão da literatura via métodos impressos e eletrônicos. Estudo sobre a estrutura e a dinâmica de um problema de pesquisa. Estudo sobre o método de pesquisa.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 4
Carga Horária: 120 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenção na clínica com crianças e adolescentes. Caracterização de diferentes formas de intervenção clínica na infância e na adolescência. Identificação dos diferentes procedimentos e instrumentos utilizados em diversas situações clínicas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise das dimensões do trabalho no comportamento dos indivíduos enquanto atores organizacionais, bem como participantes dos grupos, dos processos de trabalho, contextualizados no macroambiente. Identificação das possibilidades e tomada de decisão das intervenções adequadas em diferentes contextos de trabalho.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo das intervenções breves em diferentes contextos. Estudo de técnicas de intervenção breve.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização dos pressupostos que fundamentam a investigação científica em Psicologia. Articulação entre os métodos de pesquisa em Psicologia, as técnicas de investigação, análise e os respectivos fundamentos conceituais, visando à construção do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das substâncias com ação sobre o sistema nervoso, incluindo suas vias de administração, metabolismo, efeitos principais e para-efeitos. Relação entre farmacoterapia e psicoterapia. Bases neuroquímicas da dependência química.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das possíveis contribuições do fazer do psicólogo numa perspectiva clínica ampliada e das possibilidades de intervenção e experimentação que levem em conta a singularidade de cada sujeito e que sejam produtoras de saúde. Articulação da Psicologia com áreas afins.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das relações entre trabalho e desenvolvimento humano a partir da evolução no mundo do trabalho.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 4
Carga Horária: 120 horas
Créditos: 4
Carga Horária: 120 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenção na clínica com adultos e velhos. Caracterização de diferentes formas de intervenção clínica na adultez e na velhice. Identificação dos diferentes procedimentos e instrumentos utilizados em situações clínicas diversas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 60 horas
Elaboração, sob orientação docente, de um projeto de pesquisa voltado para interesse do aluno e preferencialmente articulado com estudos desenvolvidos pelos professores do Curso, na perspectiva do aprofundamento e da integração de aprendizagens construídas pelo aluno ao longo da sua formação.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 4
Carga Horária: 120 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 60 horas
Implementação do projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, elaboração do relatório final da pesquisa e apresentação a banca avaliadora.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Duração 5 anos
Créditos 246
Carga horária 3960
+
Atividades Complementares 240
=
Total 4200 + ENADE

Semestres

Estudo anatômico do sistema nervoso central na sua relação com a ciência psicológica. Estudo da fisiologia do sistema nervoso com ênfase nos aspectos sensoriais e comportamentais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Vivência de atividades voltadas à estimulação do pensamento divergente e da criatividade. Reflexão sobre o papel da criatividade e do pensamento divergente na vida profissional do psicólogo.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Desenvolvimento de habilidades para possibilitar aos alunos a compreensão da natureza da atividade filosófica; o desenvolvimento do espírito crítico e investigador; o debate sobre temas relacionados à linguagem, cultura, ética; debate filosófico sobre temas da atualidade social.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo da personalidade. Análise das investigações sobre a personalidade, destacando as dimensões que a constituem - cultural, social, biológica, psíquica - e os conceitos fundamentais para sua compreensão. Estudo introdutório das perspectivas teóricas da personalidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Práticas de leitura e de escrita como forma de conhecimento, de ação e de interação. Estudo e emprego de processos discursivos implicados na leitura e na produção de gêneros escritos de circulação geral e acadêmica, com ênfase em processos argumentativos. Uso de estratégias metacognitivas de leitura e produção escrita.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Contextualização da Psicologia como área do saber e campo de atuação profissional na sociedade contemporânea, enfatizando a interdependência entre a pesquisa e a prática profissional. Delimitação do objeto de estudo e dos métodos de investigação da ciência psicológica a partir de uma perspectiva historiográfica. Estudo das contribuições das ciências biológicas e exatas para a emergência da Psicologia científica, bem como das suas interfaces atuais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Introdução ao estudo do desenvolvimento humano. Caracterização do desenvolvimento humano desde a concepção até a puberdade, e levando em conta diferentes problematizações que podem ocorrer neste processo, a partir de distintos modelos teóricos.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da história da Psicologia Social no contexto da emergência da Psicologia como ciência. Compreensão da relação indivíduo-sociedade a partir do estudo dos conceitos básicos da Psicologia Social de matriz positivista. Utilização desse referencial para análise de fenômenos psicossociais, em especial no que diz respeito à sociedade brasileira contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da cultura e da diversidade cultural a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas em antropologia. Análise de etnografias em diversos contextos culturais, com ênfase na compreensão da sociedade brasileira.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das contribuições da filosofia contemporânea, em especial das concepções da fenomenologia, da hermenêutica, da filosofia analítica e da filosofia crítica para a compreensão dos fenômenos psicossociais, em suas articulações com as correntes éticas da contemporaneidade.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo, dentro da perspectiva da Psicologia científica dos séculos XX e XXI, dos sistemas Estruturalista, Funcionalista (norte-americano e europeu), Behaviorista e Cognitivista (norte-americano e europeu), com ênfase nos aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais de cada sistema e priorizando o processo de construção dos conceitos e das teorias dos sistemas estudados, bem como a influência destes na Psicologia contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos modelos teóricos, dos paradigmas experimentais e das bases psicobiológicas dos processos mentais superiores de pensamento e linguagem. Análise das relações entre esses processos.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos modelos teóricos, dos paradigmas experimentais e das bases psicobiológicas dos processos mentais básicos: percepção, atenção e memória.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo do processo de desenvolvimento na adolescência considerada em suas dimensões biopsicossociais e em suas possíveis problematizações, à luz das principais teorias do desenvolvimento humano.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da história da Psicologia Social no contexto da América Latina e análise das contribuições da Psicologia Social nesta perspectiva para a compreensão de fenômenos psicossociais na contemporaneidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo comparativo e crítico das teorias da personalidade nas perspectivas psicanalítica, humanista-existencial e cognitivo-comportamental.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo sobre a sociedade contemporânea a partir das transformações histórico-estruturais mais recentes do capitalismo e suas implicações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais. Reflexão sobre cultura política e padrão de dominação característicos da sociedade brasileira. Reflexão sobre relações étnico-raciais. Reflexão sobre o papel da Universidade na formação profissional multidimensional e cidadã diante dos desafios do século XXI.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo, na perspectiva da análise experimental do comportamento, dos processos de instalação, fortalecimento, manutenção, discriminação, generalização e extinção de comportamentos em modelos animais e humanos. Introdução à realização da análise funcional do comportamento humano.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Observação e descrição do comportamento humano focalizando aspectos do desenvolvimento em diferentes etapas do ciclo vital e em suas múltiplas dimensões, identificando os processos, as habilidades, as competências, as potencialidades e as fragilidades da pessoa observada. Caracterização do método de observação como instrumento na produção científica e no exercício profissional do psicólogo.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos conceitos e das ferramentas estatísticas básicas para a análise e compreensão de fenômenos psicossociais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo de aspectos históricos e dos conceitos fundamentais em psicopatologia. Compreensão do continuum saúde-doença psíquica. Estudo das funções psíquicas básicas e respectivas alterações. Descrição das grandes síndromes e entidades nosológicas e das perspectivas básicas dos modelos explicativos dos diferentes transtornos mentais. Caracterização da dimensão ética presente no âmbito da psicopatologia.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo, dentro da perspectiva da Psicologia científica dos séculos XX e XXI, dos sistemas Psicanalítico, Gestáltico, Humanista e Fenomenológico-Existencial, com ênfase nos aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais de cada sistema e priorizando o processo de construção dos conceitos e das teorias dos sistemas estudados, bem como identificar a influência destes na Psicologia contemporânea.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo da Psicologia da Saúde: suas interfaces, seu campo de ação. Compreensão do binômio saúde/doença como um fenômeno biopsicossocial.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da dimensão psicossocial do desenvolvimento humano na vida adulta e nos processos de envelhecimento. Caracterização do impacto da morte e do morrer ao longo do ciclo vital.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Compreensão da importância das teorias sociológicas como instrumentos de análise e interpretação da realidade social. Identificação e análise crítica das transformações estruturais e dos fenômenos sociais na sociedade moderna.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das bases conceituais da epistemologia. Avaliação dos critérios epistemológicos do fazer científico. Reflexão sobre os procedimentos metodológicos do fazer científico. Estudo sobre ciência, ética e sociedade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos conceitos fundamentais, das teorias, definições e classificações da ética e da ação moral. Análise e compreensão das principais correntes filosóficas explicativas do agir humano.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização da história da família no desenvolvimento da sociedade destacando estudos antropológicos e sociológicos que mais contribuíram para a construção das principais teorias psicológicas que focalizam a família. Caracterização dos processos familiares na contemporaneidade e dos principais desafios a serem enfrentados pela família ao longo do seu ciclo vital. Identificação das crises previsíveis e acidentais da família contemporânea, bem como de mitos e rituais familiares que marcam a história familiar.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Sistematização de princípios gerais do trabalho com grupos: conceitos; aspectos evolutivos de diferentes abordagens grupais.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos fundamentos teórico-metodológicos da entrevista psicológica e de sua aplicabilidade em diferentes contextos de intervenção e sob diferentes enfoques teóricos. Análise das questões éticas envolvidas no processo de realização de entrevistas.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das manifestações psicopatológicas da criança a partir de uma perspectiva histórica e evolutiva do sujeito. Classificação nosográfica das psicopatologias.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo da contribuição da Psicologia para a análise dos processos de inclusão. Estudo de diferentes necessidades especiais em seus aspectos biopsicossociais. Avaliação e elaboração de propostas de intervenção interdisciplinar voltadas à promoção da saúde e da inclusão.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da estrutura e da dinâmica das instituições como fundamentação para o diagnóstico e a construção de alternativas de intervenção psicológica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise da estrutura e da dinâmica de uma instituição e elaboração de um diagnóstico que expresse essa compreensão.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Conhecer os princípios que fundamentam e caracterizam o pensamento da clínica psicológica.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise e compreensão dos fenômenos inerentes a diferentes processos grupais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Caracterização dos principais quadros psicopatológicos recorrentes na adolescência, na idade adulta e no processo de envelhecimento.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Compreensão do processo de aprendizagem, especialmente no que diz respeito à inter-relação das dimensões afetiva e cognitiva que o constituem. Análise deste processo na sua relação com os diferentes momentos evolutivos do ser humano e na perspectiva das múltiplas interações entre o ensinar e o aprender implicam.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise das transformações históricas dos modos de organização e divisão social do trabalho e da relação entre diferentes trabalhos e processos de subjetivação. Identificação dos impactos do trabalho sobre a saúde do trabalhador. Caracterização dos espaços de intervenção do psicólogo na promoção da saúde no contexto do trabalho.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos fundamentos históricos e teórico-práticos dos testes psicológicos. Análise das formas de aplicação, avaliação e síntese dos resultados de testes de avaliação da inteligência, de aptidões e inventários de personalidade.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise crítica da legislação que regulamenta a profissão de psicólogo, incluindo o código de ética da profissão. Análise do espectro de relações do psicólogo com o cliente (individual, grupal, institucional), com profissionais da Psicologia e de outras áreas. Caracterização de princípios e de procedimentos éticos a serem observados na prática da pesquisa e no exercício da cidadania.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Ênfase na compreensão de fenômenos grupais, na sistematização de uma proposta de intervenção e implementação em grupo focalizando uma situação/problemática específica (grupos em ambientes de aprendizagem e de trabalho, grupos especiais, situações de desenvolvimento atípico, etc.).
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das neurociências e sua relação com o comportamento. Identificação dos elementos básicos de neuroquímica e neuroendocrinologia, bem como das técnicas de imageamento do sistema nervoso central. Caracterização das bases biológicas da aprendizagem, dos seus transtornos e de transtornos mentais.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo dos conceitos e princípios fundamentais do processo psicodiagnótico. Identificação e análise das teorias e técnicas que norteiam as estratégias de diagnótico e investigação no psicodiagnótico: métodos, técnicas e instrumentos.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo da cultura e do clima organizacional como alguns dos elementos para a realização do diagnótico organizacional. Análiise crítica das funções e estratégias de ação do psicólogo nas organizações.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Análise das contribuições da psicologia para a compreensão dos diferentes fenômenos implicados na estrutura e da dinâmica de diferentes contextos educacionais
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos conceitos e princípios fundamentais da teoria e da técnica psicanalítica. Caracterização dos pressupostos teórico-técnicos que sustentam a compreensão da dinâmica e da intervenção psicanalítica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo dos fundamentos teóicos e práticos dos testes projetivos destinados à avaliaçãoo psicológica.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização de um diagnóstico, de uma proposta de intervenção e implementação no contexto das políticas públicas (saúde, educação, habitação, transporte, assistência social,....)
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Elaboração de uma avaliação compreensiva e diagnóstica individual, através da realização de um psicodiagnóstico nas áreas da infância e adolescência e/ou adulto. Acompanhamento e supervisão semanal dos estudos de casos.
Créditos: 6
Carga Horária: 90 horas
Caracterização das contribuições da psicologia experimental e cognitiva para a compreensão e a intervenção terapêutica cognitivo-comportamental. Estudo dos fundamentos históricos e filosóficos das terapias cognitivo-comportamentais. Caracterização de diferentes intervenções terapêuticas na abordagem cognitivo-comportamental.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo dos pressupostos que sustentam a compreensão da dinâmica e da intervenção no fazer clínico de base humanista-existencial.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Sistematização dos princípios teóricos que fundamentam a concepção sistêmica em psicologia. Caracterização das abordagens teórico-técnicas em psicoterapia sistêmica individual e familiar/grupal em seus pressupostos e desenvolvimentos teórico-técnicos.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Reflexão sobre o pesquisador e a comunicação científica. Estudo da natureza, dos tipos de pesquisa e suas classificações. Identificação das etapas da pesquisa. Levantamento de informações para pesquisa. Revisão da literatura via métodos impressos e eletrônicos. Estudo sobre a estrutura e a dinâmica de um problema de pesquisa. Estudo sobre o método de pesquisa.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Consolidação de competências desenvolvidas ao longo da formação, em especial no que diz respeito ao pensamento clinico. Identificação e caracterização de demandas e necessidades biopsicossociais nas perspectivas individual, grupal e institucional. Planejamento e realização de intervenções com base nas demandas e necessidades identificadas.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Identificação e caracterização de situações que envolvam relações indivíduo-trabalho incluindo fatores intervenientes nestas relações. Identificação de possibilidades de atuação profissional nos âmbitos individual, grupal e organizacional de forma a promover qualidade de vida dos envolvidos.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenção na clínica com crianças e adolescentes. Caracterização de diferentes formas de intervenção clínica na infância e na adolescência. Identificação dos diferentes procedimentos e instrumentos utilizados em diversas situações clínicas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Análise das dimensões do trabalho no comportamento dos indivíduos enquanto atores organizacionais, bem como participantes dos grupos, dos processos de trabalho, contextualizados no macroambiente. Identificação das possibilidades e tomada de decisão das intervenções adequadas em diferentes contextos de trabalho.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Introdução ao estudo das intervenções breves em diferentes contextos. Estudo de técnicas de intervenção breve.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Sistematização dos pressupostos que fundamentam a investigação científica em Psicologia. Articulação entre os métodos de pesquisa em Psicologia, as técnicas de investigação, análise e os respectivos fundamentos conceituais, visando à construção do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das possíveis contribuições do fazer do psicólogo numa perspectiva clínica ampliada e das possibilidades de intervenção e experimentação que levem em conta a singularidade de cada sujeito e que sejam produtoras de saúde. Articulação da Psicologia com áreas afins.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Estudo das relações entre trabalho e desenvolvimento humano a partir da evolução no mundo do trabalho.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Intervenção psicológica nas organizações. Identificação e intervenção profissional nos âmbitos individual, grupal e organizacional nestes processos. Intervenção em processos em organizações em nível estratégico, intermediário ou operacional.
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Sistematização dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenção na clínica com adultos e velhos. Caracterização de diferentes formas de intervenção clínica na adultez e na velhice. Identificação dos diferentes procedimentos e instrumentos utilizados em situações clínicas diversas.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Intervenção em fenômenos psicológicos sob diferentes níveis de atuação profissional (atenuação, compensação, reabilitação, recuperação, prevenção, manutenção, promoção) e possíveis âmbitos de análise (individual, grupal, organizacional e contexto externo). Intervenção profissional em instituições/organizações nos níveis técnico/procedimentos, estratégico/tático e político.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Estudo das substâncias com ação sobre o sistema nervoso, incluindo suas vias de administração, metabolismo, efeitos principais e para-efeitos. Relação entre farmacoterapia e psicoterapia. Bases neuroquímicas da dependência química.
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Elaboração, sob orientação docente, de um projeto de pesquisa voltado para interesse do aluno e preferencialmente articulado com estudos desenvolvidos pelos professores do Curso, na perspectiva do aprofundamento e da integração de aprendizagens construídas pelo aluno ao longo da sua formação.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 2
Carga Horária: 30 horas
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Créditos: 6
Carga Horária: 180 horas
Implementação do projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, elaboração do relatório final da pesquisa e apresentação a banca avaliadora.
Créditos: 4
Carga Horária: 60 horas
Professores
Clique no nome do professor para visualizar detalhes

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Matemática Aplicada

Disciplinas ministradas

  • Estatística

Tempo de casa

13 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa

Tempo de casa

28 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Fundamentos da Clínica Psicológica
  • Psicologia e Psicoterapia Psicanalítica

Tempo de casa

33 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Antropologia Social

Disciplinas ministradas

  • Antropologia I

Tempo de casa

3 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em LÍnguas Modernas

Disciplinas ministradas

  • Leitura e Escrita na Formação Universitária

Tempo de casa

16 anos e 3 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Intervenção em Contextos de Família
  • Psicologia e Psicoterapia Sistêmica

Tempo de casa

1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Informática na Educação

Disciplinas ministradas

  • Educação e Cultura Digital

Tempo de casa

20 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Intervenção no Contexto de Trabalho
  • Intervenção no Contexto de Trabalho

Tempo de casa

8 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Comunicação e Semiótica

Disciplinas ministradas

  • Criatividade em Ação

Tempo de casa

17 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências

Disciplinas ministradas

  • Pensamento e Linguagem
  • Pensamento e Linguagem

Tempo de casa

14 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Políticas e Sistemas Educacionais

Tempo de casa

5 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Saúde Pública

Disciplinas ministradas

  • Técnicas Psicométricas
  • Técnicas Projetivas
  • Psicologia Clínica Ampliada
  • Psicologia Clínica Ampliada

Tempo de casa

30 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Didática Geral

Tempo de casa

8 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Intervenção no Contexto de Trabalho
  • Grupos: Teorias e Técnicas II
  • Intervenção no Contexto de Trabalho
  • Grupos: Teorias e Técnicas I

Tempo de casa

2 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento

Disciplinas ministradas

  • Psicologia Social: Indivíduo e Sociedade
  • Estágio Básico I

Tempo de casa

17 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Epistemologia
  • Filosofia
  • Filosofia Contemporânea
  • Filosofia Contemporânea

Tempo de casa

14 anos e 4 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Sociologia Política

Disciplinas ministradas

  • Sociologia

Tempo de casa

21 anos e 4 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Sociologia

Disciplinas ministradas

  • Sociologia

Tempo de casa

17 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética

Tempo de casa

23 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Seminários de Pesquisa

Tempo de casa

14 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em História

Disciplinas ministradas

  • Universidade e Sociedade

Tempo de casa

14 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Processos Psicopátol na Adolesc., na Idade Adulta e no Envelh.
  • Psicologia da Infância
  • Processos Psicopatológicos na Infância

Tempo de casa

13 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências Biológicas

Disciplinas ministradas

  • Neurociência
  • Percepção, Atenção e Memória
  • Psicofarmacologia
  • Bases Biológicas do Comportamento
  • Percepção, Atenção e Memória

Tempo de casa

8 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Letras

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Organizações e Trabalho I

Tempo de casa

15 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Organizações e Trabalho I
  • Psicologia Institucional

Tempo de casa

21 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Didática Geral

Tempo de casa

14 anos e 2 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Psicologia da Adolescência
  • Psicologia, Ciência e Profissão
  • Estágio Básico IV
  • Psicologia da Vida Adulta e do Envelhecimento
  • Deontologia
  • Psicologia da Adolescência

Tempo de casa

29 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas

  • História da Educação

Tempo de casa

7 anos

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia Social

Disciplinas ministradas

  • Psicologia Social: Subjetividade e Contemporaneidade
  • História e Sistemas em Psicologia II
  • História e Sistemas em Psicologia I
  • Psicologia Social: Subjetividade e Contemporaneidade
  • História e Sistemas em Psicologia I

Tempo de casa

3 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Ética

Tempo de casa

6 anos

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Família e Processos Psicossociais
  • Psicologia da Aprendizagem

Tempo de casa

1 ano e 4 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Fundamentos de Psicopatologia
  • Psicodiagnóstico II
  • Fundamentos da Personalidade

Tempo de casa

29 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Psicologia e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
  • Análise do Comportamento

Tempo de casa

13 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências Sociais

Disciplinas ministradas

  • Antropologia, Cultura e Sociedade

Tempo de casa

11 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciência Política

Disciplinas ministradas

  • Sociologia

Tempo de casa

26 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Intervenção Clínica na Infância e na Adolescência
  • Intervenção Clínica na Infância e na Adolescência
  • Estágio Básico III
  • Fundamentos da Clínica Psicológica

Tempo de casa

16 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Psicologia e Processos de Inclusão
  • Psicologia em Contextos Educacionais

Tempo de casa

20 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Psicologia da Saúde
  • Teorias da Personalidade
  • Teorias da Personalidade

Tempo de casa

26 anos e 8 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Ciências Pneumológicas

Disciplinas ministradas

  • Princípios da Entrevista Psicológica
  • Psicologia e Psicoterapia Sistêmica
  • Psicologia e Psicoterapia Humanista e Existencial

Tempo de casa

15 anos e 7 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Mestrado Profissional em Engenharia

Disciplinas ministradas

  • Estágio em Organizações e Trabalho I
  • Trabalho e Desenvolvimento Humano
  • Trabalho e Desenvolvimento Humano

Tempo de casa

23 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Sociologia

Tempo de casa

28 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Psicologia das Organizações

Tempo de casa

17 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Línguas Modernas

Disciplinas ministradas

  • Leitura e Escrita na Formação Universitária

Tempo de casa

26 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Psicologia

Disciplinas ministradas

  • Intervenções Breves
  • Psicodiagnóstico II
  • Psicodiagnóstico I
  • Intervenções Breves

Tempo de casa

18 anos e 1 mês

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Filosofia da Educação

Tempo de casa

13 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Educação

Disciplinas ministradas

  • Psicologia da Aprendizagem
  • Psicologia das Organizações
  • Estágio Básico II
  • Psicologia do Trabalho
  • Princípios da Entrevista Psicológica
  • Psicologia da Vida Adulta e do Envelhecimento

Tempo de casa

3 anos e 5 meses

Currículo Lattes

Titulação Máxima

Doutorado em Filosofia

Disciplinas ministradas

  • Filosofia da Educação
  • Epistemologia
  • Ética

Tempo de casa

6 anos e 5 meses