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Lançamento de Livros
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Lançamento de Livros

Dicionário de Linguística da Enunciação

O objetivo deste Dicionário é ambicioso: enfocar a definição conceitual de um campo teórico que apenas recentemente tem recebido maior atenção da comunidade científica brasileira. Para isso, os organizadores reuniram mais de 40 linguistas de todo o país, que escreveram cuidadosamente cerca de 400 verbetes. Cada verbete traz informações referenciais: definição sucinta; termos relacionados que permitem ao leitor conhecer a terminologia destacada de um determinado autor; nota explicativa e referências bibliográficas. Ao final do livro, especialistas da área elaboraram uma minibiografia de 14 consagrados autores da linguística. Esta obra não está direcionada somente para especialistas em linguística da enunciação. Professores de português, de línguas e de linguística, bem como estudantes de graduação e pós-graduação em Letras, encontram aqui uma referência única nesse campo do conhecimento no Brasil.

Correnspondência e redação técnica


Correnspondência e redação técnica é um livro sobre como redigir bem cartas comerciais, relatórios, atas, ofícios, abaixo-assinados, requerimentos, e-mails, avisos, cartazetes, convites, todos gêneros de texto que acompanham a vida das pessoas que precisam escrever.

Rádio escolar

Rádio escolar: letramentos e gêneros textuais

Rádio escolar: letramentos e gêneros textuais é uma obra destinada a professores da educação básica e superior e a pesquisadores de linguagens. As rádios das escolas são consideradas aqui como ferramentas para o desenvolvimento da competência discursiva da comunidade escolar.

Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação:

FONTANA, Niura Maria; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; PRESSANTO, Isabel Maria Paese. Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação. Caxias do Sul:
Editora: Educs, 2009.
ISBN: 978-85-7061-533-6

Práticas de linguagem é um livro didático que foi construído em torno da concepção de que aprender língua/linguagem é atividade que se dá nas práticas sociais, no uso da língua para interagir uns com os outros, em situações autênticas. As tarefas propostas, entre as quais projetos de trabalho, foram construídas a partir desses pressupostos, mas sem negligenciar a análise e sistematização de recursos linguísticos, indispensáveis  para a realização de nossas produções verbais.

Multimodalidade e gênero textual

Mozdzenski, Leonardo. Multimodalidade e gênero textual: Analisando criticamento as cartilhas jurídicas

Neste livro o autor investiga como se processa a argumentatividade visual nas cartilhas jurídicas tendo por fim a avaliação de que maneira seus componentes imagísticos (ilustrações, gráficos, desenhos, etc.) são orquestrados com o texto verbal para a produção de sentido.

Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão

Marcuschi, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão

Este trabalho é um curso completo de produção textual. Constam aqui estudos muitas vezes inacabados e idéias preliminares. Os temas estão distribuídos em três partes com tópicos interligados, a saber: (i) Produção textual com ênfase na lingüística de texto de base cognitiva; (ii) Análise sócio-interativa de gêneros textuais no contínuo fala-escrita; (iii) Processos de compreensão textual e produção de sentido.

Ensino e Aprendizagem de língua inglesa

Lima, Diógenes Cândido (org.) Ensino e Aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas

Os constantes questionamentos que nos são dirigidos por alunos(as), e ex-alunos(as), muitos deles professores de língua inglesa levaram-nos a organizar este livro, cuja finalidade é estabelecer um espaço de debates, provocações e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira e internacional.

Linguagem e & Diálogo

Faraco, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo - as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin

O objetivo principal deste livro é oferecer ao leitor uma visão de conjunto da reflexão bakhtiniana. Sintetizar obra tão complexa não é, evidentemente, tarefa fácil. Resolvemos enfrentá-la em resposta a uma constante demanda de nossos alunos por uma espécie de roteiro geral que lhes auxiliasse a mergulhar na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin.

Estudos de Linguagem à luz do Interacionismo sociodiscursivo.

Vera Lúcia Lopes Cristóvão (org.)

Os trabalhos desta coletânea dos membros do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da Universidade Estadual de Londrina se servem de aportes teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo em seus estudos investigativos na área de ensino e aprendizagem e formação de professores de língua estrangeira.

Língua, Texto e Ensino

Antunes, Irandé. Língua, Texto e Ensino: outra escola possível

Como alfabetizar letrando? Como desenvolver o letramento dos alunos sem deixar de dar atenção ao processo de alfabetização? Que letramentos fomentar? Quais gêneros de discurso trabalhar, quando e como? Quanto da exclusão escolar e social se deve aos insucessos na alfabetização e no desenvolvimento dos letramentos?

[Re]Discutir Texto, Gênero e Discurso

Signorini, Inês (org.). Bagno, Marcos. Discutir Texto, Gênero e Discurso

Aqui estão reunidos trabalhos voltados para a discussão de questões específicas relacionadas a texto, gênero e discurso, três objetos de interesse de diferentes disciplinas, tradições e perspectivas contemporâneas dos estudos da linguagem. O livro foi dividido em duas partes: A primeira parte intitulada [re]discutir texto e gênero, contém 4 capítulos que tratam de texto e textualidade, ambientes de hipermídia, didatização dos gêneros textuais e a ressignificação no campo literário dos construtos "texto, textualidade e contexto". A segunda parte, intitulada [re]discutir questões de análise do discurso, é comporta por 3 capítulos que tratam das relação entre discurso e análise do discurso, entre história e discurso e entre discurso e ideologia.

Cadernos de Linguagem e Sociedade

Cadernos de Linguagem e Sociedade (CLS), 9 (1) e 9 (2) 2008

CLS é um periódico multidisciplinar publicado pelo Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (Nelis/Ceam) e Programa de Pós-Graduação em Linguística (ppgl) da Universidade de Brasília, em parceria com a Thesaurus Editora (Brasília). Tem como principal objetivo a publicação de pesquisas relevantes cujo foco seja as relações entre o discurso, o texto e as ciências sociais. O volume 9 (1) traz 5 artigos de pesquisa e 5 resenhas, e o volume 9 (2), 4 artigos de pesquisa e 5 resenhas, além de uma entrevista com Teun van Dijk.

Educação, linguagem e Ciência: Práticas de Pesquisa

BEZERRA, Benedito; MEDEIROS, Mário (orgs.). Educação, linguagem e Ciência: Práticas de Pesquisa.
Editora: Recife: EDUPE, 2009.

Os trabalhos contidos neste volume resultam de pesquisas acadêmicas realizadas em torno de três grandes eixos. O primeiro diz respeito à Educação, pensada aqui tanto em seus aspectos mais gerais e sociais como de forma mais aplicada; o segundo, constituído pela Linguagem, está representado por trabalhos em Literatura e em Linguística, com destaque para a análise dos gêneros textuais em ambiente digital; o terceiro apresenta trabalhos relacionados com o que aqui denominamos genericamente de Ciência. A obra atende a um amplo espectro de interesses acadêmicos, abrangendo temas atualíssimos em áreas como as ciências da educação, ciências da linguagem, estudos literários, estudos socioambientais e ciências da saúde, e locais. O livro será de grande valor para pesquisadores nas diversas áreas enfocadas, mas também para professores, alunos e demais interessados em conhecimentos, por um lado, firmemente ancorados em pesquisa, e por outro, indissoluvelmente conectados com a realidade em seus diversos aspectos.

Espelho, espelho meu

MEDRADO, Betânia Passos. Espelho, espelho meu: um estudo sociocognitivo sobre a conceptualização do fazer pedagógico em narrativas de professoras. Recife
Editora: EDUFPE, 2008 - 283p.

A partir de relatos de experiências vividas por quatro professoras de língua inglesa, a autora busca desvelar como as mesmas constroem seu conhecimento através dos sentidos que atribuem à sua prática. Por conseguinte, as professsoras pesquisadas foram incentivadas não só a refletirem sobre a sala de aula, mas também a examinar e questionar, sob diversos prismas, princípios implícitos às suas atitudes diárias .

Linguagem e Educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais.

Lília Santos Abreu-Tardelli, Vera Lúcia Lopes Cristóvão (orgs.) - Posfácio de Joaquim Dolz
Editora: Mercado das Letras
ISBN: 978-85-7591-115-0

Os trabalhos na linha teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo realizados no Brasil nos últimos anos têm sido decisivos para a constituição das grades curriculares no nível do sistema educacional nacional e dos sistemas estaduais. O papel de Anna Rachel Machado como pioneira do interacionismo sociodiscursivo no Brasil é indiscutível. Falar de interacionismo sociodiscursivo supõe pôr em evidência o papel essencial da linguagem no desenvolvimento humano. Para poder pensar sozinho, para poder construir-se como um, necessitamos dessa ferramenta coletiva que é a linguagem. Nesse marco, o trabalho empreendido por Anna Rachel Machado é um trabalho de envergadura, em que a atividade humana é vista através da atividade de linguagem, não se questionando unicamente o ensino e a aprendizagem mas também o papel da linguagem no trabalho e na aprendizagem.

Análises de fala-em-interação-institucional: a perspectiva da análise da conversa etnometodológica

Letícia Ludwig Loder e Neiva Maria Jung (orgs.)
Editora: Mercado de Letras
ISBN: 978-85-7591-116-7

A presente obra tem continuidade com o livro Análises de fala-em-interação institucional: a perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica lançado anteriormente, em que se apresentam análises de interações em cenários institucionais específicos (particularmente o jurídico e o escolar), sempre a partir de dados originalmente em português brasileiro. Tratam-se, portanto, de obras complementares.

Langage, objets enseignés et travail enseignant

Ouvrage coordonné par Sandra Canelas-Trevisi, Marie-Cécile Guernier, Glaís Sales Cordeiro, Diana-Lee Simon.
Editora: ELLUG, Université Stendhal, Grenoble
ISBN: 978-2-84310-144-1

Les études réunies dans le présent ouvrage abordent des questions concernant le travail enseignant, les objets enseignés en classe et le rôle du langage dans les activités d’enseignement-apprentissage selon des points de vue différents. Dans la première partie, les concepts d’action, d’activité et d’agir sont mis à l’épreuve de l’analyse de situations de travail. Ensuite, sont présentées des analyses de données récoltées en classes à partir du cadre théorique de l’interaction (partie II) et de la théorie de la transposition didactique (partie III). La partie IV est centrée sur l’enseignant et l’ajustement de ses gestes professionnels aux gestes d’étude des élèves dans une approche comparatiste. La dernière partie thématise plus directement l’agir des apprenants.

Minidicionário do discurso eletrônico-digital

COSTA, S. R. Minidicionário do discurso eletrônico-digital. Belo Horizonte:
Editora: Autêntica, 2009.

Este é o primeiro volume da série Minidicionários de Gêneros Textuais que apresentamos aos leitores: o Minidicionário do discurso eletrônico-digital. Aqui estão listados em verbetes os principais e-gêneros que circulam no discurso eletrônico-digital. O livro traz ainda reflexões introdutórias sobre as relações discursivas, enunciativas, estilísticas e pragmáticas existentes entre as novas tecnologias, suas ferramentas e suportes, modos de comunicação, espaços/ambientes enunciativos, gêneros textuais emergentes da/na realidade virtual e os termos já existentes na realidade real.

O Ensino de Inglês como Língua Estrangeira: Estudos e Reflexões II.

SARMENTO, Simone; FREITAS, Ana Luiza. (org.). O Ensino de Inglês como Língua Estrangeira;Estudos e Reflexões.
Editora: ediPUCRS
ISBN: 978-85-7430-870-8

A obra, muito mais do que apresentar uma coletânea de preciosas contribuições de pesquisadores e educadores da área do ensino de línguas estrangeiras, celebra duas décadas de uma saudável associação de professores, a APIRS – Associação de Professores de Inglês do Rio Grande do Sul. Os artigos acadêmicos selecionados valorizam ainda mais o papel do profissional que, além de contribuir para o desenvolvimento de futuros educadores do ensino de línguas, incentiva-os a participar, a somar e a compartilhar suas experiências de forma reflexiva e atual.

Análises de textos e de discursos

Motta-Roth, D. ; Cabañas, T. ; Hendges, G. R. (Orgs.). - Análises de textos e de discursos: Relações entre teorias e práticas. - Santa Maria: PPGL - dez/2008, 274 p.

Como se faz leitura crítica? Que discursos e textos constituem nossas vidas? Que discursos e textos podem ser analisados? Como se faz isso? O que pode ser interpretado como expoente linguístico ou contextual em uma análise de discursos e textos? Essas são algums das questões para as quais este livro sugere respostas. Escrito para aqueles que se interessam pela reflexão sobre o poder simbólico das linguagens escrita e visual.

O gênero entrevista pingue-pongue: reenunciação, enquadramento e valoração do discurso do outro.

SILVA, Nívea Rohling da. O gênero entrevista pingue-pongue: reenunciação, enquadramento e valoração do discurso do outro.
Editora: Pedro & João Editores, 2009
ISBN: 978-85-99803-63-9

Este livro apresenta uma análise bakhtiniana do gênero entrevista pingue-pongue, do jornalismo de revista. A obra busca contribuir para a ampliação do campo de pesquisas de gênero e, desse modo, corroborar para a reflexão da inserção dos gêneros em contexto de ensino de língua materna. O estudo apresentado no livro sobre a entrevista pingue-pongue traz contribuições importantes para vários campos do conhecimento científico, especialmente a Linguística Aplicada e o Jornalismo.

Linguística textual: perspectivas alemãs

Hans Peter Wieser e Ingedore G. Villaça Koch (orgs.)
Editora: Nova Fronteira / Lucerna

Com a publicação desta coletânea de textos que se distinguem na imensa produção científica da Linguística textual em língua alemã, o público brasileiro tem, pela primeira vez, a oportunidade de conhecer, diretamente e de uma maneira não trivial, os conceitos teóricos, os métodos e os resultados das principais linhas de pesquisa seguidas pela comunidade acadêmica à qual pertencem alguns dos fundadores da Linguística do texto.

Jogando com as vozes do outro

Nascimento, Erivaldo Pereira do. Jogando com as vozes do outro: argumentação na notícia jornalística. João Pessoa.
Editora: Editora Universitária da UFPB 2009
ISBN: 9788577453351

Este livro faz um estudo sobre as estratégias de argumentação presentes no gênero textual/discursivo Notícia Jornalística. Seu principal objetivo é desmistificar a pretensa neutralidade e objetividade do referido gênero. Considerando que a argumentatividade é inerente à linguagem humana, pressuposto de Ducrot e colaboradores, o autor do livro faz uma revisão teórica da polifonia (cap. 1) e da modalização (cap. 2) para provar como essas estratégias semântico-argumentativas são marcas de subjetividade no gênero notícia (cap. 3 e 4).

Linguística aplicada

PEREIRA, R. C. M.; ROCA, P. (Orgs.) Linguística aplicada, São Paulo.
Editora: Contexto, 2009

O livro apresenta capítulos introdutórios sobre questões gerais, como a história e a evolução da Linguística Aplicada no último século e as tendências teórico-metodológicas no Brasil. Entre os estudos, há tanto aqueles que se situam na tradição dos trabalhos em Linguística Aplicada como os que se situam nos domínios de fronteira, ou seja, remetem às tendências transdisciplinares, abordando questões sobre escrita, gêneros textuais e perspectivas de letramentos.

Interação, Gêneros e Letramento

Adair Vieira Gonçalves e Milene Bazarim. Interação, Gêneros e Letramento: a (re)escrita em foco
Editora: Claraluz, 2009.

Este livro tem como foco o ensino da escrita, com ênfase para os processos de (re)escrita. Os trabalhos reunidos apresentam e discutem diferentes instrumentos de que o professor, em qualquer nível de ensino, pode lançar mão para fazer intervenções nas produções dos alunos, tais como bilhetes orientadores, listas de controle, orientações dadas oralmente a cada aluno. No livro adotamos uma visão processual da escrita e uma concepção de ensino em que as atividades são organizadas e articuladas, quer através de sequências didáticas (SD), quer através de projetos de letramento.

Gêneros Textuais - Da didática das línguas aos objetos de ensino

NASCIMENTO, Elvira Lopes (org.)
Editora: Clara Luz

Esta obra se inscreve no campo aplicado dos estudos da linguagem e reúne trabalhos sobre o trabalho didático com gêneros textuais. A obra é dirigida a professores em formação nos cursos de Letras e Pedagogia e em formação continuada, apresentando uma coletânea de ensaios com os quais busca contribuir para o ensino de língua portuguesa e a formação de professor na perspectiva textual-discursiva. Dentre os trabalhos aqui apresentados encontra-se a contribuição para a proposta de reorganização da disciplina intitulada Didática das Línguas, de autoria de Joaquim Dolz e colaboradores, apresentando discussão sobre a organização e o planejamento curricular em suas relações com o processo de apropriação de gêneros configurados em textos que os atualizam. Todos os trabalhos aqui reunidos se sustentam na reflexão em que se busca contemplar as demandas atuais de recursos de letramento escolar possibilitadas com o trabalho didático sobre gêneros textuais, buscando respostas para questões relacionadas à articulação entre gênero, práticas sociais e objetos escolares.

Letramentos Múltiplos - Agentes, práticas, representações

Maria do Socorro Oliveira, Angela B. Kleiman
Esta coletânea de artigos apresenta diferentes estudos sobre o letramento e a formação do professor resultantes de um projeto colaborativo de pesquisa entre o Grupo Letramento do Professor da Unicamp e o Grupo Letramento e Etnografia da UFRN. A meta a ser alcançada com a descrição de pessoas, ações e atividades em situações em que se lê e se escreve inclui um melhor entendimento do impacto do letramento na vida social e constitui o início de um processo a ser assumido pela academia, pelo professor e, um dia, pelas próprias comunidades de aprendizes, para melhor ensinar a língua escrita e pô-la a serviço dos seus usuários.

Docência da Língua Portuguesa: Experiências Contemporâneas

LEAHY-DIOS, Cyana (org.)
Editora: C. L. Edições - 2008

O SIMELP da Universidade de São Paulo (USP), o 1º Congresso Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, aconteceu no campus da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, de 01 a 05 de setembro de 2008. Esse marcante acontecimento de pesquisa acadêmica internacional consistiu de palestras, conferências e simpósios temáticos (SLP). Reunimos aqui os pesquisadores que se apresentaram no SLP 03 (3º Simpósio da Língua Portuguesa), intitulado O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E SEU PAPEL NO ENSINO: EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS. Cada texto expressa uma visão particular sobre o tema. Dois dias de diálogos propiciaram chances de reflexões variadas sobre: o poder simbólico no trajeto pedagógico de estudantes do curso de Letras; textos literários, discursos e textos midiáticos nas aulas de LP e no contexto escolar; produção textual como processo de interlocução; o ensino de leitura apoiado nas leituras docentes; leitura, analfabetismo funcional e educação formal; a transposição de saberes no ensino da Língua Portuguesa, incluindo o uso de atividades lúdicas; a construção de aprendizagens significativas no gênero discursivo narrativo visual; e, como síntese e fechamento do SLP 03, novos olhares de trabalho sobre uma gramática inteligente na leitura e produção de textos. Assim, aproveitamos este espaço para repassar para novos leitores – e seus múltiplos olhares – o conjunto de nossas propostas, idéias e tentativas de reflexão sobre o ensino de português em tempos e espaços contemporâneos. Sob a responsabilidade de cada autora, de cada autor.

Lectura y escritura. Un problema asunto de todos/as

Paula Carlino, Silvia Martínez (coords). Educo – Universidad Nacional del Comahue - 1º edición 2009
ISBN: 978-987-604-123-2

Un aporte sustantivo a la formación de docentes, un material inspirador de experiencias similares y un utensilio para el trabajo en las aulas de profesores de todos los espacios curriculares. El libro muestra cómo escribir y leer sirven para enseñar y aprender cada materia al mismo tiempo que docentes y alumnos siguen aprendiendo a leer y a escribir.

Dicionário de gêneros textuais

COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Eis aqui uma obra que apresenta um rol dos principais gêneros escritos e orais, com suas definições e características. O critério para a escolha dos verbetes e artigos – cerca de 500 – se orientou no princípio da diversidade ou da heterogeneidade dos gêneros. Aqui, o leitor vai encontrar gêneros escritos e orais clássicos, já consagrados pelos discursos literário, jurídico, religioso e cotidiano, assim como verbetes ou artigos de gêneros emergentes, como os do discurso eletrônico e digital, ainda geradores de polêmica classificatório-tipológica. Com caráter pedagógico, esta obra define e caracteriza os termos de forma simples e objetiva, tornado este um dicionário útil na práxis cotidiana de estudantes, profissionais e demais interessados. Para isso, ele traz definições, características, informações, correlações dos principais gêneros escritos e orais que circulam nas várias esferas sociais e culturais, passadas e presentes.

Letramentos múltiplos: escola e inclusão social

ROJO, Roxane.
Editora: Parábola Editorial

Este livro se dirige a leitores interessados na educação linguística, especialmente a professores de língua portuguesa. Em seis capítulos, Roxane Rojo aprofunda uma necessária reflexão sobre conceitos como alfabetização, alfabetismo, alfabetismo funcional, diferenciando-os do conceito de letramento e de seus desenvolvimentos posteriores, configurados no conceito de letramento[s] ou de letramentos múltiplos. A discussão está conjuntamente tecida com a questão do fracasso /(in)sucesso escolar e da exclusão/inclusão social e do que isso acarreta em termos de letramentos e de cidadania. O que é mais original em comparação a outras obras do mesmo tema é o tratamento dado aos múltiplos letramentos. O que é útil é a sistematização de um conjunto de conhecimentos que renova a prática didática, ao reunir conceitos e informações dispersos na literatura do campo.

Os gêneros de texto no dia-a-dia do Ensino Fundamental

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CAMPANI-CASTILHOS, Daiana; DREY, Rafaela Fetzner
Editora: Mercado de Letras

Nosso livro, escrito por professoras de língua materna que acreditam que a escola tem uma tarefa no ensino-aprendizagem da língua, oferece aos professores em atuação e também em formação sugestões de como trabalhar, em sala de aula, diferentes gêneros textuais, a fim de que você possa auxiliar seus alunos no desenvolvimento de efetivas competências relacionadas à leitura e à produção de textos pertencentes a esses gêneros.

Gêneros e Sequências Textuais

BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (Orgs.)
Editora: EDUPE

As pesquisas sobre gêneros textuais têm se desenvolvido sobremaneira especialmente nas duas últimas décadas, no Brasil e no âmbito internacional. Apesar disso, textos e autores fundamentais para os estudos de gêneros textuais continuam inéditos em nosso país, sendo essa a principal contribuição deste volume, ao publicar pela primeira vez em português trabalhos que serão essenciais para pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais pessoas interessadas no fenômeno dos gêneros e sequências textuais. A obra apresenta nove textos indispensáveis para a compreensão das noções de gêneros e sequências textuais, os quais proporcionam uma discussão aprofundada de questões teóricas e metodológicas importantes nesse campo. Pelo menos três campos disciplinares estão contemplados nesta coletânea: a lingüística textual de orientação discursiva ou pragmática, a semiótica e, sobretudo, a sócio-retórica, para a qual convergem as principais constatações que embasam os pressupostos das pesquisas que se desenvolvem hoje na Análise de Gêneros. De modo geral, os diversos capítulos abordam problemas relativos aos conceitos e aos procedimentos de pesquisa que entram em cena na análise de gêneros e na descrição de seqüências textuais, contribuindo para preencher uma lacuna ainda bastante sensível nessa área.

Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales

BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J.C; SOUSA, S.C.T (Org.)
Editora: Autêntica

Este livro – apoiado nos trabalhos do professor e pesquisador inglês John M. Swales – contém importantes princípios teóricos e metodológicos [...] que auxiliam a compreensão das formas em que os gêneros textuais se apresentam e das funções que exercem em diferentes contextos de uso. Em seus 11 capítulos o livro apresenta com clareza: a) subsídios para o entendimento da teoria e do método de análise, b) estudos que privilegiam a análise da organização retórica e a consequente função de gêneros textuais, incluindo resumos de dissertações e teses, resenha crítica acadêmica, carta-consulta, editoriais de jornal, depoimento on-line e c) estudos que contemplam diferentes comunidades discursivas, incluindo a comunidade jurídica e comunidades virtuais da Internet.

Gêneros de textos: caracterização e ensino

TRAVAGLIA, L.C.; FINOTTI, L. H. B.; MESQUISTA, E. M.C. (orgs.)
Editora: EDUFU

Este livro foi pensado para o leitor que objetiva mergulhar no fascinante universo dos gêneros textuais. Refletindo sobre os interesses do leitor que tenha esse perfil é que trabalhamos no sentido de lhe oferecer diversificadas informações relativas aos gêneros, tanto no que respeita aos aspectos lingüístico-formais, como, e principalmente, aos textuais-discursivos. Além desses aspectos, há ainda a consideração da relação entre gêneros e ensino de Língua Portuguesa.
Assim, se você se identifica com alguma dessas discussões que Gêneros de texto: caracterização e ensino suscita, esta será, certamente, uma leitura útil e prazerosa. Informações: http://www.edufu.ufu.br

Relações e saberes na escola: os sentidos do aprender e do ensinar

DIEB, Messias (Org.).
Editora: Autêntica

Este livro analisa o modo como a escola trata, entre outras coisas, as práticas discursivas, principalmente escritas, com as quais media a construção do saber. Discute ainda sobre os gêneros que circulam pelo universo digital e que hoje adentram as salas de aula. De acordo com o posfácio de Bernard Charlot (Universidade de Paris 8 / UFS), a obra não diz o que falta aos alunos da escola rural ou da EJA, ou aos que não conseguem ler, ou ainda aos que escrevem em internetês, mas qual é o seu mundo, qual é a sua atividade no mundo.

Linhas e entrelinhas: leitura na sala de aula

FLÔRES, Onici C. (Organizadora); PONTIM, Deorides; MOLINA, Jorge; GABRIEL, Rosângela; HELLER, Sabrine; BROCCHETTO RAMOS, Flávia; VOLMER, Lovani; SCHERER, Lilian C.; TOMITCH, Lêda e PELLANDA, Nize.
Editora: EDUNISC

Este livro apresenta aos profissionais interessados na investigação a respeito de leitura, mas, sobretudo, aos professores de Ensino Fundamental e Médio, reflexões e sugestões de trabalho no contexto escolar. Sua marca é a proposição de uma interface entre Linguística e Literatura, abordando lado a lado os conceitos de compreensão e interpretação e destacando o papel do leitor e a importância de sua participação ativa na construção do sentido do texto.

Estudio descriptivo multilingüe del resumen de patente: aspectos contextuales y retóricos

LUMERAS, Maite Aragonés.
Editora: Peter Lang

Este libro pretende aportar una contribución al estudio comparativo multilingüe de resúmenes de patente (RP) para el traductor outsider. ¿Guarda el género textual una relación con la estrategia de traducción? ¿Cuáles son las competencias que debe desarrollar el traductor de patentes? La autora rompe moldes al incidir en la importancia del contexto de producción de RP para el análisis textual previo a la traducción. La originalidad del enfoque radica tanto en la inclusión de textos chinos como en la delimitación de factores extratextuales decisivos para la lectura y la toma de decisiones lingüísticas. ¿Se puede objetivar el análisis (con)textual previo a la traducción? ¿Son relevantes las variables disciplina y lengua para la traducción especializada? Para contestar a estas preguntas, es preciso deshacerse de la visión dualista que ha desconcertado hasta la fecha al traductor. ¿La solución propuesta? Adoptar una perspectiva integradora que tome en cuenta los propósitos comunicativos y las intenciones de los participantes, así como las expectativas de los mismos en pos de garantizar una comunicación exitosa entre los múltiples interventores.

Letramentos na web: gêneros, interação e ensino

ARAÚJO, J.C; DIEB, M. (Org.). Letramentos na web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
Edições UFC
ISBN: 9788572823289

O livro reúne vários artigos baseados em pesquisas recentes sobre novos letramentos com foco em gêneros digitais, interação e ensino. Os trabalhos incluídos neste volume são resultados das reflexões produzidas pelos participantes do grupo de pesquisa Hiperged, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, além da participação de Ilana Snyder, da Monash University, Austrália. O livro tem por objetivo suscitar reflexão sobre letramentos e o uso da tecnologia em contextos educacionais tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Portanto, os textos que o compõem nos ajudam a entender melhor o mundo digital e a pensar formas de realmente incorporá-lo ao universo educacional do qual ele precisa fazer parte e para o qual ele tem muito a contribuir.

Coleção Luiz Antonio Marcuschi

Marcuschi, Luiz Antonio. Coleção Luiz Antonio Marcuschi
Edidora: PPGL-UFPE

A Coleção Luiz Antônio Marcuschi é um projeto da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco que busca destacar a importância da produção acadêmica do professor Luiz Antonio Marcuschi em seus mais de 30 anos de carreira. Integram a Coleção quatro produtos distintos - 3 livros e um DVD - organizados em forma de box.

Gênero Textual, Agência e Tecnologia de Carolyn R. Miller

Miller, Carollyn R. Gênero Textual, Agência e Tecnologia
ISBN: 9788573155723

Segundo Miller, dos três conceitos em destaque na coletânea, a tecnologia é o mais singular. O gênero e a agência são conceitos que direcionam a nossa atenção ao padrão, à convenção, à ação, ao caráter e à comunidade - conceitos há muito já reconhecidos como essenciais à análise retórica. A tecnologia, no entanto, tem servido, no máximo, como um 'análogo', como uma base para comparação com a visão instrumental da retórica como technê. Carolyn Miller usa a tecnologia de duas maneiras analíticas diferentes: primeiro, para testar explicitamente o papel do meio de comunicação e, em segundo, para testar nossas intuições e suposições sobre o que significa para os humanos sermos "seres que, por natureza, respondem a símbolos".

A charge virtual e a construção de identidades de Helga Vanessa Assunção de Souza

Souza, Helga Vanessa Assunção de. A charge virtual e a construção de identidades.
ISBN: 9788573155679

Este livro tem por finalidade apresentar aos leitores, como as Charges Virtuais, especificamente, as do autor Mauricio Ricardo (www.charges.uol.com.br), tomando por base a Análise Crítica do Discurso e a análise multimodal, constituem um rico material para investigar a construção de identidades sociais.


Autores e editores interessados em lançar obras publicadas em 2008 e 2009 na temática do evento devem contatar a Comissão Organizadora e enviar ao e-mail acirmario@yahoo.com.br arquivo em formato .jpg com a capa do livro, referência bibliográfica completa e pequena descrição (50 palavras).
Obras que não estejam relacionadas à temática do evento não serão consideradas.













 
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