Institucional
 Ensino
 Pesquisa e Inovação
 Extensão
 Vida Acadêmica
 
Página Inicial
O Museu
Museu Interativo e Itinerante de Ciências
Áreas de Atuação              
Visitação

Serpentário

 
 
Telefone: (54) 3218-2142

   


 
 

Botânica
Herbário

O Herbário da Universidade de Caxias do Sul (HUCS) foi criado em outubro de 1983 e no ano seguinte foi incorporado ao Museu. Reúne uma coleção com cerca de 18 mil exsicatas (exemplar de planta desidratada utilizada para estudos e pesquisas) procedentes de coletas, especialmente na região nordeste do Rio Grande do Sul, e de permutas nacionais e internacionais. Abriga exemplares valiosos pela sua importância científica e histórica, como uma coleção de 500 exemplares coletados por Karl Juergens, geógrafo e botânico europeu, que esteve no RS no início do século XX, e vários isotipos - exemplares que deram origem à primeira descrição de uma espécie, que possuem significativo valor científico, histórico e comercial.

O Herbário da UCS mantém intercâmbio com outros importantes herbários, jardins botânicos, hortos e museus do Brasil, Europa e América, o que torna possível empréstimos e permutas de exemplares, utilizados nos estudos de pós-graduação de pesquisadores da UCS, e vice-versa.

Saiba mais sobre os Herbários

Palinologia

O setor de Palinologia do Museu de Ciências Naturais atua no estudo da flora polínica da região de Caxias do Sul com o projeto Calendário Polínico e Fúngico de Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil (AEROBIOL).

Diversos trabalhos têm sido realizados nos últimos anos, em diferentes zonas urbanas, com o objetivo de estudar a flora polínica e fúngica, considerando as elevadas concentrações que alcançam na atmosfera e os processos alérgicos que produzem na população, além do interesse nas áreas de agricultura e meio ambiente.

Caxias do Sul, localizada na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, está a uma altitude de 780 metros e apresenta clima temperado, com temperaturas médias de 16ºC e umidade relativa do ar de 80%. Uma parcela significativa da população apresenta crises alérgicas, em determinadas épocas do ano em que estão envolvidos elementos polínicos e fúngicos, constatados através de testes cutâneos.

O projeto de pesquisa intitulado Calendário Polínico e Fúngico de Caxias do Sul , realizado dentro do Programa de Doutorado em Biologia Ambiental, um convênio entre a UCS e a Universidade de Léon, possibilitou, pela primeira vez, a realização de estudos que irão identificar as categorias polínicas e fúngicas presentes na atmosfera de Caxias do Sul. A coleta dessas substâncias é feita através do aparelho de sucção Burkard Manufacturig de fabricação inglesa, cedido pela Universidade de Léon.

Através das informações do Calendário Polínico e Fúngico pode-se facilitar o diagnóstico, tratamento e prevenção de alergias.


 
     
 
Enviar por e-mail Imprimir a Página Atual
   UCS : Museu : Áreas de Atuaç... : Botânica : Botânica