Veja como foi o desempenho dos cursos de graduação no ENADE 2008.

A análise dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2008, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação, mostra que os cursos de graduação da UCS, avaliados nesta edição, registraram conceitos muito bons. Os 33 cursos avaliados ficaram com Conceito Preliminar de Curso (CPC) nas faixas 4 e 3 (que variam de 1 a 5).

O Conceito Enade reflete a média obtida pelos estudantes e o CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade e o próprio IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que aponta o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de considerar outras variáveis, como a formação do corpo docente, a infraestrutura e a organização didático-pedagógica do curso.

Para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o CPC é parâmetro para a renovação do reconhecimento dos cursos. Os resultados obtidos pelos cursos da UCS indicam que nenhum deles deverá ser submetido a avaliação de comissões do MEC.

Veja o CPC dos cursos de graduação da UCS avaliados em 2008.

O coordenador de Ensino da UCS, professor Roberto Mandelli, destaca que 11 cursos da Universidade - Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automatização Industrial; Engenharia Ambiental; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia de Materiais; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Geografia, História e Matemática - registram CPC que os classifica entre os 10 melhores avaliados no país dentre as universidades privadas. Entre as universidades privadas gaúchas, o conceito obtido por nove cursos os coloca entre os três melhores no Estado.

"Estes conceitos são parâmetros importantes porque revelam a qualidade do ensino. E este resultado colabora na nossa análise dos projetos pedagógicos dos cursos, se estão adequados e alinhados com as diretrizes curriculares nacionais", ressalta Mandelli. Ele destaca a importância da participação dos alunos no Enade. "Ao participar da prova o aluno tem a sua nota e acrescenta esse conceito no seu currículo. Entretanto, ele deve ter em mente que o seu desempenho no exame contribui para o conceito global do curso. Por isso é importante que os estudantes se comprometam com a realização do Enade".

Próximo Enade
A prova do Enade 2009 será no dia 8 de novembro. Cerca de 8.300 alunos da UCS, entre ingressantes e concluintes de diversos cursos, estão aptos a realizar a prova. A partir de 26 de outubro, o MEC divulgará o local da prova.

Relação dos estudantes da UCS que devem fazer a prova do Enade 2009

 
 
 
Últimas notícias