Laboratório de Pedagogia incentiva o aspecto lúdico nas atividades de ensino-aprendizagem.

Quando alguém escolhe ser professor, seja na educação infantil ou no ensino superior, já sabe que terá de munir-se de recursos para atrair a atenção do aluno e manter continuadamente uma atuação que seja facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.

Ser criativo em sala de aula demanda uma série de habilidades, que vão da postura corporal e da empostação da voz até a saber utilizar adequadamente os materiais pedagógicos e os modernos recursos tecnológicos. A utilização dos recursos pessoais ou de materiais que instigam a curiosidade e a criatividade dos alunos faz parte do currículo dos cursos de pedagogia e das licenciaturas, que preparam professores para atuar das séries iniciais até o ensino médio.

A importância do lúdico
Na UCS, o Laboratório de Pedagogia é um espaço que possibilita ao estudante conhecer e experimentar os diferentes recursos didático-pedagógicos disponíveis para auxiliar o professor. Lá estão disponíveis jogos, fantoches, livros, materiais audiovisuais, entre outros, que podem ser utilizados nas atividades com as diferentes faixas etárias.

Muitos desses materiais foram confeccionados pelos acadêmicos da disciplina "Ludicidade na Educação", a partir de sucata. "Às vezes o laboratório tem carência de materiais sobre um determinado tema, como trânsito ou alimentação, então nessa disciplina são pensados e produzidos materiais que passam a integrar o acervo do laboratório", explica a acadêmica de Pedagogia e estagiária do laboratório, Glenda Stimamiglio.

Para a professora Maria Christine Carara, que ministra a disciplina, a introdução do lúdico na vida escolar ajuda a criar condições de ensino e é importante que as atividades não sejam somente orientadas, mas também livres. "Além de um espaço para aprender, as atividades servem como espaços para o lazer, nos quais os alunos não precisam apenas cumprir uma tarefa, mas também encontrem espaço para se expressar livremente. É preciso que os futuros professores tenham, desde já, uma atitude lúdica para poderem propor atividades lúdicas a seus alunos", destaca a professora.

Espaço de formação
O Laboratório de Pedagogia atende a professores e acadêmicos de todos os cursos de licenciatura, independente da área. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia e também do laboratório, professora Zita Canuto, o local é um espaço de formação. "É importante que os alunos frequentem este espaço e busquem aqui um suporte para suas atividades em sala de aula, seja na Universidade, em uma disciplina, ou nas escolas onde fazem estágio. Além disso, é necessário que o futuro professor participe e vivencie a atividade junto com seus alunos, brincando, jogando, interagindo com eles".

O Laboratório de Pedagogia reúne a Sala de Multimeios e a Brinquedoteca e está localizado nas salas 311 e 312 do Bloco E da Cidade Universitária. O empréstimo dos materiais é feito por um período de seis dias, mediante cadastro no laboratório. Dois estagiários do curso de Pedagogia fazem o atendimento, das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 22 horas.

Para o mês de outubro, a coordenação do laboratório já programou uma oficina de criação de materiais com E.V.A., um tipo de borracha resultante de uma mistura de alta tecnologia de etil, vinil e acetato. As aulas serão às quintas-feiras, das 18 horas às 19h30min e os interessados devem se inscrever no Laboratório de Pedagogia. Mais informações na secretaria do CEFE, pelo telefone (54)3218-2156.

Nas fotos de Daiane Nardino, detalhes do laboratório. A acadêmica Glenda (à esquerda) e a coordenadora Zita Canuto mostram alguns dos jogos disponíveis para empréstimo.

 
 
 
Últimas notícias