Curso de Especialização em Medicina do Esporte e do Exercício e em Ciências do Esporte e da Saúde - 4ª Edição
Parceria: Universidade de Caxias do Sul e Universidade Corporativa Mãe de Deus (UCMD)
Caxias do Sul

Disciplinas e Ementas

Fisiologia do Exercício (60 horas-aula)
Ementa: Metabolismo e administração de energia durante o exercício. Fisiologia do músculo esquelético. Fisiologia do exercício e ajustes integrais aos sistemas cardiorrespiratório e endócrino-metabólicos. Consumo máximo de oxigênio. Limiar anaeróbico. Potência aeróbica. Potência anaeróbica. Capacidades funcionais motoras, relação com as etapas de crescimento e desenvolvimento das crianças. Particularidades fisiológicas com a criança e terceira idade. Desenvolvimento da força muscular e da resistência.

Avaliação Funcional e Controle do Treinamento Esportivo de Alto Rendimento (30 horas-aula)
Ementa: Metodologia e planejamento do treinamento desportivo. Controle biológico do treinamento diário do desportista. Valorização morfofuncional do atleta. Cineantropometria. Exame de Campo e de Laboratório do Metabolismo Aeróbico e Anaeróbico. Informação aos treinadores. Princípio de Individualização do treinamento. Análises do Planejamento, Prognóstico e Controle Desportivo de uma Temporada. Introdução das Pesquisas no Esporte. Psicomotricidade e Esporte. Nutrição, Suplementos Nutricionais e Programas adequados de aumento e perda de peso corporal. Detecção de Talentos Desportivos. Mulher e Alto Rendimento. Treinamento em Altura Média. Diagnóstico Preventivo da Fadiga Crônica. Mecanismos de Recuperação Biológica. Atualização do Controle de Doping.

Teoria e Planificação do Treinamento Esportivo (45 horas-aula)
Ementa: A análise dos princípios do treinamento desportivo, bem como estudos referentes à periodização do treinamento.

Metodologia de Pesquisa em Medicina e Ciências do Esporte (30 horas-aula)
Ementa: Conceitos básicos de bioestatística e epidemiologia. Vigilância epidemiológica das ECNT. Estudo de causas na investigação epidemiológica. Delineamento comum de pesquisas. Avaliações dos riscos em estudos epidemiológicos. Metodologia de pesquisas em saúde e no esporte.

Nutrição Esportiva (30 horas-aula)
Ementa: Avaliação nutricional do esportista. Composição corporal e esporte de alto rendimento. Classificação dos nutrientes. Princípios de uma nutrição saudável para o rendimento esportivo. Erros relacionados à alimentação. Consumo médio no esporte de alto nível.

Recursos Ergogênicos, Drogas Lícitas e lícitas, Doping e Anti-Doping (15 horas-aula)
Ementa: Ajuda ergogênica e esporte de alto nível. História do doping. Tipos de controle de substâncias e métodos proibidos. Efeitos das substâncias proibidas no aumento do rendimento esportivo e seus efeitos nocivos à saúde. Laboratórios de controle de doping. Seleção de amostras para controle de doping.

Introdução à Biomecânica e Biomecânica Aplicada ao Esporte (30 horas-aula)
Ementa: Princípios básicos da biomecânica. Técnicas usadas em biomecânica: Eletromiografia, cinemetria, dinamometria, termometria e antropometria. Cinética e Cinemática. Propriedades mecânicas dos tecidos e mecanismo das fraturas. Aplicações da biomecânica no esporte.

Psicomotricidade da Criança (15 horas-aula)
Ementa: Conhecimentos básicos e posicionamento teórico da aprendizagem de habilidades motoras. O estudo do desenvolvimento motor. Características gerais e processos especiais da aprendizagem de habilidades motoras.

Psicologia do Esporte (30 horas-aula)
Ementa: Preparação psicológica no treinamento e na competição. Técnicas de intervenção psicológica no âmbito do esporte. Intervenção psicológica nas lesões esportivas. Populações especiais no esporte. Qualidade de vida e exercício físico.

Cineantropometria (15 horas-aula)
Ementa: Definições utilizadas na cieantropometria e índices de proprorcionalidade. Composição corporal. Somatotipo. Importância da cineantropometria na aplicação do controle médico do treinamento e na investigação do esporte. Detecção de talentos desportivos.

Medicina do Exercício e Saúde (60 horas-aula)
Ementa: Enfermidades crônicas não transmissíveis e estresse oxidativo. Prescrição de exercícios físicos para diferentes grupos de Saúde. Fatores de risco, idade e capacidade física inicial. Nutrição e saúde. Obesidade. Diabetes Mellitus e exercício. Cardiopatia isquêmica e FRC. Reabilitação cardiovascular. Eletrocardiografia normal e durante o teste máximo. Asma, DPOC e exercício físico. Envelhecimento: adulto idoso e mulher climatérica. Osteoporose, repercussão do exercício físico e outras patologias.

Introdução à Cardiologia do Esporte (30 horas-aula)
Ementa: Fisiologia básica do exercício. Efeitos do exercício sobre o coração. Interpretação eletrocardiográfica ao exercício. Triagem de indivíduos aparentemente saudáveis. Metodologia dos testes ergométricos. Prevenção da morte súbita na atividade física e esportiva.

Emergência em Medicina do Esporte (30 horas-aula)
Ementa: Diagnóstico de parada cardiorrespiratória. Manutenção da via aérea pérvia. Manobras de ressuscitação cardíaca. Acessos vasculares. Reposição volêmica. Transporte de pacientes graves.

Educação em Saúde (15 horas-aula)
Ementa: Saúde coletiva. Conceito saúde integral do indivíduo. Educação em saúde. Aspectos importantes na prevenção da saúde. Ações de educação, promoção,prevenção, terapêutica, correção e reabilitação. Âmbitos de atuação em Saúde. O profissional e o educador.

Traumatologia do Esporte (30 horas-aula)
Ementa: Morfologia da estrutura músculo-esquelética. Lesões de traumatologias desportivas principais: ossos e tecidos moles. Diagnóstico e prognóstico das lesões. Importância da imagenologia. Tratamento de eleição. Incorporação ao campo de treinamento. Principais tratamentos de fisioterapia e mecanismos de diagnóstico: massagem corporal, ultra-som, corrente de baixa e alta freqüência, laser e cromoterapia. Indicações. Dosificação. Contra-indicação. Plano profilático de lesões.

Imagenologia (15 Horas-aula)
Ementa: Radiologia convencional e intervencionista. Tomografia computadorizada ultra-sonografia. Medicina nuclear. Ressonância nuclear magnética.

Fisiatria e Fisioterapia Esportiva (30 horas-aula)
Ementa: Biologia da cicatrização de lesões esportivas músculo-esquelética. Métodos e técnicas de intervenção. Prevenção de lesões esportivas. Trabalho em equipe multidisciplinar e interdisciplinar.

Disciplinas Teóricas Diferenciadas (45 horas-aula)

Disciplinas para obtenção do título de Especialista em Medicina do Esporte

Cardiologia do Esporte (15 horas-aula)
Ementa: Fisiologia do exercício. Efeitos do exercício sobre o coração. Interpretação eletrocardiográfica ao exercício. Triagem de indivíduos aparentemente saudáveis. Metodologia dos testes ergométricos. Interpretação das respostas hemodinâmicas ao teste ergométrico. Aplicação diagnóstica do teste ergométrico. Aplicações prognósticas do teste ergométrico. Ergoespirometria. Atividade física não-competitiva para a população. Prevenção de coronariopatia. Retorno à atividade física pós-tratamento cardiológico. Alguns aspectos de reabilitação cardíaca. Coração de atleta. Aspectos cardiovasculares da criança atleta. Prevenção da morte súbita na atividade física e esportiva.

ECG (15 horas-aula)
Ementa: Interpretação eletrocardiográfica ao exercício. Prevenção de coronariopatia. Prevenção da morte súbita na atividade física e esportiva.

Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (15 horas-aula)
Ementa: Hipertensão arterial sistêmica. Cardiopatia isquêmica. Cardiopatia congênita. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Asma brônquica. Fibrose pulmonar. Reabilitação cardiovascular. Reabilitação pulmonar.

Fisioterapia Esportiva (15 horas-aula)
Ementa: Biologia da cicatrização de lesões esportivas músculo-esquelética. Métodos e técnicas de intervenção. Prevenção de lesões esportivas. Trabalho em equipe multidisciplinar e interdisciplinar.

Psicologia Aplicada do Esporte (15 horas-aula)
Ementa: A competição de alto nível- níveis de ansiedade e depressão. Vitórias e fracassos: fatores psicológicos associados. Manejos psicossociais de comissão técnica. Transtornos de conduta dos atletas fora de contexto esportivo. Psicologia aplicada às lesões. Psicopatologia nas lesões.Agressão e violência no esporte. Fatores psicológicos envolvidos no doping.



 
   UCS : Pós-Grad... : Formação... : Saúde : Caxias d... : Medicina... : disciplina...