Projetos de Pesquisa

Projetos Finalizados

Conhecimento sobre os fatores de risco e sinais de alerta do Acidente Vascular Encefálico na população de Caxias do Sul (2005 – 2007)
Resumo: este projeto visa avaliar o conhecimento da população de Caxias do Sul sobre doença cerebrovascular (fatores de risco, sinais de alerta), bem como identificar as variáveis associadas ao conhecimento insuficiente sobre essa patologia. Delineamento transversal, baseado na aplicação de questionários estruturados sobre doença cerebrovascular.

Atitudes e preconceitos em relação à epilepsia em Caxias do Sul (2005 – 2007)
Resumo: avaliação do conhecimento sobre epilepsia na população geral de Caxias do Sul, em Universitários e em Acadêmicos de Medicina. O projeto visa também identificar mitos e preconceitos em relação aos pacientes com epilepsia na sociedade. Na avaliação dos estudantes de medicina, o projeto visa verificar se as informações recebidas durante o curso médico diminuem as atitudes negativas em relação aos pacientes com epilepsia. Delineamento transversal através da aplicação de questionários estruturados.

Prevalência de Cefaléias Primárias, Depressão e Distúrbios do Sono em Adultos Jovens (2006 – 2008)
Resumo: o projeto tem como objetivos verificar a prevalência de cefaléia, depressão e distúrbios do sono em adultos jovens, bem como identificar a associação destas patologias nesta população. Um objetivo secundário do projeto é efetuar a validação da versão Brasileira do Mini Sleep Questionnaire. Delineamento transversal através da aplicação de questionários estruturados em universitários da UCS.

O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem sobre a sua doença? (2006 - 2008)
Resumo: este projeto visa verificar a percepção e o conhecimento dos pacientes que estão realizando reabilitação física devido à doença cerebrovascular. Através de uma abordagem qualitativa, pretendemos identificar as razões de lacuna no tratamento adequado do acidente vascular encefálico no Brasil. Delineamento transversal, através de entrevistas e análise qualitativa dos dados.

Prevalência de lombalgia em estudantes de medicina e de fisioterapia (2007 - 2009)
Resumo: alguns estudos na literatura demonstram uma elevada prevalência de lombalgia em fisioterapeutas. Boa parte destes profissionais relata que o início da dor ocorreu durante o curso de graduação. O objetivo deste estudo é verificar a associação entre o estudo de graduação em fisioterapia e dor lombar. Os estudantes de medicina serão o grupo comparativo. Os objetivos secundários deste projeto são: verificar o nível de atividade física em estudantes de medicina e fisioterapia; verificar se os estudantes da área da saúde (medicina e fisioterapia) com lombalgia possuem menos medos, crenças e atitudes de evitação em relação às atividades física e relacionada ao trabalho.

Eficácia do Projeto Pense Bem na melhora do conhecimento e atitudes de jovens em relação à prevenção do neurotrauma (2007 – 2008)
Resumo: em 1995 a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) criou o Projeto Pense Bem com objetivo de promover a prevenção do neurotrauma na sociedade Brasileira. O principal foco do projeto são os jovens, os quais são abordados por meio de palestras educativas. Nosso objetivo é verificar a eficácia do Projeto Pense Bem, nos moldes propostos pela SBN, na mudança de conhecimento e atitudes dos jovens em relação à prevenção do trauma. Delineamento: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO, CONTROLADO.

Projetos em Andamento

Fatores prognósticos em hematomas intraparenquimatosos espontâneos (2009)
Resumo: este projeto visa identificar as variáveis clínicas e radiológicas relacionadas à mortalidade e incapacidade em pacientes com acidente vascular encefálico hemorrágico. Delineamento: estudo prospectivo com avaliação dos pacientes com hematomas intraparenquimatosos espontâneos admitidos no Hospital Geral de Caxias do Sul.

Fatores de risco, apresentação clínica e desfecho clínico de pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico (2008)
Resumo: o acidente vascular encefálico constitui-se de uma importante causa de morbimortalidade mundialmente, com incidência de 2% da população geral ao ano. O AVE isquêmico, nos Estados Unidos da América, é a terceira doença em causa de mortalidade e a maior causa de invalidez na população. Diversos trabalhos têm sido publicados sobre fatores de risco, fisiopatologia, tratamento e prognóstico dos pacientes. No entanto, desconhecemos dados clínicos e epidemiológicos sobre a região nordeste do Rio Grande do Sul. Portanto, desenvolvemos um projeto de pesquisa que visa conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes internados no Hospital Geral de Caxias do Sul com AVE isquêmico. Pretendemos, com este trabalho muldisciplinar, conhecer o perfil dos pacientes acometidos de AVEi e compreender quais são as principais lacunas deixadas no acompanhamento destes pacientes em nossa região, traçando estratégias a fim de otimizar o tratamento e diminuir a morbidade nestes pacientes, aumentando sua qualidade de vida.

Atitudes dos jovens em relação à prevenção do trauma (2009)
Resumo: apesar da modificação no conhecimento, os jovens não modificam as atitudes após aplicação de uma intervenção educacional baseada no projeto Pense Bem. Este projeto visa identificar as razões por que os jovens não modificam suas atitudes em relação à prevenção do neurotrauma após serem submetidos ao Projeto Pense Bem. Delineamento transversal, através de realização de entrevistas com roteiros semi-estruturados, com abordagem qualitativa dos resultados.

Avaliação prospectiva de pacientes submetidos à cirurgia da coluna por alterações degenerativas (2007)
Resumo: aplicação de instrumentos validados no pré-operatório e no seguimento dos pacientes no período pós-operatório. Os objetivos deste projeto são identificar as variáveis clínicas associadas ao desfecho favorável após tratamento cirúrgico de patologias degenerativas da coluna vertebral. Os pacientes são avaliação em relação ao nível de dor; incapacidade; qualidade de vida; depressão; ansiedade; medos, crenças e atitudes de evitação em relação à atividade física e ao trabalho; satisfação com o tratamento. Delineamento: estudo de corte.


URL: http://www.ucs.br/ucs/centro/cecs/ligas/neurologia/projetos - 18/04/2014 07:35:41
© 2001-2011 Universidade de Caxias do Sul - Todos os direitos reservados
Caxias do Sul - RS - Brasil