História da Educação
| A INTRODUÇÃO DO MÉTODO LANCASTER NO BRASIL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | |
| André Paulo Castanha |
| O Processo de Interiorização da Educação Superior Catarinense | |
| leticia carneiro carneiro aguiar |
| Narrativas de memórias e a pesquisa em história da educação | |
| Regiane Cristina Custódio |
| ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA: A ÉGIDE CULTURAL REPUBLICANA NO DISCURSO OFICIAL DO PARANÁ (1920) | |
| Simone Carlos |
| A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES | |
| ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON |
| O GORJEIO DAS AVES : ALLE VÖGEL SIND SCHON DA... | |
| Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
| Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
| CRECHE, ASSISTÊNCIA E INFÂNCIA: A EDUCACÃO INFANTIL EM FRANCISCO BELTRÃO/PR NA DÉCADA DE 1980. | |
| Caroline Machado Cortelini Conceição, Beatriz Terezinha Daudt Fischer |
| Meninas no Colégio Militar de Porto Alegre | |
| Patrícia Rodrigues Augusto Carra |
| A DIMENSÃO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE PROFESSORES (DOS ANOS 30 AOS ANOS 70) | |
| Sergio Ricardo Pereira Cardoso |
| UM CURRÍCULO PARA OS FILHOS DOS IMIGRANTES ALEMÃES NA DÉCADA DE SETENTA: MEMÓRIAS DE ENTRE RIOS/PR | |
| Manuela Pires Weissböck Eckstein, Solange A. de Oliveira Collares |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: uma relação complexa. | |
| Andrey Felipe Cé Soares |
| PARALELO SUBMISSO ENTRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO | |
| Miguelângelo Corteze, Miguelângelo Corteze |
Didática
| REDESENHANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS | |
| Maria Teresa Cauduro |
| METACOGNIÇÃO: O ELO DE SIGNIFICAÇÃO ENTRE MÉTODO, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM | |
| Camila Comin Bortolini |
Estado e Política Educacional
| REDEFINIÇÕES NO PAPEL DO ESTADO: TERCEIRA VIA, NOVO-DESENVOLVIMENTISMO E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO | |
| Vera Maria Peroni, Maria Raquel Caetano |
| EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL, GERENCIALISMO E AS INFLUÊNCIAS DO SETOR PRIVADO NO PERIODO 2007-2010 | |
| Maria Raquel Caetano |
| AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: REGULAÇÃO E/OU MANCIPAÇÃO | |
| Eliane Maria Cocco |
| RENDIMENTO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA E DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1934/1971) | |
| Berenice Corsetti, Márcia Cristina Furtado Ecoten |
| ENUNCIADOS SOBRE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTINADAS AOS ADOLESCENTES SUJEITOS À LEI | |
| Márcia Cossetin, Ivete Janice de Oliveira Brotto |
| A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE COMO UM DESAFIO. | |
| Sandra Regina Cassol |
| SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: UMA ANÁLISE DESMISTIFICADORA DA IMAGEM DO PROFESSOR HERÓI | |
| JUCELMA CARDOSO CIPRIANO, GIOVANA DA SILVA UGGIONI |
| AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR | |
| Juciani Severo Correa |
| Concepção de Educação Profissional no Estado do Paraná | |
| Janice Rosangela Cardoso Griebeler |
| A gestão escolar e o processo de democratização da escola pública | |
| Shirlei de Souza Corrêa |
| POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS DOCUMENTOS DO BRASIL, ARGENTINA E MERCOSUL EDUCACIONAL | |
| Maria Silvia Cristofoli |
Educação e Infância
| BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NAS PROGRAMAÇÕES DO MÊS DA CRIANÇA: ENTRE A PROTEÇÃO, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO CONQUISTADA | |
| Ana Cristina Coll Delgado, Francine de Vargas da Silva |
| O OLHAR DA CRIANÇA PARA A VIVÊNCIA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
| Tatiane Costa Leite |
| GT7: LÓCUS DE INTERLOCUÇÃO DE INTELECTUAIS CRÍTICOS | |
| Ana Keli Moletta, Névio de Campos |
| CONSENSOS E CONTRAPONTOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E FAMÍLAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Letícia Veiga Casanova, Sandra Vanzuita Silva |
| RETRATOS DE UMA INFÃNCIA CONTEMPORÂNEA: OS BEBÊS NOS ARTEFATOS VISUAIS | |
| Camila Bettim Borges, Susana Rangel Cunha |
Formação de Professores
| A FORMAÇÃO na DOCÊNCIA: processos que tecem trajetórias no Ensino Superior | |
| Rejane Cavalheiro |
| ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE VALORES MORAIS E ÉTICOS NA ESCOLA E PCNS: ESTADO DA ARTE E ALGUMAS IMPLICAÇÕES | |
| Deborah Karla Calegari Alves |
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: NOVAS POLÍTICAS PARA VELHAS PRÁTICAS! | |
| Flávia Fernanda Costa |
| FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM RELATO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENCONTRADAS NOS ANAIS DA ANPED E DO ENDIPE | |
| Taniamara Vizzotto Chaves |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO | |
| Lidiane Gonzaga Chiare, Rita Buzzi Rausch |
| A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO ESTÁGIO CURRICULAR EM HISTÓRIA: MAPEANDO CARACTERÍSTICAS DO DESEMPENHO COMPETENTE NA DOCÊNCIA | |
| Flávia Eloisa Caimi |
| A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS INTERPSICOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DA CAPACIDADE DE CONTROLE SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA | |
| Clarice Vaz Peres Alves, Rafael Fonseca de Castro |
| SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO: A VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Carlos Augusto Candêo Fontanini, Carlos Augusto Candeo Fontanini |
| GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ | |
| marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
| PARFOR E AS INICIATIVAS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ESTADO DE SANTA CATARINA | |
| Franciela Mara Córdova Ransolin |
| POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DO PIBID ENQUANTO POLÍTICA DE PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Silvia Regina Canan |
| OS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA COMO ESPAÇOS DE INTERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUA E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ESCOLA | |
| Taíse Ceolin, Maria Cristina Pansera de Araújo |
| FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE | |
| Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
| TRABALHO DOCENTE: DESDOBRAMENTOS E NOVOS RUMOS PARA A FORMAÇÃO | |
| IEDA MARIA KLEINERT CASAGRANDE, ETIANE FAGUNDES BRAGA BALSAN |
| UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS CULTURAIS MIDIÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO | |
| Elvio Carvalho |
Trabalho e Educação
| INCOMPATIBILIDADES ENTRE JORNADA DE TRABALHO E JORNADA DE APRENDIZAGEM: NÓ GÓRDIO DA EJA | |
| Lígia Regina Klein, Maria Auxiliadora Cavazotti |
| EDUCAÇÃO E POLÍTICA ALTERNATIVAS PARA UMA ÉPOCA HISTÓRICA DE TRANSIÇÃO: APROXIMAÇÕES À TEORIA DE ISTVÁN MÉSZÁROS | |
| Demetrio Cherobini |
| Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo | |
| Marival Coan |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR | |
| Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
| A RELAÇÃO ESPAÇO DOMÉSTICO E O SUCESSO ESCOLAR | |
| Eduardo Agostinho Comassetto |
| O TRABALHO PEDAGÓGICO E AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS | |
| Maria Goretti Quintiliano Carvalho |
Política de Educação Superior
| RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO ENADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | |
| Gabriela Cesa |
| A TEORIA COGNITIVISTA NAS BASES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | |
| Gisele Joaquim Canarin, Estefania Tumenas Mello, Ricardo Teixeira Canarin |
| A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NAS PROPOSTAS INOVADORAS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS | |
| ligia paula couto |
| UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO, TRABALHO E EDUCAÇÃO | |
| Moisés Waismann, Berenice Corsetti |
Currículo
| EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS: CONSTITUTIVAS DO CURRÍCULO E REVELADORAS DOS FINS E DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO | |
| IVANIA COVER, Ionara Soveral Scalabrin |
| A EVASÃO ESCOLAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SC: DESAFIOS CURRICULARES | |
| Douglas Branco de Camargo, Mônica Piccione Gomes Rios |
| COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
| Laís Basso Costa-Beber |
| DIVERSIDADE RELIGIOSA E CURRÍCULO ESCOLAR: PRESENÇAS, AUSÊNCIAS E DESAFIOS | |
| Elcio Cecchetti |
Educação Fundamental
| Ensino Fundamental de nove anos: a implantação da Política no município de Joinville / SC. | |
| Tatiane Dominoni Rodrigues, Rosânia Campos |
| ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO | |
| Rosinete Costa Fernandes Cardoso, Mara Luciane da Silva Furghesti, Maria Terêsa Cabral Grecco |
| A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
| Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
| SATISFAÇÃO DO PROFESSOR MUNICIPAL DA REGIÃO SUL | |
| Alessandra Vargas, Marta Luz Sisson de Castro |
Sociologia da Educação
| ADOLESCÊNCIA E ESTIGMA NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE GOFFMAN E BOURDIEU | |
| MARCIA CRISTINA HENARES DE MELO, GILMAR DE CARVALHO CRUZ |
| A missão da escola no contexto social atual | |
| Viviane Catarini Paim |
Educação Especial
| Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar: relações possíveis | |
| Ana Carolina Christofari |
| A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010) | |
| Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva |
| INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO | |
| Fernanda Chagas Schneider, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto |
| ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA | |
| Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas |
| A invenção do sujeito “normal” no projeto de modernidade e as instituições de “modelagem”: um estatuto em crise? | |
| Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E O VEÍCULO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA: O CASO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Fabíola Borowsky, Demétrio Cherobini |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DA QUÍMICA MEDIANTE AS TECNOLOGIAS | |
| Sra Pauletti, Francisco Catelli |
| TELEMEDICINA:NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR | |
| Alessandra Rodrigues Moreira de Castro |
| Critérios para Avaliação de Softwares Educacionais | |
| Danielle Cenci |
| BLOG: ESTRATÉGIA DE ENSINO E INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. | |
| Rodrigo Inacio Castro, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
Filosofia da Educação
| CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE HANS GEORG GADAMER PARA A EDUCAÇÃO | |
| Daniel José Crocoli |
| Locke e a educação para a paz | |
| Odair Camati |
| A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE G. H. MEAD | |
| Cledes Antonio Casagrande |
| O DISCURSO DE PROFESSORES ACERCA DA AVALIAÇÃO DO ACADÊMICO DE EXTENSÃO | |
| Jeice Campregher |
| EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO PROBLEMATIZADO DA VIDA COTIDIANA: A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS | |
| Márcia Carbonari |
| A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PENSAMENTO PAULO FREIRE | |
| ANADIR FOCHEZATTO, GILMAR HENRIQUE DA CONCEIÇÃO |
| O PROBLEMA DA FORMAÇÃO MORAL EM KANT | |
| Eucledes Fábio Casagrande |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| Os sentidos dos processos de letramentos em Língua Portuguesa no PROEJA | |
| EVANIR PICCOLO CARVALHO |
| AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA | |
| Cristina Rolim Chyczy Bruno |
Ensino de Matemática e Ciências
| A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR DOS SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA | |
| Alessandra de Abreu Corrêa |
| ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL E NECESÁRIA | |
| Daiane Christ Antloga, Iône Inês Pinsson Slongo |
| O ENSINO DA GEOMETRIA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SOB UM ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO | |
| Franciele Catelan Cardoso |
| AS PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO HUMANA NAS PRODUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1980 | |
| William Casagrande Candiotto, Elisandra de Souza Peres |
| NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL | |
| Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso |
| IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INGRESSANTES DE QUÍMICA: QUE DISCURSOS ESTÃO EM JOGO? | |
| Verônica Caldeira Leite Christino, Maira Ferreira |
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | |
| PRISCILA KABBAZ ALVES DA COSTA |
Psicologia da Educação
| ALTERIDADE E OS IMPOSSÍVEIS DA INCLUSÃO | |
| André Oliveira Costa |
| APRENDIZAGEM MEDIADA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS COTIDIANOS: IMPLICAÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | |
| Adriane Cenci, Fabiane Adela Tonetto Costas |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE PARA A REVITALIZAÇÃO CULTURAL DOS GUARANI NHANDEWA | |
| Marcella Hauanna Cassula, Mariana Mendonça Bernardino |
Educação Ambiental
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROVOCAÇÕES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Raquel Cunha Cruz, Loide Pereira Trois |
| MAPEAMENTO DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Camila Santana Caldeira, Ana Luiza Ruschel Nunes, Angélica Góis Morales |
| IMPLICAÇÕES DO MÉTODO DIALÉTICO NO DISCURSO INTERDISCIPLINAR: APROXIMAÇÕES À LUZ DA PRÁXIS AMBIENTAL | |
| César Augusto Costa, Carlos Frederico Loureiro |
| Educação Ambiental e discursos midiáticos: gerenciando modos de vida contemporâneos | |
| Priscila Oliveira da Silva, Virginia Tavares Vieira, Paula Correa Henning |
Gênero, Sexualidade e Educação
| O Processo Pedagógico invisível desenvolvido por mulheres: O ensino e aprendizagem da tecelagem manual nas Minas Gerais e no Rio Grande do Sul | |
| AMANDA MOTTA ANGELO CASTRO |
| CULTURA DE AUTOAJUDA E DOUTRINA TERAPÊUTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO DA MATERNIDADE PRESENTES NO LIVRO COMO DESENVOLVER A AUTOESTIMA DE NOSSAS FILHAS | |
| Rodrigo Sabala de Carvalho, Juliana Ribeiro de Vargas |
| ELES SÃO APENAS DIFERENTES: A PRODUÇÃO DISCURSIVA DE MASCULINIDADES CONTEMPORÂNEAS NA OBRA CRIANDO MENINOS | |
| Juliana Ribeiro Vargas, Rodrigo Saballa Carvalho |
Educação e Arte
| AS ARTES NO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO: O PROCESSO DE INSERÇÃO DA ÁREA JUNTO AO CNPQ, NO SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (CAPES) E A CONSTRUÇÃO DA ANPAP | |
| Maira Xavier Cruz |
| FORMAÇÃO ESTÉTICA E LITERATURA | |
| Patrícia Cesário Pereira Offial |
| O DRAMA DO CURRÍCULO: PESQUISA E VITALISMO DE CRIAÇÃO | |
| Sandra Mara Corazza |
| O CARÁTER IMPREVISÍVEL DO EVENTO DO ENDEREÇAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE | |
| Vivien Cardonetti |