História da Educação
| “ASSOCIAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA”: VESTÍGIOS DE SUA INCORPORAÇÃO À CULTURA DOS GRUPOS ESCOLARES LAURO MÜLLER E ALBERTO TORRES (1946 E 1956) | |
| Fernanda Ramos Oliveira Prates, Julia Vieira Tocchetto de Oliveira, Gladys Mary Ghizoni Teive |
| CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS ANOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSM | |
| Carla Vargas Pedroso, Sandra Lucia Escovedo Selles |
| O GORJEIO DAS AVES : ALLE VÖGEL SIND SCHON DA... | |
| Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara |
| MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICO EXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA | |
| Laís Pacifico Martineli, Maria Cristina Gomes Machado |
| A educação holística de Ellen White: Sitz im Leben e apontamentos iniciais | |
| Fábio Augusto Darius, Rebeca Pizza Pancotte |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| QUANDO OS SUJEITOS ENUNCIAM ESPAÇOS DE AÇÃO: TOMADAS DE POSIÇÃO DE HIP HOP, ECOSOL E ESCOLAS | |
| Leandro Rogério Pinheiro |
Didática
| A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
| Rachel Pietrobon, Daiane Toigo Trentin |
| AUTOAVALIAÇÃO X AUTONOTAÇÃO – APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES AUTORREGULADOS | |
| Giovana Chimentão Punhagui |
| DIAGNÓSTICO DA REALIDADE DO ALUNO: DESAFIO PARA O PROFESSOR NO MOMENTO DO PLANEJAMENTO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
| Nelsi Antonia Pabis |
Estado e Política Educacional
| REDEFINIÇÕES NO PAPEL DO ESTADO: TERCEIRA VIA, NOVO-DESENVOLVIMENTISMO E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO | |
| Vera Maria Peroni, Maria Raquel Caetano |
| ESTADO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONCEPÇÃO DE PÚBLICO NO MANIFESTO DE 1959 | |
| Telmo Marcon, Darciel Pasinato |
| PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: IMPACTOS DA ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DO MEC, ATRAVÉS DO PAR, EM MUNICÍPÍOS DE ALAGOAS | |
| Calinca Jordânia Pergher |
| A MÍDIA E AS REPERCUSSÕES DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA | |
| marina miri braz, Rafael Pavan |
| IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL: POSSIBILIDADES DE VIABILIZAÇÃO | |
| SUELI MENEZES PEREIRA |
| Qualidade da educação: discussões acerca do Índice de desenvolvimento da educação básica e sua inserção nos discursos midiáticos | |
| Juliana Fatima Serraglio Pasini |
| O novo plano nacional decenal de educação e as políticas educacionais de estado: velhas metas novos desafios | |
| Delcio Antonio Agliardi, Cristiane Backes Welter, Maristela Rates Pierosan |
Educação Popular
| A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES E A NECESSIDADE DA PESQUISA | |
| FERNANDA DOS SANTOS PAULO |
Educação e Infância
| A criança entre dois mundos - mundo disciplinar e mundo rizomático | |
| Melissa Probst |
| SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO OESTE CATARINENSE:uma leitura das condições locais de organização e de implementação | |
| Ledriana Minusculi Panis |
| A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA A PARTIR DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS | |
| THUINIE MEDEIROS VILELA DAROS, kARINA INÊS PALUDO |
| EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | |
| Rúbia Renata Gonzaga, Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin |
| A (des) qualificação da infância: a história do Brasil na assistência dos jovens | |
| Letícia Borges Poletto |
Formação de Professores
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CRISES NA FORMAÇÃO OU FORMANDOS EM CRISES? | |
| Andréia Guilhen Pinto |
| POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA E A REDUÇÃO DO TEMPO | |
| Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Ângela Maria Silveira Portelinha, Berenice Lurdes Borssoi, Renata de Oliveira Greco |
| Professor pesquisador na visão do acadêmico de licenciatura | |
| Marly Krüger de Pesce |
| Concepções de estágio e aprendizagem da docência: O que escrevem acadêmicos-estagiários de Ciências Biológicas | |
| Katiane de Almeida Gonçalves, Igor Daniel Martins Pereira |
| LEITURA E GÊNEROS DE DISCURSO: ENTRE O CONHECIMENTO E AS ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA | |
| LEANDRO SIQUEIRA PALCHA |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AÇÃO REFLEXIVA | |
| Alessandra Daniela Buffon, Gisele Palma |
| UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Giovanna Beatriz Kalva Medina, Evelise Maria Labatut Portilho |
| A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ORIENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ELABORADOS NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: DA NECESSIDADE DE CONTINUAR O DEBATE | |
| Alessandra Peternella, Maria Terezinha Bellanda Galuch |
| Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 | |
| Eduardo Alvarado Prada, Andrea Maturano Longarezi |
| SUPERANDO (IN)SEGURANÇAS NO INÍCIO DE CARREIRA DOCENTE | |
| Elizabete Lyra Paganini |
| Gestores Escolares e Formação Centrada na Escola: a rede municipal de Presidente Prudente | |
| Simone Conceição Pereira Deák |
| Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade | |
| Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto |
| Formação de Professores na Educação Básica:humanização e cidadania na escola | |
| camila da rosa parigi |
| A DIDÁTICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PRÁTICA DE ENSINO: DADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA COM EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA | |
| Roseli Fatima Pilonetto, Roseli Pilonetto |
| PARFOR: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CARREGADO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS A CONSTITUIR O SER E O FAZER DOCENTE | |
| Deise Costa Prates |
| USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins |
| Novos olhares à Pedagogia | |
| jaqueline menezes Poças |
| A formação docente no contexto do Ensino Superior | |
| Maristela Pedrini |
| SABERES PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR: O que expressam acadêmicos em estágio dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas | |
| Igor Daniel Martins Pereira, Marta Nörnberg |
| A PESQUISA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: CONTEXTO, CARACTERIZAÇÃO E REFERENCIAIS DE ANÁLISE NO PERÍODO 1999-2010 | |
| RUBIA EMMEL, Maria Cristina Pansera-de-Araújo |
| OS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA COMO ESPAÇOS DE INTERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUA E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ESCOLA | |
| Taíse Ceolin, Maria Cristina Pansera de Araújo |
| Avaliação da Aprendizagem na Formação de Professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? | |
| Flávia Renata Pinto Barbosa |
| A COMUNICAÇÃO, A PARTILHA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Tania Esperon Porto, Lourdes Rodrigues dos Santos, Maristani Polidori Zamperetti |
| CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? | |
| Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
| FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE CURSOS BACHARELADOS DE UMA IES PÚBLICA | |
| Maria Consoladora Parisotto Oro |
Trabalho e Educação
| O TRABALHO E A LUTA PERMANENTE DOS PROFESSORES FRENTE AO CONTEXTO NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL | |
| Clarice Zientarski, Daniele Rorato Sagrillo, SUELI MENEZES PEREIRA |
Política de Educação Superior
| O PROGRAMA PROUNI E A POLITICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2011. | |
| RAFAEL PAVAN, Marina Schnorr Grando |
Currículo
| PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UEPG 2003 | |
| Melissa Pedroso da Silva Pereira |
| ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DE 1990 | |
| Elisandra de Souza Peres, Patrícia Laura Torriglia |
Educação Fundamental
| CLUBES DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS PARA A INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA | |
| Rosângela de Oliveira, Jocelei Maria Pinto, Edson Roberto Oaigen |
| A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
| Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
Educação Especial
| Diagnóstico e/ou Avaliação: matiz deste discurso na formação de professores da Educação Especial | |
| LEANDRA BOER POSSA, Grasiela Maria Silva Rios, Maria Inês Naujorks |
| A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
| KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS |
| POLÍTICA DE CONVENIAMENTO NA OFERTA DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE–SC | |
| Cléia Demétrio Pereira |
| A infância e a deficiência intelectual: Algumas reflexões | |
| Josiane Eugênio Pereira |
| Mediação e Desenvolvimento no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Artefatos Tecnológicos | |
| Ana Carla Foscarini, Liliana Maria Passerino |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DA QUÍMICA MEDIANTE AS TECNOLOGIAS | |
| Sra Pauletti, Francisco Catelli |
| MOTIVAÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
| Marilza Aparecida Pavesi, Diene Eire de Mello Bortotti Oliveira |
| A REDE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE APRENDIZAGENS NA TERCEIRA IDADE | |
| Karoline Leite Guedes de Oliveira, Liliana Maria Passerino, Gabriela Alves de Freitas |
| 3ª IDADE NA REDE: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PROPORCIONANDO A SOCIALIZAÇÃO | |
| Gabriela Alves de Freitas, Liliana Maria Passerino |
Filosofia da Educação
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM E PARA DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS FRENTE À FILOSOFIA DE LÉVINAS | |
| Adecir Pozzer |
| O Fim da Autoridade na Sociedade Moderna | |
| Cleriston Petry |
| Jogos de verdade e o bom professor de matemática | |
| Grace Da Ré Aurich, Patrícia Moura Pinho |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| Os Saberes Cotidianos dos Idosos: Vivências & Conhecimento Escolar | |
| Flávia Peruzzo |
| Texto completo identificado - O ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| ricardo reuter pereira, Bettina Steren dos santos |
Ensino de Matemática e Ciências
| ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL E NECESÁRIA | |
| Daiane Christ Antloga, Iône Inês Pinsson Slongo |
| Ensaiando uma jogada diferente: a numeramentalização | |
| Patrícia Moura Pinho, Grace Da Ré Aurich |
| A constituição de conhecimentos profissionais de licenciandos de matemática em estágio supervisionado | |
| Marta Cristina Pozzobon |
Psicologia da Educação
| REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ENSINAR DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | |
| ROSANA DALINER ACOSTA MARCHESE, ELSA MARIA MENDES PESSOA PULLIN |
| Fracasso escolar: o que as pesquisas recentes indicam acerca de suas causas? | |
| Silvia Siqueira Pinheiro, Carla Josiele Weber Weber |
| É POSSÍVEL CONVIDAR SCHÖN E VYGOTSKY PARA UM MESMO JANTAR? FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A REFLEXIVIDADE DOCENTE | |
| Ana Maria Falcão de Aragão, Luciana Haddad Ferreira, Marissol Prezotto |
| O SUJEITO EM BUSCA DO APRENDER: ESBOÇANDO UM DIÁLOGO ENTRE REFERENCIAIS SISTÊMICOS E PSICANALÍTICOS | |
| Siloe Pereira |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: REFLEXÕES A PARTIR DA ESTRATÉGIA DE PROJETOS EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL | |
| Ricardo Fernandes Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira Pátaro |
| Educação e Resistência na Prática das Narrativas Populares: A Tradição Griô | |
| Cristiano Guedes Pinheiro, Denise Marcos Bussoletti |
| Reflexões sobre Cultura e Diversidade Cultural em Paulo Freire: Um Humanismo Crítico para a Transculturalidade em Educação | |
| Juliano Peroza |
Educação Ambiental
| FOTOGRAFIAS DE DESLOCAMENTOS NO AMBIENTE: FUGAS EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA | |
| Leandro Belinaso Guimarães, Ana Maria Hoepers Preve |
| “GOOGLE EARTH” E EXPRESSÕES DE CUNHO AMBIENTAL: FERRAMENTAS DE ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL | |
| Samira Martins Pereira, Fátima Elizabeti Marcomin |
Gênero, Sexualidade e Educação
| Erotização dos corpos infantis, Pedofilia e Pedofilização na contemporaneidade | |
| Jane FELIPE, Liliane Madruga PRESTES |
| REPRESENTAÇÕES DA MULHER VEICULADAS NO JORNAL IMPRESSO FOLHA DO NORTE DO PARANÁ (1962-1967) | |
| Cristina Satiê de Oliveira Pátaro |
Educação e Arte
| A POÉTICA DA ARTE: PENSANDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DO FAZER TEATRAL. | |
| Elisa Riffel Pacheco |
| INDICADORES DE APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS - DESENVOLVIMENTO E CONVALIDAÇÃO | |
| Carla Clauber da Silva, Silvia Sell Duarte Pillotto |