História da Educação
| VESTÍGIOS DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA NA CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA DO GRUPO ESCOTEIRO TANGARÁ DE CRICIÚMA (1963-1973) | |
| Cinara Lino Colonetti Bergmann |
| A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS, ETAPAS E ESCOLHAS NO TRABALHO DO HISTORIADOR. | |
| Alessandro Carvalho Bica |
| "Uma atividade de fixação e avaliação": orientações sobre o ditado escolar em cartilhas e livros de alfabetização (1900 - 1990) | |
| Sylvia Tavares Barum |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
| Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
| PRINCÍPIOS FROEBELIANOS: PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS | |
| Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Gladys Mary Ghisoni Teive |
| O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA | |
| Lais Boveto, Rafael Henrique Santin |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática | |
| Flávia de Andrade Niemann, Fernanda Maria Brandoli |
Didática
| O TRABALHO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | |
| Nilva de Oliveira Brito dos Santos, João Luiz Gasparin |
| PROJETOS INTERDISCIPLINARES E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DAS FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ EM CURITIBA. | |
| Liliam Maria Born Martinelli, Ivana Suski Vicentin |
Estado e Política Educacional
| Políticas Públicas de Educação Inclusiva: avanços e recuos a partir dos documentos legais | |
| Emanuele Moura Barretta |
| Educação Infantil: a inversão da dicotomia entre o ensino público e o privado | |
| senhora Maria Brandoli |
| ENUNCIADOS SOBRE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTINADAS AOS ADOLESCENTES SUJEITOS À LEI | |
| Márcia Cossetin, Ivete Janice de Oliveira Brotto |
| A MÍDIA E AS REPERCUSSÕES DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA | |
| marina miri braz, Rafael Pavan |
| Bases legais para uma Educação do e no Campo e as experiências educativas de uma escola de agroecologia na região norte do Paraná | |
| Caroline Mari Oliveira, Daiane Letícia Boiago |
| Revisitando a Reforma do Estado: os anos 1990 e as políticas públicas em educação do início do século XXI | |
| Maria Regina Bach |
| O LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ERECHIM E SEUS DESDOBRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO | |
| Jesus Rosemar Borges |
Educação Popular
| A Educação do Campo e a Educação Popular | |
| Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva |
Educação e Infância
| Com que roupa eu vou? Consumo e erotização nos uniformes escolares infantis | |
| Dinah Quesada Beck |
| CONHECENDO AS CULTURAS DA INFÂNCIA: POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR | |
| Luciléia Belter |
| APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS | |
| Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle |
| O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA: DIREITO E QUALIDADE OU CUMPRIMENTO LEGAL? | |
| Daliana Loffler, Priscila Arruda Barbosa |
| O DESAFIO DA PESQUISA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENA | |
| Maria Carmen Silveira Barbosa, Paulo Sergio Fochi |
| MÃE SUFICIENTEMENTE BOA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA (RE)LEITURA WINNICOTTIANA | |
| Marina Schnorr Grando, Marina Miri Braz, Andréa da Silva Katzwinkel |
| RETRATOS DE UMA INFÃNCIA CONTEMPORÂNEA: OS BEBÊS NOS ARTEFATOS VISUAIS | |
| Camila Bettim Borges, Susana Rangel Cunha |
| Narrativas Tradicionais na Educação da Criança Xokleng/Laklãnõ. | |
| Ana Clarisse Alencar Barbosa |
Formação de Professores
| A PROPOSTA DO EDUCAR COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES | |
| Regiane müller freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel |
| As miríades possíveis do desempoderamento docente no cotidiano escolar | |
| janaina boniatti bolson |
| A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS | |
| Leila Adriana Baptaglin |
| POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA E A REDUÇÃO DO TEMPO | |
| Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Ângela Maria Silveira Portelinha, Berenice Lurdes Borssoi, Renata de Oliveira Greco |
| Seja um professor: o dizer dos docentes de um curso de Pedagogia | |
| Fabiola Ponzoni Balzan, Regina Maria Varini Mutti |
| ESCOLA E UNIVERSIDADE: A UNIÃO CAPAZ DE RESSIGNIFICAR NOVAS FORMAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | |
| Indiara Rech, Caroline Ferreira Brezolin, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
| DOCÊNCIA REFLEXIVA NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSO DIALÓGICO DE REELABORAÇÃO DOS SABERES | |
| Maria Dinora Baccin Castelli |
| QUEM É O “BOM PROFESSOR” UNIVERSITÁRIO? ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DIZEM QUAIS SÃO AS (IDEAIS) QUALIDADES DESTE PROFISSIONAL | |
| Suzana Schwartz, Zoraia Aguiar Bittencourt |
| O ESTÁGIO CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTURAS EDUCADORAS | |
| Jeruza da Rosa da Rocha, Simone Barreto Anadon |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AÇÃO REFLEXIVA | |
| Alessandra Daniela Buffon, Gisele Palma |
| A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ORIENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ELABORADOS NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: DA NECESSIDADE DE CONTINUAR O DEBATE | |
| Alessandra Peternella, Maria Terezinha Bellanda Galuch |
| RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: A (RE) DESCOBERTA DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NA ESCOLA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Alessandro Carvalho Bica, Maria Janine Dalpiaz Reschke |
| Texto Completo Identificado | |
| Caroline Ramos Barros |
| RELATOS DE DISCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUCRS CAMPUS URUGUAIANA SOBRE SUA FORMAÇÃO | |
| Marcio Alessandro Baez |
| REPRESENTAÇÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | |
| Srt.ª Verginia Batista |
| RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO PARA O PROEJA | |
| Marcia Isabel de Vargas Benaduce |
| OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL | |
| Aliana Anghinoni Cardoso, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Caroline Lacerda Dorneles |
| HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE | |
| Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
| Pensando a formação de professores pela perspectiva grupal: significações imaginárias de participantes de um grupo de pesquisas | |
| Caroline Ferreira Brezolin, Indiara Rech, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
| A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E DA BIOLOGIA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO PARANÁ | |
| Vinícius Colussi Bastos, Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista |
| TRABALHO DOCENTE: DESDOBRAMENTOS E NOVOS RUMOS PARA A FORMAÇÃO | |
| IEDA MARIA KLEINERT CASAGRANDE, ETIANE FAGUNDES BRAGA BALSAN |
| MUNDO INTERNO E MUNDO EXTERNO: ESPAÇOS CONSTITUTIVOS DO PROFESSOR-ORIENTADOR? | |
| Mirian Haubold Barbosa, Silvia Isaia |
| É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA? FAÇA DISTO UMA MOTIVAÇÃO! | |
| Daiane da Silva Freitas, Cristhianny Bento Barreiro |
| COM A PALAVRA O PROFESSOR: O QUE OS DOCENTES TÊM A DIZER SOBRE EVENTOS DE FORMAÇÃO | |
| Cristhianny Bento Barreiro, Jose Mabel Pereira Lopes das Neves |
| O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COMO POTENCIALIZADOR DA FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO | |
| Berenice Lurdes Borssoi |
| CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? | |
| Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
| FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A ATIVIDADE DOCENTE DE ESTUDO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
| Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Srta. Leila Adriana Baptaglin |
| A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
| Marja Leao Braccini |
Trabalho e Educação
| Ensino Médio Integrado: uma história de contradições | |
| maria aparecida de souza bremer, Acácia Kuenzer |
Política de Educação Superior
| INOVAÇÃO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PROPOSTAS E CENÁRIOS | |
| Daniele Simões Borges, Gionara Tauchen |
| A INICIAÇÃO À PESQUISA NO BRASIL: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES | |
| Lucídio Bianchetti, Evellyn Ledur da Silva, Adriano de Oliveira |
| TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
| Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
| A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA COMO CAMPO DE CONHECIMENTO EMERGENTE DA PRODUÇÃO SOBRE UNIVERSIDADE | |
| Loriége Pessoa Bitencourt, Elizabeth D. Krahe |
| QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL | |
| Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez |
Currículo
| SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA | |
| Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff |
Educação Fundamental
| A aproximação da pesquisa-ação no ensino da Geografia escolar | |
| jordana bogo |
| A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
| Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
Sociologia da Educação
| JUVENTUDE RURAL NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: MIGRAÇÃO E INVESTIMENTO NOS ESTUDOS | |
| Nadir Zago, Cristina Bordignon |
| O ESTUDO DA SOCIEDADE E AS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS: SUBSÍDIOS TEÓRICOS PARA A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO. | |
| Dirnei Bonow |
| O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO POLICIAL MILITAR | |
| Aniele Fischer Brand, Suzana Rosa Tolfo |
| (DES)ORDENANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA | |
| Elisabete Maria Garbin, Rita Cristine Basso Soares Severo |
Educação Especial
| A ESTIGMATIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SI: REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA” | |
| Bárbara Cristina Farina, Claudio Roberto Baptista |
| A IMPLANTAÇÃO DA SALA DE RECURSOS: DIFICULDADES, POSSIBILIDADES E REFLEXÕES | |
| Gabriela Brabo |
| O APRENDIZADO DA ESCRITA BRAILLE POR MEIO DOS DIZERES DA PESSOA COM CEGUEIRA ADVENTÍCIA NA FASE ADULTA | |
| Ana Paula Boff |
| AS ABORDAGENS EXPLICATIVAS DO DESENVOLVIMENTO APLICADAS À ESTIMULAÇÃO PRECOCE | |
| Ana Flávia Hansel, Maria Augusta Bolsanello |
| RELAÇÕES PEDAGÓGICAS, UM OLHAR AO AEE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Melina Chassot Benincasa |
| Deficiência Mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer | |
| Fabiane Bridi, Claudio Roberto Baptista |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E O VEÍCULO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA: O CASO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Fabíola Borowsky, Demétrio Cherobini |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCURSOS DE AUTORIA COMPARTILHADA | |
| Fernando Treptow Brod, Sheyla Costa Rodrigues |
| A inserção de tecnologias na prática docente: fazendo o mesmo de forma diferente | |
| raul kleber de souza boeno, renate kottel boeno, glaucia da silva brito |
| AMBIENTE VIRTUAL COMO APOIO AO PRESENCIAL: POSSIBILIDADE PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM | |
| jocelaine minella boeira |
| ENSINO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO EM SALA DE AULA | |
| Graciela Paz Meggiolaro, Michel Emile Marcel Betz |
| Ambientes virtuais de aprendizagem: das estratégias de ensino às estratégias de aprendizagem | |
| Andrea Carvalho Beluce, Katya Luciane Oliveira |
| ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PROFESSOR NA UTILIZAÇÃO DO BLOG EDUCATIVO COM OS ESTUDANTES | |
| Adriana Ferreira Boeira |
| CONSTRUINDO NOVAS COREOGRAFIAS DIDÁTICAS COM O USO DAS TICs NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Andriza Machado Becker, Neiva Viera Trevisan |
Filosofia da Educação
| HANNAH ARENDT: um olhar sobre os pressupostos antropológicos da educação à luz da filosofia da existência | |
| Anderson Balbinot |
| O CUIDADO DE SI E O CORPO EM MICHEL FOUCAULT: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO CORPORAL NÃO INSTRUMENTALIZADORA | |
| betania vicensi bolsoni |
| A AVALIAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO | |
| Fernanda Bertoldo |
| LINGUAGEM E EDUCAÇÃO MORAL REPUBLICANA | |
| Tiago Anderson Brutti |
| Desafios e reflexões: o paradigma da educação atual. | |
| Vinicius Drey, Fabricio José Brustolin |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL: PERSPECTIVAS DA ONU E DA UNESCO | |
| Daiane Leticia Boiago, Amélia Kimiko Noma |
| A IMPLANTAÇÃO DO PROEJA NO PARANÁ: ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
| Márcio Luiz Bernardim, Céuli Mariano Jorge |
| O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – UMA PERSPECTIVA FREIREANA E INTERCULTURAL DE EDUCAÇÃO | PDF () |
| VALDO HERMES BARCELOS |
| Educação de Jovens e Adultos trabalhadores sob os ditames do Mercado Neoliberal | |
| Rosane Fatima da Conceição Branco |
| Estudo sobre a presença das mulheres no artesanato: construindo caminhos entre educação e artesãs | |
| MÁRCIA REGINA BECKER |
Ensino de Matemática e Ciências
| UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS INVESTIGAÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA DO XI EPREM | |
| Leoni Malinoski Fillos, Joanice Zuber Bednarchuk, Priscila Dombrovski Zen, Karla Nadal, Dionísio Burak |
| REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS SEGUNDO RAYMOND DUVAL | |
| Gabriela Teixeira Kluppel, Célia Finck Brandt |
| CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO PROFESSORES E DOCENTES: EM COMPARAÇÃO COM O DEFENDIDO NA LITERATURA | |
| Fernanda Franzolin, Nelio Bizzo |
| A astronomia nos anos iniciais: Reflexões de uma Comunidade de Prática | |
| Roberta Chiesa Bartelmebs |
| O CAMINHO PERCORRIDO PELA SEMIÓTICA E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Célia Finck Brandt |
| A TEMÁTICA “SAÚDE” NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES CONCERNENTES A METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM | |
| Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto Da Silva |
| CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO ENERBIO COMO INTERFACE PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. | |
| Edson Schroeder, Gisele Moraes Buch |
| AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
| Carine Kupske, Neila Feijó Bulling, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich |
Psicologia da Educação
| A vontade em L. S. Vygotski | |
| Bento Selau, Cristina Pureza Boéssio |
| Aprendentes das narrativas digitais | |
| Cecília Oliveira Boanova |
| A Consciência como Estratégia Metacognitiva para a Compreensão Leitora de Textos na Língua Inglesa | |
| Simara Cristiane Braatz, Clara Brener Mindal |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| Governamentalidade, Antirracismo e Educação no Brasil: O Estatuto da Igualdade Racial em questão | |
| Cristiane Becker Beise |
| A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE CONHECIMENTO E SUA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO QUILOMBO DE SÃO MIGUEL | |
| Dilmar Luiz Lopes, Carmen Lúcia Bezerra Machado |
| Educação e Resistência na Prática das Narrativas Populares: A Tradição Griô | |
| Cristiano Guedes Pinheiro, Denise Marcos Bussoletti |
| A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE PARA A REVITALIZAÇÃO CULTURAL DOS GUARANI NHANDEWA | |
| Marcella Hauanna Cassula, Mariana Mendonça Bernardino |
Educação Ambiental
| Educação Ambiental, cultura e histórias de vida: O movimento para revitalizar um rio | |
| Nelma Baldin |
| Os sentidos da educação ambiental para os educadores de jovens e adultos | |
| Rosane Kohl Brustolin |
Gênero, Sexualidade e Educação
| SOBRE A CARREIRA DOCENTE, A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E A DOCÊNCIA MASCULINA NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE INFANTIL | |
| Amelia Teresinha Brum da Cunha |
Educação e Arte
| EXPERIÊNCIA VISUAL E ARTE: ELEMENTOS CONSTITUIDORES DE SUBJETIVIDADES SURDAS | |
| Mayara Bataglin |
| A FORMAÇÃO ESTÉTICA E LITERÁRIA POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO | |
| Janete Bridon, Adair de Aguiar Neitzel, Fabiana Henrique, Serenita Hochmann |
| O museu e o ensino da História da Arte a partir das tecnologias contemporâneas | |
| Silvana Boone |
| A cena teatral contemporânea na escola: navegando na fluência tecnologica das novas gerações | |
| Mônica Torres Bonatto, Susana Rangel Vieira da Cunha |
| ARTE, DOCÊNCIA E IDENTIDADE: CONEXÕES MÚLTIPLAS POR MEIO DA PRODUÇÃO DE RETRATOS E AUTORRETRATOS | |
| Adriano de Souza Bueno |
| Professoras artistas: reflexões sobre o fazer artístico e a prática docente | |
| Patriciane Teresinha Born, Luciana Gruppelli Loponte |
| DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE TRÊS TRABALHOS INVESTIGATIVOS | |
| Marcelo Barros de Borba, Renata Beck Machado, Ana Lucia de Marques e Louro |