História da Educação
| O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL IMPÉRIO: A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO | |
| Rosilene Paiva Dias |
| ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS | |
| Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida |
| O EMBATE ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A EDUCAÇÃO NOVA: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PRIMÁRIA CATARINENSE (1911-1945) | |
| Ana Paula da Silva |
| PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950) | |
| Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida |
| DO PROJETO À PRODUÇÃO GRÁFICA DA COLEÇÃO DIDÁTICA TAPETE VERDE (EDITORA GLOBO, DÉCADA DE 1970) | |
| Chris de Azevedo Ramil |
| TESTES ABC, ESCOLA NOVA E MÉTODO ANALÍTICO GLOBAL DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Darlize Teixeira de Mello |
| A SOCIALIZAÇÃO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |
| Desire Luciane Dominschek Lima |
| INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/CAMPUS SERTÃO: MEMÓRIAS DE UM EX-ALUNO, HOJE PROFESSOR | |
| Carla Verônica Diefenbach |
| A INSPEÇÃO ESCOLAR NA MEMÓRIA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE SANTA CATARINA (1930-1960) | |
| Raquel de Melo Giacomini |
| COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS | |
| Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara |
| O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL | |
| Rodrigo Augusto de Souza |
| A educação holística de Ellen White: Sitz im Leben e apontamentos iniciais | |
| Fábio Augusto Darius, Rebeca Pizza Pancotte |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| IDOSO: UM NOVO ATOR SOCIAL | |
| Paola Andressa Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS TEXTOS CONSTITUICIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1934. | |
| Mariulce da Silva Lima Leineker, Claudia Barcelos de Moura Abreu |
| Escola Itinerante: uma análise para além da sala de aula | |
| IRIZELDA MARTINS DE SOUZA E SILVA, Kethlen Leite de Moura, CAROLINE MARI DE OLIVEIRA, THAÍS GODÓI DE SOUZA |
Estado e Política Educacional
| Gastos em educação nos municípios de Araucária e Campo Largo: caracterização dos gastos municipais por programas e categorias econômicas. | |
| Jokasta Pires Vieira Ferraz, Sandra Pereira de Oliveira |
| PROVA BRASIL EM CENA: À VOZ DOS ALUNOS E PROFESSORES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO | |
| Naidi Carmen Gabriel, Sherlon Cristina De Bastiani |
| Análise da implementação de políticas públicas para a Educação do Campo a partir do Programa Territórios da Cidadania e do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra | |
| Angela Maria Hidalgo, Fernanda de Aragão Mikolaiczyk |
| PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS | |
| Andréia da Silva Mafassioli |
| DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS? | |
| Nadia Pedrotti Drabach, Suellem Raquel de Freitas |
| SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: UMA ANÁLISE DESMISTIFICADORA DA IMAGEM DO PROFESSOR HERÓI | |
| JUCELMA CARDOSO CIPRIANO, GIOVANA DA SILVA UGGIONI |
| Sistema Municipal de Ensino do Estado de Santa Catarina: uma contribuição para as políticas educacionais | |
| Almir Paulo dos Santos |
| Experiência de avaliação Autônoma: indicador de Qualidade na Educação? | |
| Viviane de Quevedo Chaves, Tais Maiara Loss Loedhder |
| PODER INDUTOR DO IDEB SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE CURITIBA | |
| DOUGLAS DANILO DITTRICH |
| ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PARANÁ (2003-2010): ALGUMAS PROPOSIÇÕES | |
| LUZIA FRANCO DUARTE, Edaguimar Orquizas Viriato |
| A “Capacitação” de Professores da Rede Pública Municipal de Santa Maria/RS para a Realização Prova Brasil/SAEB | |
| Janaína Xavier de Almeida |
Educação Popular
| SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ: uma análise inicial dos processos político-pedagógicos | |
| DANILO ROMEU STRECK, ANDRESSA TRINDADE ESPÍNDOLA, LETÍCIA DA SILVA, JONAS HENDLER DA PAZ |
| A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES PROBLEMAS NO MEIO RURAL: A VISÃO DO EGRESSO DA CASA FAMILIAR RURAL DE FREDERICO WESTPHALEN | |
| Luci Mary Duso Pacheco |
| O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CATEGORIA ESSENCIAL PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA CIDADANIA ATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E MILTON SANTOS | |
| Claudete Robalos Da Cruz |
Educação e Infância
| BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NAS PROGRAMAÇÕES DO MÊS DA CRIANÇA: ENTRE A PROTEÇÃO, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO CONQUISTADA | |
| Ana Cristina Coll Delgado, Francine de Vargas da Silva |
| A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA A PARTIR DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS | PDF () |
| THUINIE MEDEIROS VILELA DAROS, kARINA INÊS PALUDO |
| As rotinas no berçário. O banho é a pior hora? | |
| Ana Paula Dagnoni |
| Iniciação esportiva e sua relação com a saúde de crianças e adolescentes | |
| Giovanni Dalcastagné, Adolfo Ramos Lamar |
| MINHA COR E A COR DO OUTRO: QUAL A COR DESSA MISTURA? OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Daniela Lemmertz Bischoff, Leni Vieira Dornelles |
| COTIDIANO E TRABALHO PEDAGÓGICO: a educação de crianças pequenas e a formação de pedagogos | |
| GRAZIELA ESCANDIEL DE LIMA |
| Ateliê de artes plásticas: lugas das infâncias. | |
| Michele Idaia dos Santos, Loide Pereira Trois |
| DESAFIOS E LEGISLAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Luiza Franco Duarte, Luzia Franco Duarte |
| A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS | |
| Vanessa Medianeira da Silva Flôres, Cleonice Tomazzetti |
Formação de Professores
| A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E A FUNÇÃO DA ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Cândida Maria de Sousa Custodio |
| O ofício docente: da ação à interação comunicativa | |
| Nilson Carlos da Rosa |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS | |
| Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio |
| O ESTÁGIO CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTURAS EDUCADORAS | |
| Jeruza da Rosa da Rocha, Simone Barreto Anadon |
| O PROFESSOR REFLEXIVO E O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
| Anelise Dos Santos da Costa, Letícia Fleig Dal Forno, Camyla Antonioli |
| DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA OS SENTIDOS DE SUCESSO DE SUAS PRÁTICAS | |
| Helena Beatriz Mascarenhas de Souza |
| A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA | |
| Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl |
| Uma questão profissional: A identidade do professor enfermeiro | |
| Débora Furlanetto, Marina Patricio De Arruda |
| A CONSTITUIÇÃO DE UM “LUGAR” DE FORMAÇÃO AO FORMADOR DE PROFESSORES | |
| Kelly Cristina Ducatti-Silva |
| A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS, OUSADIA E SABERES | |
| Olmira Bernadere Dassoler, Denise Maria Soares Lima |
| RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO | |
| Denise Puglia Zanon, KELLY CRISTINA DUCATTI-SILVA |
| USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins |
| AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DE UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES | |
| camila fleck dos santos, Andréia de Mello Buss de Castro |
| A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO ORIENTADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | |
| Ana Amélia Artini Bergamo, Solange Aparecida Da Rosa |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DE GRUPO DE ESTUDOS: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE | |
| Andréia Veridiana Antich, Mari Margarete dos Santos Forster |
| A DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIA DOS GRADUANDOS. | |
| Josiane Facundo de Almeida, Célia Regina Vitaliano |
| A (re) construção dos saberes docentes na perspectiva da autonomia pedagógica | |
| Marlize Dressler |
| COM A PALAVRA O PROFESSOR: O QUE OS DOCENTES TÊM A DIZER SOBRE EVENTOS DE FORMAÇÃO | |
| Cristhianny Bento Barreiro, Jose Mabel Pereira Lopes das Neves |
| A COMUNICAÇÃO, A PARTILHA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Tania Esperon Porto, Lourdes Rodrigues dos Santos, Maristani Polidori Zamperetti |
| A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. | |
| Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES e PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR INICIANTE: O QUE DIZEM OS TEXTOS APROVADOS NA ANPED SUL, EM 2010 | |
| Romilda Teodora Ens, Sueli Pereira Donato |
Trabalho e Educação
| A LEITURA E A ESCRITA NO MUNDO DO TRABALHO E NO MUNDO DA ACADEMIA: CONSTRUINDO INTERSECÇÕES | |
| Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen |
| ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES, ANSEIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. | |
| Ubiratan Augusto Domingues Batista |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR | |
| Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
| A crise da leitura na formação docente: uma análise das práticas leitoras dos futuros professores | |
| ANTONIO FERNANDO DE ARAÚJO DOS SANTOS, MARIA SILVIA BACILA WINKELER |
| A LEITURA DO LIVRO ILUSTRADO E LIVRO-IMAGEM: DA CRIAÇÃO AO LEITOR E SUAS RELAÇÕES ENTRE TEXTO, IMAGEM E SUPORTE | |
| Andréa Rodrigues Dalcin |
| O DOCENTE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
| Itaise Moretti de Lima |
Política de Educação Superior
| TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
| Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
| LEVANTAMENTO DA MULTICAMPIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM PARALELO ENTRE AS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE | |
| egeslaine de nez, Richéle Timm dos Passos da Silva |
| QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL | |
| Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez |
| AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA, SEGUNDO DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO | |
| Antonio Marcos Teixeira Dalmolin |
Currículo
| Identidades e culturas em escolas de fronteira: nos discursos, o currículo de turistas | |
| Regina Celia do Couto |
| Currículo da Inclusão: Prática Restaurativa na Escola | |
| Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos |
| UM CURRÍCULO DA DANÇA OU PARA A DANÇA? | |
| Andréa Bittencourt de Souza |
| SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA | |
| Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff |
| A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
| Rafael Eduardo Schmitt, Bettina Steren dos Santos |
| Imagens da Justiça e Questões de Gênero e Sexualidade: elementos para análise do ciurrículo do curso de Direito e de sua pedagogia | |
| Renato Duro Dias, MARIA CECILIA LOREA LEITE |
Educação Fundamental
| A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES ATRAVÉS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL CONTEMPORÂNEA | |
| Juliana Veiga de Freitas |
| Ensino e Aprendizagem Informal na Sala de Exposição Permanente do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul/RS:percepções e opiniões dos professores | |
| Jocelei Maria de Oliveira Pinto, Edson Roberto Oiagen |
| ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO | |
| Rosinete Costa Fernandes Cardoso, Mara Luciane da Silva Furghesti, Maria Terêsa Cabral Grecco |
| O JOGO DE REGRAS RUMMIKUB COMO CONTEXTO PARA PENSAR, SENTIR, REALIZAR E COMPREENDER | |
| Luciana Ramos Rodrigues de Carvalho, FRANCISMARA NEVES DE OLIVEIRA |
| A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁILSE DE SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS | |
| Analéia Domingues, Cleudet Assis Scherer |
| A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
| Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
Sociologia da Educação
| TRIBOS NA SALA DE AULA: um estudo sobre “culturas juvenis” na escola | |
| Darlan Carlos Dias, Rita de Cássia Marchi |
Educação Especial
| A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010) | |
| Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva |
| ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS | |
| Joíse de Brum Bertazzo, Rosanita Moschini |
| “BICHI CLETA & MARAVILHA”: ROMPENDO COM OS SIGNIFICADOS ESSENCIALIZADOS DE CULTURA SURDA | |
| Violeta Porto Moraes, Angela Nediane dos Santos |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks |
| INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA LÓGICA INCLUSIVA | |
| Mônica Zavacki de Morais |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem | |
| Simone Becher Araujo Moraes, Tânia Mara De Bastiani |
| FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | |
| Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
| O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA | |
| Rogério Dias de Arruda |
| EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E A LEITURA DE GÊNEROS DISCURSIVOS ESCRITOS NA WEB EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E A LEITURA DE GÊNEROS DISCURSIVOS ESCRITOS NA WEB Educação, linguagem e tecnologia | |
| Neires Maria Soldatelli Paviani, Susana Damiani |
| CONECTADOS COM A RÁDIO GAIOLA: ETNOGRAFANDO IDENTIDADES JUVENIS NO RECREIO ESCOLAR | |
| Marta Campos de Quadros |
Filosofia da Educação
| Hobbes: uma educação para a paz | |
| Lucas Mateus Dalsotto |
| A relação eu outro na educação abertura à alteridade | |
| Wanderleia Dalla Costa, Carmen Lucia Fornari Diez |
| O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA BÁSICA: UMA LEITURA FOUCAULTIANA | |
| Liliana Souza de Oliveira, Liliana Souza de Oliveira |
| O CONCEITO DE EMANCIPAÇÃO NAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
| Zuleyka da Silva Duarte |
| Desafios e reflexões: o paradigma da educação atual. | |
| Vinicius Drey, Fabricio José Brustolin |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA NO PROCESSO DE RETORNO DOS JOVENS E ADULTOS À ESCOLARIZAÇÃO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS DE SANTO AUGUSTO | |
| Daniela Cristina Paulo d`Acampora |
| POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E A PESQUISA SOBRE O IDOSO NO BRASIL: diferentes abordagens da temática nas teses e dissertações (de 2000 a 2009) | |
| Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| Texto completo identificado - O ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| ricardo reuter pereira, Bettina Steren dos santos |
Ensino de Matemática e Ciências
| ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM | |
| Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
| DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | |
| Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
| O CAMINHO PERCORRIDO PELA SEMIÓTICA E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
| Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Célia Finck Brandt |
| CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS DA PESQUISA BRASILEIRA PUBLICADA EM PERIÓDICOS | |
| Marilisa Bialvo Hoffmann, Leandro Duso |
| ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus |
| AS PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO HUMANA NAS PRODUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1980 | |
| William Casagrande Candiotto, Elisandra de Souza Peres |
| A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO E CONSTRUINDO POSICIONAMENTOS | |
| Diana Salomão de Freitas, Neusiane Chaves Souza |
| NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL | |
| Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso |
| ENTRE SABORES E DISSABORES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA A EJA | |
| Clara Lisandra de Lima Silva, Carla Gonçalves Rodrigues |
| História da Ciência e Experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental | |
| Grasiele Ruiz Silva, João Alberto da Silva |
| A TEMÁTICA “SAÚDE” NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES CONCERNENTES A METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM | |
| Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto Da Silva |
| UMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS | |
| Nadir Castilho Delizoicov |
Psicologia da Educação
| AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA | |
| claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
| CONSCIÊNCIA EM VYGOTSKY: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS | |
| Rafael Fonseca de Castro, Clarice Vaz Peres Alves |
| JOGO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: IMPLICAÇÕES DA ALIENAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL | |
| Rodrigo Lima Nunes, Irineu Aliprando Viotto Filho, Tatiane da Silva Pires Felix |
| RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO MORAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO | |
| Alana Paula de Oliveira, Maria Suzana De Stefano Menin |
| INTERESSE FAMILIAR PELA/PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E FRACASSO ESCOLAR | |
| Magda Floriana Damiani |
| SUCESSO ESCOLAR E SUA POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO COM RELAÇÕES AFETIVAS POSITIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO | |
| Mariluci da Silva Mattos, Magda Floriana Damiani |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| Multiculturalismo, Intercultura e as Políticas Afirmativas | |
| Deloíze Lorenzet, Vera Danair Carpenedo |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS EM FOCO | |
| Vania Beatriz Monteiro da Silva |
| (DES) ENCAIXE: “A UFRGS NÃO É PRA MIM!” OU DAS (IM) POSSIBILIDADES DE ESTAR NA UNIVERSIDADE | |
| Michele Barcelos Doebber |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS EM FOCO | |
| Karina de Araújo Dias |
| Reflexões sobre identidade afro-brasileira e educação | |
| Rodrigo Miguel de Souza |
| Colorindo Invisibilidades: reflexões sobre as práticas de resistência ao preconceito e a discriminação racial na sala de aula | |
| Josiane Beloni da Cruz Dutra |
Educação Ambiental
| Filme Wall-E como recurso didático nas aulas de filosofia: contribuindo para a Educação Ambiental de alunos do Ensino Médio | |
| Tânia Mara De Bastiani, Simone Becher Araujo Moraes |
| INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
| Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo |
| MATERIAIS DIDÁTICOS PROBIO/EA: TEMÁTICAS AMBIENTAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA | |
| Ana Claudia De Nardin |
Gênero, Sexualidade e Educação
| DISCUTINDO GÊNERO ATRAVÉS DO TRABALHO ARTESANAL | |
| Márcia Alves da Silva |
| A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA | |
| tatiani bellettini santos, Paulo Rômulo de Oliveira Frota |
Educação e Arte
| Uma paradinha para o café: Função poética e pedagogia | |
| Renata Ferreira da Silva |
| ATISTAGENS, MIDIAS E CRIAÇÕES TRANSFORMANDO A ESCOLA | |
| maria cristina diederichsen |
| PEDAGOGIA DA TRADUÇÃO: VIDA, PENSAMENTO E SENSAÇÃO | |
| Patrícia Cardinale Dalarosa |
| NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS PARA PENSAR OS MODOS DE EXISTÊNCIA NA DOCÊNCIA | |
| Thais Raquel da Silva Paz |
| OS DANÇANTES DOS BUMBÁS DE PARINTINS E O FETICHE DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES | |
| Elizandra Garcia da Silva |
| INFÂNCIA E ARTE CONTEMPORÂNEA: UM ENCONTRO POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO | |
| Carini Cristiana Delavald |
| DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE TRÊS TRABALHOS INVESTIGATIVOS | |
| Marcelo Barros de Borba, Renata Beck Machado, Ana Lucia de Marques e Louro |