História da Educação
| LEI SARAIVA (1881): O ANALFABETISMO É UM PROBLEMA NACIONAL | |
| Michele de Leão |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| A FORMAÇÃO HUMANA E A OPÇÃO PELOS CICLOS DE FORMAÇÃO. | |
| Ana Cristina Hammel, Liliam Liliam Liliam Faria Porto Borges |
| A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS TEXTOS CONSTITUICIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1934. | |
| Mariulce da Silva Lima Leineker, Claudia Barcelos de Moura Abreu |
Didática
| TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO | |
| Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
Estado e Política Educacional
| Os Fundamentos teórico-metodológicos das escolas neoliberais do século XX:Implicações nas políticas educacionais | |
| Thaís Godoi Souza, Angela Mara Barros Lara |
| POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS X ARTICULAÇÕES INTERNACIONAIS:O TENSIONAMENTO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO | |
| Deloíze Lorenzet |
| REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: A TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E O CONCEITO DE CONTEXTUALIZAÇÃO | |
| Queli Mafalda Reis Lautério |
| Experiência de avaliação Autônoma: indicador de Qualidade na Educação? | |
| Viviane de Quevedo Chaves, Tais Maiara Loss Loedhder |
| O DIRETOR NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA | |
| Francisca Mezzari Lopes |
Educação Popular
| Paulo Freire e seus diálogos com os movimetos sociais à luz da lei 10.639/03 na Secretaria Estadual de Educação no Rio Grande do Sul | |
| Eliane de Almeida Souza, Cláudia Castro Lucchesi Poli |
Educação e Infância
| As representações sociais de criança e infância na imprensa escrita em Chapecó/SC- um olhar sobre a década de 50 | |
| Aline Fátima Lazarotto |
| EDUCAÇÃO NA/PARA INFÂNCIA: UM DIALÓGO ENTRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR | PDF () |
| samantha dias de LIMA |
| O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA: DIREITO E QUALIDADE OU CUMPRIMENTO LEGAL? | |
| Daliana Loffler, Priscila Arruda Barbosa |
| Iniciação esportiva e sua relação com a saúde de crianças e adolescentes | |
| Giovanni Dalcastagné, Adolfo Ramos Lamar |
| MINHA COR E A COR DO OUTRO: QUAL A COR DESSA MISTURA? OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Daniela Lemmertz Bischoff, Leni Vieira Dornelles |
Formação de Professores
| DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS | |
| João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
| O PAPEL ATRIBUÍDO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Rosemara Perpetua Lopes, Monica Fürkotter |
| Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 | |
| Eduardo Alvarado Prada, Andrea Maturano Longarezi |
| A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS, OUSADIA E SABERES | |
| Olmira Bernadere Dassoler, Denise Maria Soares Lima |
| DES/CONTINUIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: QUE FORMAÇÃO? QUAL/IS CONCEPÇÃO/ÇÕES DE PROFESSOR/ES? | |
| Tiago Locatelli |
| OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL | |
| Aliana Anghinoni Cardoso, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Caroline Lacerda Dorneles |
| A EMERGÊNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISAS AFINS | |
| Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussami Ferrari Leite |
| EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM TERRITÓRIO CONTESTADO | |
| Karine Fiorio, Vanessa Bellani Lyra |
| FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: TEMÁTICA NOS TRABALHOS DA ANPED NO PERÍODO DE 2008- 2010 | |
| Claudia Martins Leirias |
| Formação continuada de professores municipais: Análise da experiência do Rio Grande do Sul | |
| Marta Luz Sisson de Castro |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| CARTÃO POSTAL: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES | |
| Maria Aparecida Lucca Paranhos, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso |
Currículo
| Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento | |
| Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite |
| Imagens da Justiça e Questões de Gênero e Sexualidade: elementos para análise do ciurrículo do curso de Direito e de sua pedagogia | |
| Renato Duro Dias, MARIA CECILIA LOREA LEITE |
Educação Fundamental
| Programas de intervenção pedagógica e controle do trabaho docente | |
| Iana Gomes de Lima |
| A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
| Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
Sociologia da Educação
| Ensino de sociologia na contemporaneidade | |
| Máximo Daniel Lamela Adó |
Educação Especial
| AS APRENDIZAGENS DE UM SUJEITO COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ASSOCIADAS AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE | |
| Carla Beatriz Kunzler Hosda, Caroline Leonhardt Romanowski |
| A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
| KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS |
| DUAS CRIANÇAS CEGAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR | |
| Laryssa Costa Lopes, Rosana Figueiredo Salvi |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VERTENTES MÉDICO-PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGOGICA COMO BASE DA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Márcia de Souza Lehmkuhl |
| AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PROFESSORAS DE ALUNOS IDENTIFICADOS COMO HIPERATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL | |
| sibila luft |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| CASOS CLÍNICOS EM SAUDE MENTAL NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA À DISTÂNCIA – ensaios e reflexões | |
| Mateus Casanova dos Santos, Maria Cecília Lorea Leite |
| PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU, EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO BRASIL, NO PERÍODO DE 1997 A 2010 | |
| tu Leonel |
| A REDE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE APRENDIZAGENS NA TERCEIRA IDADE | |
| Karoline Leite Guedes de Oliveira, Liliana Maria Passerino, Gabriela Alves de Freitas |
Filosofia da Educação
| EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DA ONTOLOGIA DE HANS-GEORG GADAMER | |
| Clenio LAGO |
Ensino de Matemática e Ciências
| Aritmética: um pouco de história | |
| Edi Jussara Candido Lorensatti |
| A INSERÇÃO DA QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM OLHAR SOBRE LIVROS DIDÁTICOS | |
| Caroline Luana Lottermann |
Psicologia da Educação
| Diferenças entre gênero no uso de estratégias de aprendizagem na educação à distância | |
| Paula Mariza Zedu Alliprandini, Camila Fernandes de Lima, Diene Eire Bortotti de Oliveira, Andreza Schiavoni |
| AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA | |
| claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
| COM MEDO DOS ALUNOS | |
| Miriam Pires Corrêa de Lacerda |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE CONHECIMENTO E SUA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO QUILOMBO DE SÃO MIGUEL | |
| Dilmar Luiz Lopes, Carmen Lúcia Bezerra Machado |
| Multiculturalismo, Intercultura e as Políticas Afirmativas | |
| Deloíze Lorenzet, Vera Danair Carpenedo |
| EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS UNIOESTE (2005-2010) | |
| Carina Merkle Lingnau, Sônia Maria dos Santos Marques |
Educação Ambiental
| IMPLICAÇÕES DO MÉTODO DIALÉTICO NO DISCURSO INTERDISCIPLINAR: APROXIMAÇÕES À LUZ DA PRÁXIS AMBIENTAL | |
| César Augusto Costa, Carlos Frederico Loureiro |
Gênero, Sexualidade e Educação
| CLANDESTINIDADES: IMAGENS DO DIVERSO NA EDUCAÇÃO | Sem título |
| Amanda Mauricio Pereira Leite |
Educação e Arte
| Animação teatral com a pequena infância: considerações acerca da expressão dramática na formação de professores | |
| Elisangela Christiane de Pinheiro Leite |
| ARTE CONTEMPORÂNEA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO DA ARTE | |
| Rejane Reckziegel Ledur |
| CONSERVATÓRIO ARTÍSTICO MUSICAL DE PONTA GROSSA - PR: TRAJETÓRIA DA PESQUISA | |
| Georgeana Lanzini Vendrami |
| PARA PROBLEMATIZAR METANARRATIVAS: LEI 11.645/08 E IDENTIDADES INDÍGENAS | |
| Daniela Farias Garcia de Borba, Leticia Mossate Jobim, Luiz Fernando Lazzarin |
| A dança como possibilidade de ação educativa libertadora | |
| João Batista Lima de Souza |