História da Educação
| PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950) | |
| Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida |
| HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA NO ESTADO PARANÁ: 1956-1971 | |
| Roseli Vergopolan |
| NOTAS SOBRE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA SYDIA SANT’ANNA BOPP E SUA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS | |
| Mônica Maciel Vahl |
| COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS | |
| Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara |
| A ARTE DE LER: UMA ANÁLISE ENTRE HUGO DE SAINT VICTOR E A EDUCAÇÃO | |
| Ana Paula dos Santos Viana, Flávio Rodrigues Oliveira |
| Uma leitura das charges de Claudius Ceccon no Livro Didático “Brasil Vivo”. | |
| Aparecida França Villwock, Silvana de Araújo Vaillões |
| A PRODUÇÃO DIDÁTICA DA PROFESSORA MARIA DE LOURDES GASTAL E A REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL. | |
| Cícera Marcelina Vieira |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| O caminho da aprendizagem na Pedagogia da Alternância e o sujeito alternante | |
| Cristina Bencke Vergutz |
Didática
| PROJETOS INTERDISCIPLINARES E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DAS FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ EM CURITIBA. | |
| Liliam Maria Born Martinelli, Ivana Suski Vicentin |
Estado e Política Educacional
| O Programa Bolsa Família na Produção Acadêmica - 2003-2010 | |
| Joana D Arc Vaz |
| INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO BOLIVARIANA DA VENEZUELA | |
| Débora Villetti Zuck, Francis Mary Guimarães Nogueira |
| ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PARANÁ (2003-2010): ALGUMAS PROPOSIÇÕES | |
| LUZIA FRANCO DUARTE, Edaguimar Orquizas Viriato |
Educação Popular
| ESCALANDO PINHEIROS COMO O QUATI: PRINCÍPIOS E SUBSÍDIOS DA LEGISLAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA A FORMAÇÃO DO PPP NAS ESCOLAS INDÍGENAS XOKLENG/LAKLÃNÕ | |
| Gleison Vieira |
| A Educação do Campo e a Educação Popular | |
| Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva |
| DIALÉTICA MATERIALISTA: UMA PERSPECTIVA NECESSÁRIA PARA EDUCAÇÃO POPULAR | |
| Fernando Bilhalva Vitória |
Educação e Infância
| GÊNERO E IDENTIDADE REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR | |
| Aline Rodrigues Vinholes |
| O TRABALHO PEDAGÓGICO E A INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA COM BEBÊS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: INTERAÇÃO, CONTEXTO E CULTURA | |
| Gardia Maria Santos de Vargas |
Formação de Professores
| O ENSINO DA GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: ALGUMAS REFLEXÕES | |
| Simone Viapiana |
| MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | |
| Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
| O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG | |
| Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira |
| Formação continuada de professores e reunião pedagógica: construindo um estado de conhecimento | |
| Grasiela Zimmer Vogt |
| PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri |
| A DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIA DOS GRADUANDOS. | |
| Josiane Facundo de Almeida, Célia Regina Vitaliano |
| O PROGRAMA PARA REFORMA EDUCACIONAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE (PREAL) E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL NA DÉCADA DE 90 | |
| Adriana da Cunha Werlang, Edaguimar Orquizas Viriato |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA | |
| Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER |
Política de Educação Superior
| PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | |
| Tatiane Vedoin Viero, Gionara Tauchen |
Educação Fundamental
| SATISFAÇÃO DO PROFESSOR MUNICIPAL DA REGIÃO SUL | |
| Alessandra Vargas, Marta Luz Sisson de Castro |
Educação Especial
| O Professor de Educação Especial na Política de Educação Especial na Perspectiva Incluisiva | |
| Kamille Vaz |
| O PAPEL DA GESTÃO PEDAGÓGICA FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECAIS | |
| Josiane Rodrigues Vioto, Célia Regina Vitaliano |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| ATIVIDADE DOCENTE NA EAD SOB PERSPECTIVA DA ERGONOMIA COGNITIVA | |
| Rejane Esther Vieira Mattei |
| AS TEORIAS CURRICULARES E AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | |
| Edilaine Vagula, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves |
| MOVIMENTOS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Mariane Maria Schons, Carla Beatris Valentini |
| A INTELIGÊNCIA COLETIVA COMO DESAFIO À CONSOLIDAÇÃO DE REDES DE PESQUISADORES: UM ESTUDO DE CASO DA REDE SUL FLORESTAL | |
| Marina Patricio de Arruda, Fabiano Romero Veiga |
Filosofia da Educação
| Ideologias e governamentalidades: alguns deslocamentos para pensar a lógica da educação contemporânea | |
| Kelin Valeirão |
| UM PARALELO ENTRE FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO. UMA CONTRIBUIÇÃO À DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | |
| Itamar Soares Veiga |
Ensino de Matemática e Ciências
| ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas |
Psicologia da Educação
| MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE REUVEN FEUERSTEIN: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO AUTÔNOMO | |
| Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Edilaine Vagula |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| CORTANDO A CERCA: UMA ESCOLA DO CAMPO FRENTE À MULTICULTURALIDADE CONTEMPORÂNEA | |
| LYDIA MARIA ASSIS BRASIL VALENTINI |
Gênero, Sexualidade e Educação
| GÊNERO E SINDICALISMO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO PUBLICADA NA CAPES | |
| Márcia Cristiane Völz Klumb |
| Representações de professora da Educação Infantil: docência e gênero em Pelotas | |
| Lourdes Helena Dummer Venzke |
| CULTURA DE AUTOAJUDA E DOUTRINA TERAPÊUTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO DA MATERNIDADE PRESENTES NO LIVRO COMO DESENVOLVER A AUTOESTIMA DE NOSSAS FILHAS | |
| Rodrigo Sabala de Carvalho, Juliana Ribeiro de Vargas |
| ELES SÃO APENAS DIFERENTES: A PRODUÇÃO DISCURSIVA DE MASCULINIDADES CONTEMPORÂNEAS NA OBRA CRIANDO MENINOS | |
| Juliana Ribeiro Vargas, Rodrigo Saballa Carvalho |
| QUAL O PREÇO DE SER MENINA? | |
| Maria Simone vione Schwengber |
Educação e Arte
| A cena teatral contemporânea na escola: navegando na fluência tecnologica das novas gerações | |
| Mônica Torres Bonatto, Susana Rangel Vieira da Cunha |
| DOCÊNCIA EM DERIVA: ATRAVESSAMENTOS DE UM ‘DEVIR PROFESSOR’ | |
| Tamiris Vaz |