História da Educação
| A Estrutura das Escolas Municipais de Caxias do Sul de 1937 a 1945 | |
| Paula Cristina Mincato Roso |
| Colégio Regina Coeli e a história da Educação no Município de Veranópolis | |
| Marina Matiello |
| A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO | |
| Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues |
| A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930 | |
| Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti |
| CONCEPÇÕES DE “CORPO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS | |
| Telma Adriana Martineli, Keros Gustavo Mileski |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| DA NECESSIDADE AO INSTITUIDO: ESCOLAS COMUNITÁRIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, SUJEITOS EM MOVIMENTO | |
| Fernando José Martins |
| DEMITIDOS DA VIDA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIAL DOS SUJEITOS DA BASE DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES DESEMPREGADOS DO RIO GRANDE DO SUL (MTD/RS) | |
| de Cássia Fraga Machado |
| E SE NÃO HOUVESSE O VESTIBULAR? – PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSINHO POPULAR CHICO MENDES ACERCA DA ELITIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | |
| Maíra Tavares Mendes |
| Escola Itinerante: uma análise para além da sala de aula | |
| IRIZELDA MARTINS DE SOUZA E SILVA, Kethlen Leite de Moura, CAROLINE MARI DE OLIVEIRA, THAÍS GODÓI DE SOUZA |
Didática
| O FRACASSO ESCOLAR SOB O OLHAR DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS | |
| RODRIGO JOSÉ MADALÓZ |
| ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA | |
| Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis |
| PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | |
| NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
Estado e Política Educacional
| ESTADO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONCEPÇÃO DE PÚBLICO NO MANIFESTO DE 1959 | |
| Telmo Marcon, Darciel Pasinato |
| O protagonismo da CEPAL e as políticas de formação docente: a regulação entre campo-cidade? | |
| Kethlen Leite de Moura, Irizelda Martins Souza |
| UMA SOMBRA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO ENSINO REGULAR AO PARALELO | |
| Maricia Silva Ferri, Sergio Eduardo Mariucci, Vera Felicetti |
| AS CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO E DIALÉTICO PARA A PESQUISA SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS | |
| Gisele Masson |
| A ATUAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ | |
| Carina Alves da Silva Darcoleto, Gisele Masson |
| A GREVE DO MAGISTÉRIO EM SC: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O MOVIMENTO | |
| Amanda da Silva Menger |
| ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DO PAR EM MUNICÍPIOS ALAGOANOS O PROINFÂNCIA NA AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE VAGAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Maria Goreti Machado, Maria Goreti Farias Machado |
| A INTERDISCIPLINARIDADE NA AGENDA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS: ESTUDO DE DOCUMENTOS OFICIAIS | |
| Fernanda Nunes da Rosa Mangini |
| POLÍTICA PÚBLICA E A PRÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MANAUS | |
| LUZIA MARA DOS SANTOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS |
| Democracia, a coragem de verdade e a educação | |
| Antônio Luiz Moraes |
| ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR | |
| Miguel Alfredo ORTH, Patrícia Kayser Vargas Mangan, Marcus Freitas Neves |
Educação Popular
| DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO | |
| Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado |
Educação e Infância
| APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS | |
| Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle |
| Interdisciplinaridade como metodologia para ensinar-aprender | |
| Rochele Rita Maciel, Flávia Brocchetto Ramos |
| AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DAS AÇÕES E RELAÇÕES COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS PARA A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
| Gilvana Menslin Oliveira Maia, Clésnia de Oliveira |
| QUANDO AS CRIANÇAS SE EDUCAM EM DIREITO(S) NA ESCOLA... | |
| Mariana Sant'Ana Miceli |
| GT7: LÓCUS DE INTERLOCUÇÃO DE INTELECTUAIS CRÍTICOS | |
| Ana Keli Moletta, Névio de Campos |
| Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção? | |
| Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva |
Formação de Professores
| A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS A INCLUSÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MONTENEGRO/RS | |
| Glaé Corrêa Machado |
| A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES | |
| Simone Portella Teixeira de Mello, Luciana Martins Teixeira Lindner |
| A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores | |
| Paloma Dias Silveira, Simone Maggioni |
| Seja um professor: o dizer dos docentes de um curso de Pedagogia | |
| Fabiola Ponzoni Balzan, Regina Maria Varini Mutti |
| UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Giovanna Beatriz Kalva Medina, Evelise Maria Labatut Portilho |
| ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL | |
| Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi |
| A FORMAÇÃO DO AUTOR DO LIVRO DIDÁTICO DO PNLD | |
| SIMONE REGINA MANOSSO CARTAXO |
| APRENDIZAGEM DOCENTE DOS FUTUROS PEDAGOGOS JUNTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) | |
| Fernanda Figueira Marquezan |
| GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS-GEPEFE: ESPAÇO DE INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
| Silvia Christina Madrid Finck |
| GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ | |
| marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
| MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | |
| Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
| PROFESSOR TUTOR: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE SI E DO OUTRO | |
| Lauren Hundertmarck Minato |
| O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG | |
| Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira |
| Práticas de ensino e de pesquisa no estágio supervisionado e a formação do pedagogo | |
| Marilia Marques Mira |
| LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. | |
| Flavia Wegrzyn Martinez, Susana Soares Tozetto |
| USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins |
| A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA | |
| zuleide demetrio minatti, Nilson Thomé |
| HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE | |
| Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
| A Busca pela Formação da Identidade Docente: a autonomia em construção pela problematização, diálogo democracia | |
| Sara Silva, Darcísio Natal Muraro |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES | |
| Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen |
| Futuros professores: representações discentes da docência | |
| Dirce Moraes Foletto Moraes |
| EDUCAÇÃO RURAL E DIREITOS HUMANOS: NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. | |
| Thaís Virgínea Borges Marchi, Helenise Sangoi Antunes |
| FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR | |
| Luiz Gonzaga Melo, Silvia Christina Madrid Finck |
| A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. | |
| Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira |
Trabalho e Educação
| Relações entre gestão escolar e pertença profissional no discurso de professoras iniciantes | |
| Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues, Liliana Soares Ferreira |
| PROGRAMA DE APRENDIZAGEM “CULTIVO DA MACIEIRA – JOVEM APRENDIZ COTISTA” E A REPRODUÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA DA MAÇÃ DE FRAIBURGO SC | |
| Juliana aparecida Cruz Martins |
| O trabalho docente no EaD | |
| Valdelaine da Rosa Mendes |
| O QUE SE ENSINA SOBRE O TRABALHO E SOBRE O TRABALHADOR NAS PÁGINAS DE UM JORNAL | |
| Patricia Aparecida Machado |
| CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA DE GRADUAÇÃO | |
| Sandro de Oliveira, Geovana Mendonça Lunardi Mendes |
| Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser | |
| Cândida Martins Pinto |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| TENDÊNCIAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA PROVINHA BRASIL | |
| Marilda Pasqual Schneider, Gabriela Strauss Mozz |
Política de Educação Superior
| APRENDER E ENSINAR NA UNIVERSIDADE: A DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA APRENDIZAGEM | |
| Altair Alberto Fávero, Marta Marques |
| CURSOS DE PEDAGOGIA EaD: INOVAÇÕES PRESENTES NOS CASOS UCS E UFRGS | |
| Senhora Morés |
| A TEORIA COGNITIVISTA NAS BASES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | |
| Gisele Joaquim Canarin, Estefania Tumenas Mello, Ricardo Teixeira Canarin |
| UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI: DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO AO PRAGMATISMO | |
| Estefânia Tumenas Mello, Eddy Ervin Eltermann |
| DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO DE INDICADORES | |
| Maria Helena Machado de Moraes |
| AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI | |
| MARCIO MUGNOL, MARIA LOURDES GISI |
Currículo
| A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A FALTA DE TRADIÇÃO E A FRAGILIDADE DA DISCIPLINA. | |
| Alexandra Garcia Mascarenhas |
| Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento | |
| Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite |
| RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITO-CHAVES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA | |
| Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner |
Educação Fundamental
| A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS | |
| Flávia Burdzinski Souza, Otávio Aloisio Maldaner |
| O primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras | |
| Susana Inês Molon |
| A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
| Patricia Xavier Figueiredo, Maria Renata Alonso Mota |
| GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E INDICADORES DE DESEMPENHO: CASO DA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE ESTEIO | |
| Marilan de Carvalho Moreira, Lisandra SCHNEIDER Scheffer, Elisane Cristina Kolz Rieth |
Sociologia da Educação
| ADOLESCÊNCIA E ESTIGMA NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE GOFFMAN E BOURDIEU | |
| MARCIA CRISTINA HENARES DE MELO, GILMAR DE CARVALHO CRUZ |
| O DISCIPLINAMENTO DO ESPÍRITO: UMA ANÁLISE DOS RITOS DE INSTITUIÇÃO NO ROMANCE O ATENEU | |
| Tiago Ribeiro Santos, Rita de Cássia Marchi |
| TRIBOS NA SALA DE AULA: um estudo sobre “culturas juvenis” na escola | |
| Darlan Carlos Dias, Rita de Cássia Marchi |
| Discursos Legitimadores da Educação Física no Ensino Médio | |
| Camilla Martins |
| CONTRARIANDO DESTINOS: JOVENS DAS CAMADAS POPULARES EGRESSOS DO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA QUE INGRESSARAM NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. | |
| Francini Scheid Martins |
Educação Especial
| Os desafios dos cegos nos espaços socais: um olhar sobre a acessibilidade. | |
| Janete Lopes Monteiro |
| MÍDIA, ENGAJAMENTO SOCIAL E CONSUMO DA INCLUSÃO | |
| Fernanda de Camargo Machado |
| CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA | |
| Rosanita Moschini, Carlo Schmidt |
| 50 ANOS DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: MOVIMENTOS, AVANÇOS E RETROCESSOS | |
| Edson Mendes da Silva Júnior |
| ADAPTAÇÃO E TRADUÇÃO EM LITERATURA SURDA: A PRODUÇÃO CULTURAL SURDA EM LÍNGUA DE SINAIS | |
| Cláudio Henrique Nunes Mourão |
| ANÁLISE DE DISCURSOS INCLUSIVOS E SEUS EFEITOS EM TERMOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE | |
| Eliana da Costa Pereira de Menezes, Priscila Turchiello |
| ESTUDOS DA CONTEMPORANEIDADE: SOBRE OUVINTISMO / AUDISMO | |
| Francielle Cantarelli martins, Madalena Klein |
| IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO APRESENTADAS POR ALUNOS MATRICULADOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR | |
| Bárbara Amaral Martins, Miguel Cláudio Moriel Chacon |
| GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO PARANÁ: MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS ESPECIAIS | |
| Valdete Veiga Moraes |
| A IMPORTÂNCIA DO BILÍNGUISMO NA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO SURDO: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES | |
| Dinéia Ghizzo Neto, Nerli Nonato Ribeiro Mori |
| Deficiência visual, acessibilidade e consumo | |
| Felipe Leão Mianes, Janete Inês Müller |
| ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS | |
| Joíse de Brum Bertazzo, Rosanita Moschini |
| “BICHI CLETA & MARAVILHA”: ROMPENDO COM OS SIGNIFICADOS ESSENCIALIZADOS DE CULTURA SURDA | |
| Violeta Porto Moraes, Angela Nediane dos Santos |
| Governamentalidade neoliberal e a produção de sujeitos para a dinâmica inclusiva | |
| Juliane Marschall Morgenstern |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| A INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE REDE | |
| Elisângela de Fátima Fernandes de Mello, Adriano Canabarro Teixeira |
| Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem | |
| Simone Becher Araujo Moraes, Tânia Mara De Bastiani |
| FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | |
| Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
| Wikipédia? Atire a primeira pedra quem nunca usou | |
| Carla Corrêa Marcon |
| ENSINO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO EM SALA DE AULA | |
| Graciela Paz Meggiolaro, Michel Emile Marcel Betz |
| O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE | |
| Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
| A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
| Valdinei Marcolla |
Filosofia da Educação
| A natureza da ação pedagógica e as elucidações de Aristóteles | |
| Simone Alexandre Martins |
| O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIJUÍ: RACIONALIDADE E INQUIETAÇÕES - sem identificação | |
| Celso José Martinazzo |
| Atualidade da Pedagogia do Oprimido - Opressão e educação libertadora ontem e hoje | |
| Eldon Henrique Mühl |
| DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: EXPERIMENTOS ARENDTIANOS | |
| Eduardo Morello |
| O DESAFIO ÉTICO - sem identificiação - Anped - 2012 | |
| Celso José Martinazzo |
| DEMOCRACIA COMO FORMA DE VIDA: RELAÇÕES ENTRE AS IDÉIAS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE | |
| Darcisio Natal Muraro |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| A POLÍTICA DO PROEJA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REFLEXÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO | |
| Mariglei Severo Maraschin |
| Os caminhos da docência no Programa Nacional de Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA FIC | |
| senhoria Regina Montagner |
Ensino de Matemática e Ciências
| AS AULAS DE CIÊNCIAS: CONVOCANDO PARA AS IDENTIDADES CIENTÍFICAS | |
| Aline Mattos, Moisés Oliveira |
| DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | |
| Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
| NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR | |
| Adriani Mello Felix, Márcia Souza da Fonseca |
| APROPRIAÇÕES ESTRANHAS DO DISCURSO CIENTÍFICO DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS | |
| Aline Mattos, Moisés Oliveira |
| NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL | |
| Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso |
Psicologia da Educação
| EFEITOS DE UM PROGRAMA DE APOIO AO BEM-ESTAR DOCENTE NA CONSTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL | |
| claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, adelar aparecido sampaio, saul neves de jesus |
| AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA | |
| claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
| ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO MORAL | |
| Claudiele Carla Marques Silva, Maria Suzana De Stefano Menin |
| REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ENSINAR DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | |
| ROSANA DALINER ACOSTA MARCHESE, ELSA MARIA MENDES PESSOA PULLIN |
| A Consciência como Estratégia Metacognitiva para a Compreensão Leitora de Textos na Língua Inglesa | |
| Simara Cristiane Braatz, Clara Brener Mindal |
| SUCESSO ESCOLAR E SUA POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO COM RELAÇÕES AFETIVAS POSITIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO | |
| Mariluci da Silva Mattos, Magda Floriana Damiani |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| A CONSTRUÇÃO DE PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLAS INDÍGENAS KAINGANG DO PARANÁ: PRIMEIROS APONTAMENTOS | |
| Keros Gustavo Mileski, Maria Simeno Jacomini Novak |
| O processo de integraçao dos alunos imigrantes: atitudes dos pares, aculturaçao e identidade étnica | |
| Jacqueline Graff Munaro |
| Educação Escolar Indígena e Inclusão – por uma pedagogia do cuidado e da escuta | |
| Sandra Maders |
| Cultura negra no currículo: deslocamentos investigativos | |
| Letícia Mossate Jobim |
| EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS UNIOESTE (2005-2010) | |
| Carina Merkle Lingnau, Sônia Maria dos Santos Marques |
Educação Ambiental
| Filme Wall-E como recurso didático nas aulas de filosofia: contribuindo para a Educação Ambiental de alunos do Ensino Médio | |
| Tânia Mara De Bastiani, Simone Becher Araujo Moraes |
| CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dalva Simone Strapasson Dias, Sônia Maria Marchiorato Carneiro |
| MAPEAMENTO DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Camila Santana Caldeira, Ana Luiza Ruschel Nunes, Angélica Góis Morales |
| O VALOR E A REPRESENTAÇÃO DO AMBIENTE: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA. | |
| Rafael Nunes Braga, Fatima Elisabeti Marcomin |
| “GOOGLE EARTH” E EXPRESSÕES DE CUNHO AMBIENTAL: FERRAMENTAS DE ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL | |
| Samira Martins Pereira, Fátima Elizabeti Marcomin |
Gênero, Sexualidade e Educação
| ESCOLA E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA | |
| Camila Aquino, Andrea Cristina Martelli |
| UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE HOMOSSEXUALIDADE NA DOCÊNCIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO | |
| Patrícia Daniela Maciel |
| "Bárbara, não vá criar confusão": silêncios e silenciamentos nas relações de gênero | |
| Zaine Simas Mattos |
Educação e Arte
| Considerações sobre o Uso da Flauta Doce no Contexto Escolar | |
| Clarissa de Godoy Menezes |
| PARA PROBLEMATIZAR METANARRATIVAS: LEI 11.645/08 E IDENTIDADES INDÍGENAS | |
| Daniela Farias Garcia de Borba, Leticia Mossate Jobim, Luiz Fernando Lazzarin |
| Cosmovisão e Estética Indígena na Educação Escolar Indígena | |
| Vânia Konell, Ítalo Rodrigo Mongconãnn Reis |
| “VIVER COMO UM MONSTRO OU MORRER COMO UM HOMEM BOM”: ALGUNS PENSAMENTOS [SOLTOS] SOBRE UM DEVIR-CORPO-PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO” | |
| Cristian Mossi |
| EXPERIMENTAÇÕES FOTOCARTOGRÁFICAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: PARA PENSAR CONTRA-SENSOS EM EDUCAÇÃO | |
| Daniele Noal Noal Gai, FELIPE LEÃO MIANES |