História da Educação
| Escola de Enfermagem Madre Justina Inês: profissionalização e ensino superior em Caxias do Sul - (1957 a 1967) | |
| Edlaine Almeida |
| HIstórisa da implantação da Escola Luterana Concórdia de Marechal Cândido Rondon (1955-1969) no contexto da colonização do Oeste Paranaense | |
| rodrigo pinto andrade, Cézar Alencar Arnaut de Toledo |
Didática
| O portfolio na prática pedagógica universitária reflexões de um grupo de doutorandos em educação. | |
| Maiza Margraf Althaus |
| Pedagogia do Oprimido, Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações necessárias | |
| leonardo dirceu de azambuja |
| ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA | |
| Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis |
Estado e Política Educacional
| QUALIDADE TOTAL X QUALIDADE SOCIAL: DUAS CORRENTES DICOTÔMICAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI | |
| Aline Alves |
| PARA QUE A AVALIAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO? | |
| Rosilene Amorim Anjos |
| A ATUAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ | |
| Carina Alves da Silva Darcoleto, Gisele Masson |
| REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: ELEMENTO PARA PONTUAR A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO | |
| Senhora Lucia Albrecht da Silveira |
| AS POSSÍVEIS RAZÕES DO SUCESSO ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS | |
| Cleudane Andrade, Tânia Regina Raitz |
| A expansão da rede federal de educação profissional: como sustentar uma demanda no campo educacional em um rápido processo de expansão? | |
| Jair Jonko Araujo, Paulo Eduardo Grischke |
| PROTAGONISMO DOCENTE: A CONFIGURAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DOCENTE À LOGICA DO CAPITAL | |
| Mari Celma Matos Martins Alves |
| Índice de desenvolvimento da Éducação Básica:indicadores de qualidade | |
| Aline Ferron, Carmem Albrecht da Silveira |
| O novo plano nacional decenal de educação e as políticas educacionais de estado: velhas metas novos desafios | |
| Delcio Antonio Agliardi, Cristiane Backes Welter, Maristela Rates Pierosan |
Educação Popular
| DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO | |
| Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado |
Educação e Infância
| “SOCIALIZAÇÃO ÀS AVESSAS”: IMPLICAÇÕES DE UMA LÓGICA CULTURAL ADULTOCÊNTRICA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS | |
| Simone Santos Albuquerque |
| Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção? | |
| Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva |
Formação de Professores
| ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL | |
| Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi |
| PROFESSORES INICIANTES: NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA DE CONSTITUIÇÃO NO COTIDIANO DA ESCOLA | |
| Marciene Aparecida Santos Reis |
| O PROFESSOR REFLEXIVO E O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
| Anelise Dos Santos da Costa, Letícia Fleig Dal Forno, Camyla Antonioli |
| A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS INTERPSICOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DA CAPACIDADE DE CONTROLE SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA | |
| Clarice Vaz Peres Alves, Rafael Fonseca de Castro |
| Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade | |
| Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto |
| ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO PROGRAMA PARFOR: PERSPECTIVAS EM MEIO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO | |
| Luiza Gabriela Razêra de Souza, Moisés Alves de Oliveira |
| MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | |
| Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
| EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Narrativas docentes em pauta. | |
| Milena Aragão, Lúcio Kreutz |
| : PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PARA SI E O OUTRO: MEMÓRIAS EM MOSAICOS DE (AUTO)FORMAÇÃO? | |
| Denise Aquino Alves Martins |
| OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL | |
| Aliana Anghinoni Cardoso, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Caroline Lacerda Dorneles |
| HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE | |
| Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES | |
| Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen |
| A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO ORIENTADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | |
| Ana Amélia Artini Bergamo, Solange Aparecida Da Rosa |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DE GRUPO DE ESTUDOS: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE | |
| Andréia Veridiana Antich, Mari Margarete dos Santos Forster |
| EDUCAÇÃO RURAL E DIREITOS HUMANOS: NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. | |
| Thaís Virgínea Borges Marchi, Helenise Sangoi Antunes |
| ALGUNS INDÍCIOS NA FORMAÇÃO DA PROFESSORA-POETA THEREZINHA LUCAS TUSI | |
| Janine Bochi do Amaral |
Educação Especial
| MODELOS DE DEFICIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
| Ingrid Renata Lopes Augustin |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| VIDEOCONFERÊNCIA E AFETIVIDADE: CAMINHOS POSSÍVEIS | |
| Heloisa Arruda |
| UM RESGATE METANARRATIVO DA HISTÓRIA DO CINEMA EM TEMPOS DA FORMALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CINEMATOGRÁFICA | |
| Rodrigo Avila Colla |
| A REDE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE APRENDIZAGENS NA TERCEIRA IDADE | |
| Karoline Leite Guedes de Oliveira, Liliana Maria Passerino, Gabriela Alves de Freitas |
| A INTELIGÊNCIA COLETIVA COMO DESAFIO À CONSOLIDAÇÃO DE REDES DE PESQUISADORES: UM ESTUDO DE CASO DA REDE SUL FLORESTAL | |
| Marina Patricio de Arruda, Fabiano Romero Veiga |
| 3ª IDADE NA REDE: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PROPORCIONANDO A SOCIALIZAÇÃO | |
| Gabriela Alves de Freitas, Liliana Maria Passerino |
Filosofia da Educação
| Histórias em Quadrinhos e seu uso como objeto pedagógico | |
| Gelson Vanderlei Weschenfelder, Balduíno Antonio Andreola |
| “EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: PERSPECTIVAS E MUDANÇAS À LUZ DE ORTEGA Y GASSET” | |
| Antonio Charles Almeida |
| ESCOLA COMO CONDIÇÃO DE SER EM SOCIEDADE | |
| Adair Adams, ADRIANA MARIA ANDREIS |
| Jogos de verdade e o bom professor de matemática | |
| Grace Da Ré Aurich, Patrícia Moura Pinho |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| Percursos e trajetórias das políticas e práticas de EJA: do direito à educação à diversidade | |
| Delcio Antonio Agliardi |
Ensino de Matemática e Ciências
| ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM | |
| Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
| ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus |
| Ensaiando uma jogada diferente: a numeramentalização | |
| Patrícia Moura Pinho, Grace Da Ré Aurich |
Psicologia da Educação
| A motivação para aprender no ensino superior | |
| Débora Menegazzo de Sousa Almeida |
| Diferenças entre gênero no uso de estratégias de aprendizagem na educação à distância | |
| Paula Mariza Zedu Alliprandini, Camila Fernandes de Lima, Diene Eire Bortotti de Oliveira, Andreza Schiavoni |
| CONSCIÊNCIA EM VYGOTSKY: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS | |
| Rafael Fonseca de Castro, Clarice Vaz Peres Alves |
| JOGO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: IMPLICAÇÕES DA ALIENAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL | |
| Rodrigo Lima Nunes, Irineu Aliprando Viotto Filho, Tatiane da Silva Pires Felix |
| É POSSÍVEL CONVIDAR SCHÖN E VYGOTSKY PARA UM MESMO JANTAR? FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A REFLEXIVIDADE DOCENTE | |
| Ana Maria Falcão de Aragão, Luciana Haddad Ferreira, Marissol Prezotto |
Educação Ambiental
| Educação Ambiental:escola e bacia hidrográfica | |
| Maria Arlete Rosa, Cristiane Angelo |
| INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
| Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo |
| A ética no discurso e na práxis dos educadores ambientais: uma abordagem conceitual | |
| Mario Sergio Cunha Alencastro |
Gênero, Sexualidade e Educação
| ESCOLA E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA | |
| Camila Aquino, Andrea Cristina Martelli |
| “A GALINHA PINTADINHA E O GALO CARIJÓ”: PRÁTICAS QUE BUSCAM FIXAR NOÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
| Camila dos Santos Araújo |
| Gênero e educação: investigando narrativas de vereadoras do municipio do Rio Grande | |
| Dárcia Ávila, Paula Regina Costa Ribeiro |
| RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA: CURRÍCULO FORMAL X CURRÍCULO REAL | |
| Liria Ângela Andrioli |
Educação e Arte
| TRANSVERSALIZANDO O ENSINO DAS ARTES E AS EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
| Cláudio Tarouco de Azevedo, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Augusto Luis Medeiros Amaral |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul