História da Educação
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
| Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
| CRECHE, ASSISTÊNCIA E INFÂNCIA: A EDUCACÃO INFANTIL EM FRANCISCO BELTRÃO/PR NA DÉCADA DE 1980. | |
| Caroline Machado Cortelini Conceição, Beatriz Terezinha Daudt Fischer |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A EXPANSÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ (1970-1980) | |
| MARIA VALDENY FERREIRA GOMES |
| SOBRE A ESTÉTICA DA EXPERIÊNCIA E DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE WALTER BENJAMIN | |
| Luciana Haddad Ferreira |
| PRÁTICAS ESCOLARES: ENTRE O “TRADICONAL” E O “MODERNO” PENSAMENTO ESCOLANOVISTA | |
| Thais Bento Faria |
Didática
| PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | |
| NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
Estado e Política Educacional
| Gastos em educação nos municípios de Araucária e Campo Largo: caracterização dos gastos municipais por programas e categorias econômicas. | |
| Jokasta Pires Vieira Ferraz, Sandra Pereira de Oliveira |
| INFLUÊNCIAS DAS DECISÕES JUDICIAIS NA OFERTA DA EDUCAÇÃO PARANAENSE | |
| Simone de Fátima Flach |
| UMA SOMBRA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO ENSINO REGULAR AO PARALELO | |
| Maricia Silva Ferri, Sergio Eduardo Mariucci, Vera Felicetti |
| GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA | |
| LUISA CADORIM FACENDA |
| POLITICAS PUBLICAS DO LIVRO DIDATICO E O BANCO MUNDIAL | |
| Andrea Garcia Furtado, Mary Natsue Ogawa |
| VIDA E MORTE DO FUNDEF | |
| patrycia byanca furtado |
| Índice de desenvolvimento da Éducação Básica:indicadores de qualidade | |
| Aline Ferron, Carmem Albrecht da Silveira |
Educação e Infância
| O DESAFIO DA PESQUISA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENA | |
| Maria Carmen Silveira Barbosa, Paulo Sergio Fochi |
| A Educação Psicomotora e a Prática Pedagógica dos Professores da Educação Infantil: Interlocuções e Discussões Necessárias. | |
| Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara, Silvia Christina Madrid Finck |
| DESAFIOS E LEGISLAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Luiza Franco Duarte, Luzia Franco Duarte |
Formação de Professores
| A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
| Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Adriana Martins Figuera |
| A PROPOSTA DO EDUCAR COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES | |
| Regiane müller freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel |
| MOTIVAÇÕES, EXPERIÊNCIAS INICIAIS E DESAFIOS: O QUE EXPRESSAM OS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES? | |
| Beatriz Atrib Zanchet, Maurício Vitoria Fagundes, Helenara Facin |
| DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS | |
| João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
| GOVERNAMENTALIDADE E ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente | |
| Raquel Fröhlich |
| A INTEIREZA DO SER: UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR NA AUTOFORMAÇÃO DE EDUCADORES | |
| Izabel Cristina Feijó de Andrade |
| O PAPEL ATRIBUÍDO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Rosemara Perpetua Lopes, Monica Fürkotter |
| ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL | |
| Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi |
| AÇÕES DE EDUCAÇÃO CONTINUADA: interesse das Instituições na autoformação de seus professores numa perspectiva de uma Educação para a Inteireza? | |
| Leda Lisia Franciosi Portal |
| Ouvindo Coisas: Transmutando o formato clássico dos eventos para uma formação mais sensível | |
| Nátali Dezordi Fortes |
| Uma questão profissional: A identidade do professor enfermeiro | |
| Débora Furlanetto, Marina Patricio De Arruda |
| PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri |
| AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DE UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES | |
| camila fleck dos santos, Andréia de Mello Buss de Castro |
| EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM TERRITÓRIO CONTESTADO | |
| Karine Fiorio, Vanessa Bellani Lyra |
| É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA? FAÇA DISTO UMA MOTIVAÇÃO! | |
| Daiane da Silva Freitas, Cristhianny Bento Barreiro |
| Práticas Pedagógicas de Letramento: uma visão ideológica | |
| Silvania Faccin Colaço |
| Os cursos de Formação de Professores no Instituto Federal do Rio Grande do Sul: algumas considerações iniciais | |
| Ângela Flach |
| FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR | |
| Luiz Gonzaga Melo, Silvia Christina Madrid Finck |
| CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? | |
| Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
| PERCURSOS E IDENTIDADES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA | |
| Sônia Regina Fernandes, Idorlene da Silva Hoepers, Márcia Cristina Taborda Fonseca |
Trabalho e Educação
| A LEITURA E A ESCRITA NO MUNDO DO TRABALHO E NO MUNDO DA ACADEMIA: CONSTRUINDO INTERSECÇÕES | |
| Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen |
| Relações entre gestão escolar e pertença profissional no discurso de professoras iniciantes | |
| Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues, Liliana Soares Ferreira |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA | |
| Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER |
Política de Educação Superior
| A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO | |
| Talita Cristiane Sutter Freitas |
| APRENDER E ENSINAR NA UNIVERSIDADE: A DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA APRENDIZAGEM | |
| Altair Alberto Fávero, Marta Marques |
| A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: O ENADE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
| NEILA BORGES FOSCARINI |
| QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL | |
| Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez |
| INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA COMO APORTE NA GESTÃO EDUCACIONAL | |
| Caroline Amarante Tolazzi, Jerônimo Becker Flores |
Currículo
| ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ECOLOGIA | |
| Camila Ferreira Pinto, Gionara Tauchen, Alessandra Nery Obelar da Silva |
| A prática como componente curricular na representação dos estudantes de licenciatura em matemática: entre o dito e o feito | |
| Idorlene da Silva Hoepers, SONIA DE SOUZA FERNANDES |
Educação Fundamental
| A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
| Patricia Xavier Figueiredo, Maria Renata Alonso Mota |
Sociologia da Educação
| BOLSA FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL | |
| JOVILES VITÓRIO TREVISOL, ADRIANA APARECIDA FELICETTI |
Educação Especial
| A ESTIGMATIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SI: REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA” | |
| Bárbara Cristina Farina, Claudio Roberto Baptista |
| “Normalidade”: revisitando o conceito | |
| Cláudia Rodrigues de Freitas |
| A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010) | |
| Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva |
| DOURANDO A PÍLULA” – OS DISPOSITIVOS DE MEDICALIZAÇÃO E A ESCOLARIZAÇÃO: ESTARIA O BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA PRODUZINDO A NÃO ESCOLARIZAÇÃO? | |
| Marco Freire Ferraz |
| ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA | |
| Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas |
| Mediação e Desenvolvimento no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Artefatos Tecnológicos | |
| Ana Carla Foscarini, Liliana Maria Passerino |
| CARTOGRAFIA DE UMA INFÂNCIA: registros fotográficos que articulam família e escola no processo educacional de uma criança surda | |
| Graziele Gonçalves FÜLBER, Adriana da Silva THOMA |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| DIFICULDADES NA TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO ON-LINE | |
| Ademar Felipe Fey |
| EXPERIENCIAÇÕES NO ESPAÇO TEMPO DA SALA DE AULA: Em que condições são possíveis integrar os saberes? | |
| Andre Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
| O ALUNO FOTÓGRAFO: A RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A CIDADE ATRAVÉS DOS DIFERENTES OLHARES | |
| Ires de Oliveira Furtado |
| Educomunicação: construção social e desenvolvimento humano - um relato de pesquisa | |
| Maria Teresa Marins Freire |
| PRODUÇÃO COLABORATIVA MEDIADA PELOS E-GROUPS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Claudia Mara Stona, Miguel Alfredo Orth |
| AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE IDIOMAS | |
| Gerson Bruno Forgiarini de Quadros |
Filosofia da Educação
| CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO: A DEMOCRACIA COMO CREDO PEDAGÓGICO | |
| Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero |
| A relação eu outro na educação abertura à alteridade | |
| Wanderleia Dalla Costa, Carmen Lucia Fornari Diez |
| A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA | |
| Amarildo Luiz Trevisan, Eliana Regina Fritzen Pedroso |
| A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PENSAMENTO PAULO FREIRE | |
| ANADIR FOCHEZATTO, GILMAR HENRIQUE DA CONCEIÇÃO |
| A ESCOLA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NO MERCADO DE TRABALHO: APONTAMENTOS SOBRE O CUIDADO DE SI, DE FOUCAULT | |
| Franciéli Frank |
| Buscando em Ricoeur indícios de uma antropologia,implicações pedagógicas | |
| Rosa Maria Filippozzi Martini |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| A SUBALTERNIDADE E EMANCIPAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DE EJA IMPLEMENTADAS PÓS DÉCADA DE 1940 | |
| Adriana Medeiros Farias |
Ensino de Matemática e Ciências
| UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS INVESTIGAÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA DO XI EPREM | |
| Leoni Malinoski Fillos, Joanice Zuber Bednarchuk, Priscila Dombrovski Zen, Karla Nadal, Dionísio Burak |
| CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO PROFESSORES E DOCENTES: EM COMPARAÇÃO COM O DEFENDIDO NA LITERATURA | |
| Fernanda Franzolin, Nelio Bizzo |
| ESTOCÁSTICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA | |
| MARIELE JOSIANE FUCHS |
| ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
| Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus |
| IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INGRESSANTES DE QUÍMICA: QUE DISCURSOS ESTÃO EM JOGO? | |
| Verônica Caldeira Leite Christino, Maira Ferreira |
| ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas |
Psicologia da Educação
| Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados | |
| Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO 9º ANO SOBRE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: UMA BUSCA PELA AUTONOMIA | |
| Adriano Charles Ferreira, Edvanderson Ramalho dos Santos |
| O TEMPO DE COMPREENDER E AS LETRAS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA | |
| Cláudia Bechara Fröhlich, Simone Moschen Rickes |
| UMA DISCUSSÃO HISTÓRICO-CULTURAL ACERCA DO FENÔMENO DA TIMIDEZ E SUAS IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR. | |
| Tatiane Pires Felix |
| É POSSÍVEL CONVIDAR SCHÖN E VYGOTSKY PARA UM MESMO JANTAR? FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A REFLEXIVIDADE DOCENTE | |
| Ana Maria Falcão de Aragão, Luciana Haddad Ferreira, Marissol Prezotto |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| A CHEGADA DOS DESIGUAIS À ESCOLA: NOVAS FORMAS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO | |
| Jorge Alberto Lago Fonseca |
Gênero, Sexualidade e Educação
| CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA CENA DO CINEMA | |
| Marta Cristina Friederichs |
| Erotização dos corpos infantis, Pedofilia e Pedofilização na contemporaneidade | |
| Jane FELIPE, Liliane Madruga PRESTES |
Educação e Arte
| Aulas de arte e outras possibilidades | |
| Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Simone Vacaro Fogazzi |
| PARA PROBLEMATIZAR METANARRATIVAS: LEI 11.645/08 E IDENTIDADES INDÍGENAS | |
| Daniela Farias Garcia de Borba, Leticia Mossate Jobim, Luiz Fernando Lazzarin |
| BIRIVA TROPEIROS DE DOIS MUNDOS: DANÇA E PEDAGOGIA CULTURAL | |
| Daniela Farias Garcia de Borba |
| O Canto coral no processo educativo estetico | |
| Roberta Bassani Federizzi, Roberta Bassani Federizzi |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul