História da Educação
| A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) | |
| JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
| O CAMPO ESTATÍSTICO E A ESTRUTURAÇÃO DE ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DOS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NACIONAL | |
| Natalia Gil |
| Revista CHRONOS - "Tempo cronista" da Universidade de Caxias do Sul | |
| Eliana Gasparini Xerri |
| MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICO EXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA | |
| Laís Pacifico Martineli, Maria Cristina Gomes Machado |
Didática
| TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO | |
| Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
| O TRABALHO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | |
| Nilva de Oliveira Brito dos Santos, João Luiz Gasparin |
| “AULA CHATA NÃO!” – CONHECENDO AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOBRE PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER | |
| Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff, Camila Grimes, Edson Schroeder |
Estado e Política Educacional
| PROVA BRASIL EM CENA: À VOZ DOS ALUNOS E PROFESSORES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO | |
| Naidi Carmen Gabriel, Sherlon Cristina De Bastiani |
| A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA, DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO | |
| Graziela Rossetto Giron |
| O CONSELHO DE ESCOLA COMO PARCEIRO NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO | |
| Roberta Ravaglio Gagno, Rita Schane |
| OS DESAFIOS FRENTE AOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO DOS MUNICIPIOS DO 1º ANEL DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA PERANTE A APROVAÇÃO DA LEI FUNDEB | |
| Marcia Andreia Grochoska |
| A expansão da rede federal de educação profissional: como sustentar uma demanda no campo educacional em um rápido processo de expansão? | |
| Jair Jonko Araujo, Paulo Eduardo Grischke |
| INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO BOLIVARIANA DA VENEZUELA | |
| Débora Villetti Zuck, Francis Mary Guimarães Nogueira |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONEXÃO: DESAFIOS DO SÉCULO XXI | |
| Claudionei Lucimar Gengnagel, Fernanda Nicolodi |
Educação Popular
| DA TEORIA DOS FRAGMENTOS À PEDAGOGIA DA CONTRAMARCHA: | |
| Gomercindo Ghiggi, Michelle Nóbrega |
Educação e Infância
| O hibridismo das linguagens verbo-visuais em Se um dia eu for embora... | |
| Nós Lucila Guedes de Oliveira |
| EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | |
| Rúbia Renata Gonzaga, Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin |
| MÃE SUFICIENTEMENTE BOA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA (RE)LEITURA WINNICOTTIANA | |
| Marina Schnorr Grando, Marina Miri Braz, Andréa da Silva Katzwinkel |
| A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Alvine Genz Gaulke |
Formação de Professores
| A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
| Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Adriana Martins Figuera |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: OS JOGOS TEATRAIS COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
| Thais Philipsen Grutzmann |
| POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA E A REDUÇÃO DO TEMPO | |
| Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Ângela Maria Silveira Portelinha, Berenice Lurdes Borssoi, Renata de Oliveira Greco |
| PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC | |
| Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
| Concepções de estágio e aprendizagem da docência: O que escrevem acadêmicos-estagiários de Ciências Biológicas | |
| Katiane de Almeida Gonçalves, Igor Daniel Martins Pereira |
| Bullying: um desafio para a formação de professores | |
| Maria Lourdes Gisi |
| ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA EM ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM | |
| Paula Corrêa Henning, Barbara Hees Garré |
| GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ | |
| marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
| MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | |
| Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: FRONTEIRAS ENTRE A PRODUÇÃO DO ENSINO/PESQUISA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| MARISTELA FERRARI RUY GUASSELLI |
| O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG | |
| Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira |
| PRECONCEITO OU DESPREPARO? Uma investigação acerca da percepção dos docentes de Pedagogia sobre formação de professores na modalidade EAD | |
| Lucia M M Giraffa, Carla Netto |
| PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri |
| FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE | |
| Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
| ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
| Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa |
| PRINCÍPIOS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE | |
| Vilisa Rudenco Gomes |
| Políticas e representações sociais de professores da escola báisca sobre o bullying | |
| Jociane Emídia Silva Geronasso |
Trabalho e Educação
| O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL | |
| Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR | |
| Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
| Agricultura Familiar e Letramento | |
| Fabiano Garcia |
| O LETRAMENTO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TEÓRICA: ORIGEM DO TERMO, CONCEITUAÇÃO E RELAÇÕES COM A ESCOLARIZAÇÃO | |
| Katlen Böhm Grando |
Política de Educação Superior
| O PROGRAMA PROUNI E A POLITICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2011. | |
| RAFAEL PAVAN, Marina Schnorr Grando |
| AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI | |
| MARCIO MUGNOL, MARIA LOURDES GISI |
Currículo
| VIDAS NA ESCOLA, VIDAS NA FESTA: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES JUVENIS | |
| Vera Lúcia Gainssa Balinhas |
| Compreensão dos Professores de Educação Física em Relação aos Fundamentos Teórico-Metodológicos Adotados nas Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica do Estado do Paraná | |
| Daiane Grando, Ilma Célia Ribeiro Honorato, Marcelo José Taques |
Educação Fundamental
| MANUAL DIDÁTICO: USO E APROPRIAÇÕES DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS POR PROFESSORES E ALUNOS | |
| Rosi Ferrarini Gevaerd |
Sociologia da Educação
| UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT): alianças e tensões em prol de uma instituição na Amazônia Legal brasileira | |
| QUELEN GIANEZINI |
| (DES)ORDENANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA | |
| Elisabete Maria Garbin, Rita Cristine Basso Soares Severo |
Educação Especial
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA | |
| Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | |
| Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
| AS TEORIAS CURRICULARES E AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | |
| Edilaine Vagula, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves |
| 20% A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A RESISTÊNCIA | |
| Kelly Aparecida Gomes, Maíra Tonelli-Santos |
| O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE | |
| Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
Filosofia da Educação
| Educação para a paz num contexto hipermoderno | |
| Marco Antonio Gonçalves |
| PEDAGOGIA DO MUNDO: AFIRMANDO O COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO E A RENOVAÇÃO DO MUNDO – DIÁLOGOS COM FREIRE E ARENDT | |
| Lizandra Andrade Nascimento, Gomercindo Ghiggi |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A AÇÃO DOCENTE DIANTE DAS NOVAS FORMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
| Vanderlei Ricardo Guerra |
| OS LABIRINTOS DO APRENDER NA VOZ DE SUJEITOS ANALFABETOS | |
| Vanise dos Santos Gomes |
Ensino de Matemática e Ciências
| Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau | |
| Yasmini Lais Spindler Sperafico, Clarissa Seligman Golbert |
| DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | |
| Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
| GEOMETRIA COM ORIGAMI: INCENTIVANDO FUTUROS PROFESSORES | |
| Graziele Rancan, Lucia Maria Martins Giraffa |
| O Ensino de Ciências e a Experimentação | |
| Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
| AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
| Carine Kupske, Neila Feijó Bulling, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich |
| PROBLEMATIZANDO CATEGORIAS DE ENREDO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
| Roque Ismael da Costa Güllich, Janice Silvana Novakowski Kierepka, Erica do Espirito Santo Hermel |
Psicologia da Educação
| SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UNIDOCENTES DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE-RS | |
| Rodrigo de Azambuja Guterres, Bettina Steren dos Santos |
| MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE REUVEN FEUERSTEIN: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO AUTÔNOMO | |
| Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Edilaine Vagula |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| OS CONFLITOS ÉTNICOS ENTRE COLONOS E ÍNDIOS NO SUL DE BLUMENAU/SC: MEMÓRIAS | |
| Martin Stabel Garrote |
Educação Ambiental
| INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
| Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo |
| FOTOGRAFIAS DE DESLOCAMENTOS NO AMBIENTE: FUGAS EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA | |
| Leandro Belinaso Guimarães, Ana Maria Hoepers Preve |
| Notas Sobre a Educação Ambental numa perspectiva midiática: uma possibilidade de gerenciamento da vida | |
| Bárbara Hees Garré |
Gênero, Sexualidade e Educação
| Gênero na Educação Infantil: uma análise de acontecimentos em sala de aula na perspectiva histórico-cultural | |
| Juliana Lopes Garcia, Carlos Toscano |
Educação e Arte
| CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO NO MUSEU DE ARTE: PENSANDO A MEDIAÇÃO CULTURAL PARA A PEQUENA INFÂNCIA. | |
| Solange de Fátima Gabre |
| A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE A PARTIR DE IMAGENS E AS IMAGENS COMO ENUNCIADOS | |
| Francieli Regina Garlet |
| Encontros com a arte e a escrita: composições com alunas de Curso Normal | |
| Neila Görgen |
| TRANSVERSALIZANDO O ENSINO DAS ARTES E AS EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
| Cláudio Tarouco de Azevedo, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Augusto Luis Medeiros Amaral |
| Professoras artistas: reflexões sobre o fazer artístico e a prática docente | |
| Patriciane Teresinha Born, Luciana Gruppelli Loponte |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul