História da Educação
| “A ESCOLA” E A EDUCAÇÃO, UM PROJETO LIBERAL PARA O MAGISTÉRIO NO PARANÁ: PRIMEIRAS REFLEXÕES. | |
| Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Isabel Moura Nascimento |
| AS REGRAS DE CIVILIDADE PRESCRITAS PELAS LIGAS DA BONDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO SUL DE SANTA CATARINA (1953-1970) | |
| Mariane Rocha Niehues |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
| Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática | |
| Flávia de Andrade Niemann, Fernanda Maria Brandoli |
| APROXIMAÇÕES DA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA COM A ESCOLA NOVA | |
| Alcione Nawroski |
Estado e Política Educacional
| QUALIDADE (SOCIAL) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE | |
| Elton Luiz Nardi, Marilda Pasqual Schneider |
| GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO: UMA LEITURA DAS OPÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO OESTE CATARINENSE | |
| Durlei Maria Bernardon Rebelatto, Elton Luiz Nardi |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONEXÃO: DESAFIOS DO SÉCULO XXI | |
| Claudionei Lucimar Gengnagel, Fernanda Nicolodi |
| A condicionalidade da educação para acesso à renda mínima: nova política e velhos valores | |
| Naraiana Inez Nora, Francis Mary Guimarães Nogueira |
| ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR | |
| Miguel Alfredo ORTH, Patrícia Kayser Vargas Mangan, Marcus Freitas Neves |
Educação Popular
| DA TEORIA DOS FRAGMENTOS À PEDAGOGIA DA CONTRAMARCHA: | |
| Gomercindo Ghiggi, Michelle Nóbrega |
Formação de Professores
| Pesquisa e Seminários: ferramenta metodológica na formação do pedagogo pesquisador | |
| Mara dos Santos Neves |
| Digam-me quem vocês são? Marcadores sociológicos e pedagógicos de acadêmicos/as em estágio curricular | |
| Marta Nörnberg |
| Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade | |
| Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto |
| PRECONCEITO OU DESPREPARO? Uma investigação acerca da percepção dos docentes de Pedagogia sobre formação de professores na modalidade EAD | |
| Lucia M M Giraffa, Carla Netto |
| SABERES PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR: O que expressam acadêmicos em estágio dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas | |
| Igor Daniel Martins Pereira, Marta Nörnberg |
| A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS ESTADUAIS NO INTERIOR DE MT: EFEITOS DE SENTIDOS NO DISCURSO DOS PROFESSORES | |
| CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS |
Política de Educação Superior
| LEVANTAMENTO DA MULTICAMPIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM PARALELO ENTRE AS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE | |
| egeslaine de nez, Richéle Timm dos Passos da Silva |
Currículo
| ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ECOLOGIA | |
| Camila Ferreira Pinto, Gionara Tauchen, Alessandra Nery Obelar da Silva |
| Parâmetros Curriculares Nacionais: tendências e concepções no currículo da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental | |
| Flávia Niemann |
Sociologia da Educação
| Discutindo a Relação: o que dizem alunos e professores | |
| andrea becker narvaes |
Educação Especial
| Diagnóstico e/ou Avaliação: matiz deste discurso na formação de professores da Educação Especial | |
| LEANDRA BOER POSSA, Grasiela Maria Silva Rios, Maria Inês Naujorks |
| Percursos Históricos da Educação de Surdos em Caxias do Sul - Não identificado | |
| Gabriele Vieira Neves |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO ESCOLAR | |
| Daniele Noal Noal Gai |
| A IMPORTÂNCIA DO BILÍNGUISMO NA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO SURDO: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES | |
| Dinéia Ghizzo Neto, Nerli Nonato Ribeiro Mori |
| ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA | |
| Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks |
Filosofia da Educação
| A garantia da paz perpétua e a educação em Kant | |
| Paulo César Nodari |
| PEDAGOGIA DO MUNDO: AFIRMANDO O COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO E A RENOVAÇÃO DO MUNDO – DIÁLOGOS COM FREIRE E ARENDT | |
| Lizandra Andrade Nascimento, Gomercindo Ghiggi |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PRISIONAL: PERSPECTIVAS DA ONU E DA UNESCO | |
| Daiane Leticia Boiago, Amélia Kimiko Noma |
Ensino de Matemática e Ciências
| UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS INVESTIGAÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA DO XI EPREM | |
| Leoni Malinoski Fillos, Joanice Zuber Bednarchuk, Priscila Dombrovski Zen, Karla Nadal, Dionísio Burak |
| TRANSFORMAÇÕES DO CURRÍCULO PRESCRITO EM CURRÍCULO REAL: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring |
Psicologia da Educação
| JOGO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: IMPLICAÇÕES DA ALIENAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL | |
| Rodrigo Lima Nunes, Irineu Aliprando Viotto Filho, Tatiane da Silva Pires Felix |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| A CONSTRUÇÃO DE PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLAS INDÍGENAS KAINGANG DO PARANÁ: PRIMEIROS APONTAMENTOS | |
| Keros Gustavo Mileski, Maria Simeno Jacomini Novak |
Educação Ambiental
| MAPEAMENTO DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Camila Santana Caldeira, Ana Luiza Ruschel Nunes, Angélica Góis Morales |
| O VALOR E A REPRESENTAÇÃO DO AMBIENTE: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA. | |
| Rafael Nunes Braga, Fatima Elisabeti Marcomin |
Gênero, Sexualidade e Educação
| APRENDENDO A SER MULHER COM A REVISTA NOVA ESCOLA | |
| Tatiana da Silva Silveira, Angela Dillmann Nunes Bicca |
| RELAÇÕES DE GÊNERO EM CAMPANHA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: SUBMISSÃO FEMININA MANTIDA | |
| Márcia Cristiane Nunes Scardueli |
Educação e Arte
| ATENÇÃO VOLUNTÁRIA E CONSCIÊNCIA CORPORAL –DESENVOLVIMENTO/APRIMORAMENTO NOS JOGOS TEATRAIS | |
| Ângela Balzano Neves |
| ARTES VISUAIS E CORPOREIDADE NA PESQUISA-ENSINO – REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
| Maristani Polidori Zamperetti, Ângela Balzano Neves |
| Dionísio-educador, estética do trágico e pedagogia. | |
| Deniz Alcione Nicolay |
| LIVRO DE IMAGEM: POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO DO OLHAR | |
| Marília Forgearini Nunes |
| A FORMAÇÃO ESTÉTICA E LITERÁRIA POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO | |
| Janete Bridon, Adair de Aguiar Neitzel, Fabiana Henrique, Serenita Hochmann |
| EXPERIMENTAÇÕES FOTOCARTOGRÁFICAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: PARA PENSAR CONTRA-SENSOS EM EDUCAÇÃO | |
| Daniele Noal Noal Gai, FELIPE LEÃO MIANES |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul