História da Educação
| Ensino de História e Narrativas Cinematográficas Subsidiando Consciências Históricas. | |
| Lara Rodrigues Pereira |
| ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS | |
| Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida |
| FESTAS, RITUAIS CÍVICOS NO PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA DAS ESCOLAS ÉTNICAS DO PARANÁ | |
| Valquiria Elita Renk |
| EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E ENSINO DE HISTÓRIA, APORTES DISCIPLINARES DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO | |
| Elaine Rodrigues |
| TRADIÇÃO E MODERNIDADE: PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DO GRUPO ESCOLAR OTÁVIO AUGUSTO DE FARIA EM BOM RETIRO DO SUL – RS (1974) | |
| Janaína Priscilla Ricci |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
| Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
| A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO | |
| Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| O Papel da Escola na prevenção do Abuso de Álcool, o caso dos kỹrũ | |
| Paulo Ribeiro Ramon |
| MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA E SEUS FAMILIARES | |
| Rosane Romanha |
| EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | |
| Deneusa Luzia Rodrigues, Elizabete Tamanini |
Didática
| ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA | |
| Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis |
| PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | |
| NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
| O PROFESSOR INICIANTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS QUE SE SOMAM | |
| Franciele Roos da Silva Ilha |
Estado e Política Educacional
| A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA O BANCO MUNDIAL: A ÊNFASE NA “SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES BÁSICAS” PARA O ALÍVIO DA POBREZA E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno, Ireni Marilene Zago Figueiredo |
| O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL | |
| Viviane Silva da Rosa |
| AS POSSÍVEIS RAZÕES DO SUCESSO ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS | |
| Cleudane Andrade, Tânia Regina Raitz |
| A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE COMBATE À HOMOFOBIA | |
| Alexandre Rossi |
| GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO: UMA LEITURA DAS OPÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO OESTE CATARINENSE | |
| Durlei Maria Bernardon Rebelatto, Elton Luiz Nardi |
| INDICADORES DE QUALIDADE: desafios de um conjunto de municípios da mesorregião oeste catarinense | |
| Camila Regina Rostirola |
| QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA | |
| Humberto Herrera Contreras, Iziquel Antonio Radvanskei |
Educação Popular
| POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO DIALÓGICA EM SAÚDE PARA O RESGATE DO PARTO NATURAL | |
| Milene Rosa |
Educação e Infância
| O ‘LIVRO-NEGRO’ COMO PRÁTICA DE DISCIPLINAMENTO E DE GOVERNO DA INFÂNCIA | |
| Célia Ratusniak |
| Interdisciplinaridade como metodologia para ensinar-aprender | |
| Rochele Rita Maciel, Flávia Brocchetto Ramos |
| A INFÂNCIA RE-INVENTADA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO - OS FILHOS E FILHAS DOS/AS ESTUDANTES QUE VIVEM NAS CEUs | |
| Keila Oliveira, Ethiana Sarachin Ramos |
| O PROFESSOR ATENTO AO TDAH: A HIPERATIVIDADE E INDISCIPLINA NA REVISTA NOVA ESCOLA | |
| Barbara Rocha Richter |
| A LINGUAGEM POÉTICA EM SINTONIA COM A CRIANÇA | |
| Vania Marta Espeiorin, Flávia Brocchetto Ramos |
Formação de Professores
| PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC | |
| Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
| Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente | |
| Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares |
| ESCOLA E UNIVERSIDADE: A UNIÃO CAPAZ DE RESSIGNIFICAR NOVAS FORMAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | |
| Indiara Rech, Caroline Ferreira Brezolin, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
| AS REPERCUSSÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
| Andressa Wiebusch, Nara Vieira Ramos |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO | |
| Lidiane Gonzaga Chiare, Rita Buzzi Rausch |
| Formação de Profesores: partilha de saberes e vivências comunicacionais | |
| Lourdes Helena Rodrigues dos Santos |
| RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: A (RE) DESCOBERTA DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NA ESCOLA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Alessandro Carvalho Bica, Maria Janine Dalpiaz Reschke |
| Saberes necessários à prática pedagógica dos professores de Educação Profissional e Tecnoloógica de uma Universidade Tecnológica Federal | |
| Nelci Aparecida Zanette Rovaris |
| OS SABERES MOBILIZADOS PELO BOM PROFESSOR NA VISÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE DIREITO | |
| Adilson José Ribeiro, Rita Buzzi Rausch |
| CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
| Caroline Leonhardt Romanowski, Carla Beatriz kunzler Hosda |
| ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO PROGRAMA PARFOR: PERSPECTIVAS EM MEIO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO | |
| Luiza Gabriela Razêra de Souza, Moisés Alves de Oliveira |
| As contribuições de Hans-Georg Gadamer para a Formação de Professores | |
| Marlene ROZEK |
| A Criação de Universidades no Brasil e a Formação de Professores de Matemática | |
| Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski |
| HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE | |
| Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
| Pensando a formação de professores pela perspectiva grupal: significações imaginárias de participantes de um grupo de pesquisas | |
| Caroline Ferreira Brezolin, Indiara Rech, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
| Um Olhar sobre o Pensar a Prática | |
| Carmen Rosane Bozzetti Rodrigues |
| FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A ATIVIDADE DOCENTE DE ESTUDO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
| Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Srta. Leila Adriana Baptaglin |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| A RECORRÊNCIA DE EXERCÍCIOS COM SÍLABAS EM DIÁRIOS DE CLASSE DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS (1973 - 2010) | |
| Gisele Ramos Lima |
Política de Educação Superior
| TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
| Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
| AS VOZES DA SOCIEDADE QUANTO À QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO | |
| Maria Aparecida Rocha |
Currículo
| A EVASÃO ESCOLAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SC: DESAFIOS CURRICULARES | |
| Douglas Branco de Camargo, Mônica Piccione Gomes Rios |
| RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITO-CHAVES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA | |
| Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner |
| SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA | |
| Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff |
Educação Fundamental
| Ensino Fundamental de nove anos: a implantação da Política no município de Joinville / SC. | |
| Tatiane Dominoni Rodrigues, Rosânia Campos |
| A "nova" aliança entre a educação básica e o ensino superior: um avatar científico ou uma prática discursiva necessária? | |
| Sônia Maria Oliveira Rosa |
Sociologia da Educação
| O DISCIPLINAMENTO DO ESPÍRITO: UMA ANÁLISE DOS RITOS DE INSTITUIÇÃO NO ROMANCE O ATENEU | |
| Tiago Ribeiro Santos, Rita de Cássia Marchi |
| Políticas Educacionais e o Acesso e Permanência na Educação de Jovens e Adultos | |
| Romilda Teodora Ens, Marciele Stiegler Ribas |
| Saberes possíveis e envolvimentos necessários no ensino de Sociologia na educação básica: entre legislações, sentidos e práticas | |
| Joana Elisa Röwer |
Educação Especial
| Diagnóstico e/ou Avaliação: matiz deste discurso na formação de professores da Educação Especial | |
| LEANDRA BOER POSSA, Grasiela Maria Silva Rios, Maria Inês Naujorks |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA | |
| Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia |
| Trabalho Docente nas Salas de Apoio Pedagógico: primeiras aproximações | |
| Solange Rosskamp |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCURSOS DE AUTORIA COMPARTILHADA | |
| Fernando Treptow Brod, Sheyla Costa Rodrigues |
| APRENDENDO A AMAR A CIÊNCIA NA ANIMAÇÃO “SID, O CIENTISTA” | |
| Daniela Ripoll, Maria Lúcia Castagna Wortmann |
Filosofia da Educação
| BACHELARD E A EDUCAÇÃO: POR UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA | |
| Evaldo Antonio Kuiava, Jean-Claude Règnier |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APRENDIZAGEM DOS JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS | |
| Verginia Dallago Rossato, Felix Antunes Soares, Nara Vieira Ramos |
| Buscando uma aprendizagem significativa a partir de saberes e vivências dos educandos da EJA | |
| Veridiana Rabaioli Bortollini |
| SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS POR MEIO DA APRECIAÇÃO IMAGÉTICA | |
| SANDRA REGINA RUBIM |
| LETRAMENTO E INCLUSÃO NA EJA | |
| Eliziane Tainá Ribeiro |
Ensino de Matemática e Ciências
| TOMADA DE DECISÕES EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: ANÁLISE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | |
| Caetano Castro Roso |
| DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | |
| Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
| GEOMETRIA COM ORIGAMI: INCENTIVANDO FUTUROS PROFESSORES | |
| Graziele Rancan, Lucia Maria Martins Giraffa |
| ENTRE SABORES E DISSABORES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA A EJA | |
| Clara Lisandra de Lima Silva, Carla Gonçalves Rodrigues |
| O Ensino de Ciências e a Experimentação | |
| Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
| ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas |
| SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO | |
| Larissa Zancan Rodrigues, Fernanda Sauzem Wesendonk, Eduardo Adolfo Terrazzan |
Psicologia da Educação
| Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados | |
| Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira |
| O TEMPO DE COMPREENDER E AS LETRAS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA | |
| Cláudia Bechara Fröhlich, Simone Moschen Rickes |
| Família, a protagonista no discurso de professores da educação básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula | |
| Ademir José Rosso, Bernadete Machado Serpe |
Educação Ambiental
| Educação Ambiental:escola e bacia hidrográfica | |
| Maria Arlete Rosa, Cristiane Angelo |
Gênero, Sexualidade e Educação
| Gênero e educação: investigando narrativas de vereadoras do municipio do Rio Grande | |
| Dárcia Ávila, Paula Regina Costa Ribeiro |
Educação e Arte
| INFÂNCIAS-MÚSICAS-MULTIETARIDADE: QUE SONS ESTÃO SENDO PRODUZIDOS/CONSTRUÍDOS? | |
| Kelly Werle, Cláudia Ribeiro Bellochio |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul