História da Educação
| TRAJETÓRIA E DISCURSOS EDUCATIVOS DO JORNALISTA E PROFESSOR RAUL RODRIGUES GOMES NA IMPRENSA PARANAENSE (1907-1975). | |
| Eliezer Felix de Souza |
| A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) | |
| JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
| CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS ANOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSM | |
| Carla Vargas Pedroso, Sandra Lucia Escovedo Selles |
| DISCURSOS DA MODERNIDADE NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO | |
| Valeria Aparecida Schena |
| A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES | |
| ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON |
| “UMA VITÓRIA DA MULHER PARANAENSE”: À FRENTE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ | |
| João Paulo Souza Silva |
| O JORNAL O CARAPUCEIRO (1832-1845): O CARÁTER EDUCATIVO NA IMPRENSA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX | |
| Adriene Santanna |
| O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA | |
| Lais Boveto, Rafael Henrique Santin |
| A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930 | |
| Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| IDOSO: UM NOVO ATOR SOCIAL | |
| Paola Andressa Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira |
| EDUCAÇÃO E TRABALHO COMO DEMANDA DA JUVENTUDA FAXINALENSE DO ESTADO DO PARANÁ À EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
| Willian Simões |
Didática
| TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO | |
| Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
| “AULA CHATA NÃO!” – CONHECENDO AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOBRE PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER | |
| Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff, Camila Grimes, Edson Schroeder |
| PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | |
| NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
Estado e Política Educacional
| POLÍTICA EDUCACIONAL E BIOÉTICA NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA | |
| Rita de Cassia Falleiro Salgado, Sidney Reinaldo da Silva |
| QUALIDADE (SOCIAL) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE | |
| Elton Luiz Nardi, Marilda Pasqual Schneider |
| A INFLUÊNCIA DO BANCO MUNDIAL E DO BID ATRAVÉS DO PROEP NA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE BRASILEIRA DA DÉCADA DE 1990 | |
| Volmir Sabbi |
| O protagonismo da CEPAL e as políticas de formação docente: a regulação entre campo-cidade? | |
| Kethlen Leite de Moura, Irizelda Martins Souza |
| Os Fundamentos teórico-metodológicos das escolas neoliberais do século XX:Implicações nas políticas educacionais | |
| Thaís Godoi Souza, Angela Mara Barros Lara |
| O CONSELHO DE ESCOLA COMO PARCEIRO NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO | |
| Roberta Ravaglio Gagno, Rita Schane |
| PLANOS DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | |
| Juliana Aparecida Alves Subirá |
| POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO A MEDIDA DA ENTURMAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL | |
| Edite Maria Sudbrack |
| PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NUM CONTEXTO DE REFORMAS CURRICULARES | |
| Rejane Conceição Silveira da Silva |
| Um outro olhar no sistema de avaliação: análise de questionário e outros dados sobre infraestrutura educacional | |
| Gabriela Schneider |
| O PRONATEC E A RELAÇÃO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
| Letícia de Luca Wollmann Saldanha |
| A ABORDAGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM DA RELAÇÃO ESTADO E SOCIEDADE | |
| Magda Cruz Santos |
| POLÍTICA PÚBLICA E A PRÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MANAUS | |
| LUZIA MARA DOS SANTOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS |
Educação Popular
| A Educação do Campo e a Educação Popular | |
| Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva |
| PEDAGOGIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos | |
| ANNA ROSA FONTELLA SANTIAGO |
| SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ: uma análise inicial dos processos político-pedagógicos | |
| DANILO ROMEU STRECK, ANDRESSA TRINDADE ESPÍNDOLA, LETÍCIA DA SILVA, JONAS HENDLER DA PAZ |
| Paulo Freire e seus diálogos com os movimetos sociais à luz da lei 10.639/03 na Secretaria Estadual de Educação no Rio Grande do Sul | |
| Eliane de Almeida Souza, Cláudia Castro Lucchesi Poli |
| DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO | |
| Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado |
Educação e Infância
| SOBRE O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS: QUEM QUER BRINCAR? | |
| LUCIANE PANDINI SIMIANO |
| ESCOLA E SERVIÇOS DE SAÚDE: CAMPOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE NEGLIGÊNCIA, INFÂNCIA E VULNERABILIDADE. | |
| Vera da Costa Somavilla, Circe Maria Jandrey |
| APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS | |
| Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle |
| O cuidar e a Criança pequena | |
| Maria Souza dos Santos, Jordana Wruck Timm |
| ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DENÚNCIAS E ANÚNCIOS | |
| Andréia Manosso Samways, Esmeria de Lourdes Saveli |
| CONSENSOS E CONTRAPONTOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E FAMÍLAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Letícia Veiga Casanova, Sandra Vanzuita Silva |
| A Educação Psicomotora e a Prática Pedagógica dos Professores da Educação Infantil: Interlocuções e Discussões Necessárias. | |
| Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara, Silvia Christina Madrid Finck |
| UMA ANÁLISE DA SÉRIE DE REPORTAGENS “MENINOS CONDENADOS”, DO JORNAL ZERO HORA SOB A ÓTICA KANTIANA | |
| Catia Simone Pinto Sandri |
| Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção? | |
| Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva |
Formação de Professores
| QUERO SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: o interesse de licenciados em Educação Física | |
| SUSANA SCHNEID SCHERER |
| PROFESSORES INICIANTES: LOCALIZANDO ASPECTOS DE SUA TRAJETÓRIA NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES DE 2004 A 2010 | |
| Marinice Souza Simon |
| A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores | |
| Paloma Dias Silveira, Simone Maggioni |
| Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia | |
| Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Sueli Salva |
| PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC | |
| Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
| FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | |
| Ricardo Siewerdt |
| DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS | |
| João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
| Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente | |
| Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS | |
| Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio |
| QUEM É O “BOM PROFESSOR” UNIVERSITÁRIO? ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DIZEM QUAIS SÃO AS (IDEAIS) QUALIDADES DESTE PROFISSIONAL | |
| Suzana Schwartz, Zoraia Aguiar Bittencourt |
| O ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES | |
| Luana Rosalie Stahl |
| Para pensar as pesquisas sobre formação de professores e os saberes docentes | |
| Martha Luci Sozo |
| Música e desenvolvimento infantil:reflexões sobre a formação do professor | |
| Cleudet de Assis Scherer |
| Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade | |
| Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto |
| A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA | |
| Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES NO CONTEXTO DO FOPE/PRODOCENCIA E DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | |
| Adriana Regina Santos |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DE UM CURSO DE HOTELARIA | |
| Marcelo Oliveira da Silva |
| A hora atividade como processo de formação continuada | |
| cristhyane ramos haddad, Cristhyane Ramos Haddad, Daniel Vieira Silva |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS A PARTIR DA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA? | |
| Solange Toldo Soares |
| A Busca pela Formação da Identidade Docente: a autonomia em construção pela problematização, diálogo democracia | |
| Sara Silva, Darcísio Natal Muraro |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES | |
| Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen |
| Aspectos reflexivos sobre a formação de professores e sua atualização permanente no Paraná: considerações preliminares sobre o PIBID e o PDE. | |
| DANIEL SOCZEK |
| FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE | |
| Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
| ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
| Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa |
| A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. | |
| Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira |
| A competitividade na docência do ensino superior | |
| ilciane maria sganzerla |
| FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR: NOVAS PRIORIDADES PARA AS LICENCIATURAS A PARTIR DO PIBID | |
| Márcia Marlene Stentzler |
| O EDUCADOR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE | |
| Marta Maria Simionato |
Trabalho e Educação
| Exigência de conclusão do Ensino Médio para o trabalho na indústria: sintoma do esvaziamento da qualidade da escola básica? | |
| Inge Renate Frose Suhr |
| ALÉM DA MEDIOCRIDADE: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARANAENSES PARA O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO E A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA ESCOLAR | |
| Allan Andrei Steimbach |
| O “valor” do trabalho e a formação educacional e(m) tempo integral: observações acerca da experiência com o Ensino Médio Inovador em uma escola no oeste catarinense. | |
| Claudecir Dos Santos |
| AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CERTIFICAÇÃO ATRAVÉS DO ENEM | |
| simone gonçalves silva |
| O TRABALHO E A LUTA PERMANENTE DOS PROFESSORES FRENTE AO CONTEXTO NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL | |
| Clarice Zientarski, Daniele Rorato Sagrillo, SUELI MENEZES PEREIRA |
| MOVIMENTOS VIVENCIADOS NO COTIDIANO PEDAGÓGICO DO PROEJA: OS SUJEITOS DA EJA NO IF-SUL-RIO-GRANDENSE | |
| Beatriz Helena Siqueira Katrein |
| O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL | |
| Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG |
| OS PERCURSOS PROFISSIONAIS DOS JOVENS INSCRITOS NO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA: A PRECARIEDADE CIRCULAR | |
| Mariléia Maria da silva |
| O MUNDO FANTÁSTICO E “RISONHO” DO EMPREENDEDORISMO NA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS | |
| Dalva Veronica Santana |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| A AÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, NA ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS | |
| Andreia Hildebrando dos Santos Salmória, Ortenila Sopelsa |
| VELHICE E MORTE NA LITERATURA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS SOBRE O QUE E COMO SE ENSINA A ELAS | |
| Rosa Maria Hessel Silveira |
| SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA | |
| Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER |
| TENDÊNCIAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA PROVINHA BRASIL | |
| Marilda Pasqual Schneider, Gabriela Strauss Mozz |
| A PRODUÇÃO DE SUJEITOS QUANDO O SABER ESTATÍSTICO SE VINCULA AOS DISCURSOS DA ALFABETIZAÇÃO, DO ANALFABETISMO E DO ALFABETISMO/LETRAMENTO | |
| Renata Sperrhake |
Política de Educação Superior
| A INICIAÇÃO À PESQUISA NO BRASIL: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES | |
| Lucídio Bianchetti, Evellyn Ledur da Silva, Adriano de Oliveira |
| A “PARTICIPAÇÃO” DA COMUNIDADE ACADÊMICA NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DA UFPE NO CONTEXTO DO SINAES | |
| Assis Leão da Silva |
| A POLÍTICA DE COTAS DA UEPG: DA IMPLANTAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA | |
| você Cristina Souza |
| OS PROGRAMAS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS UNIVERSIDADES: UMA POSSIBILIDADE DE REPENSAR AS POLITÍCAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO | |
| Paula Trindade da Silva Selbach |
Currículo
| Currículo da Inclusão: Prática Restaurativa na Escola | |
| Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos |
| Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento | |
| Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite |
| EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS: CONSTITUTIVAS DO CURRÍCULO E REVELADORAS DOS FINS E DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO | |
| IVANIA COVER, Ionara Soveral Scalabrin |
| CARTOGRAFANDO O CURRÍCULO: UM OUTRO OLHAR ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS E DAS NARRATIVAS DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES SURDOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS | |
| claudia de Arruda sarturi |
| A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
| Rafael Eduardo Schmitt, Bettina Steren dos Santos |
| CURRÍCULO E EXPERIÊNCIA – PARA QUE SERVE O QUE SE APRENDE? | |
| Thais Figueiredo Santos |
| AVALIAÇÃO, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, PERFORMATIVIDADE E TRABALHO DOCENTE | |
| Fernanda Amaral de Souza, Alvaro Moreira Hypolito |
Educação Fundamental
| A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS | |
| Flávia Burdzinski Souza, Otávio Aloisio Maldaner |
| AS PROPOSTAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM DE REDES PÚBLICAS DE ENSINO BRASILEIRAS E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS | |
| Silvana Stremel |
| A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁILSE DE SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS | |
| Analéia Domingues, Cleudet Assis Scherer |
| GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E INDICADORES DE DESEMPENHO: CASO DA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE ESTEIO | |
| Marilan de Carvalho Moreira, Lisandra SCHNEIDER Scheffer, Elisane Cristina Kolz Rieth |
Sociologia da Educação
| O Papel da Herança Familiar na Seleção Escolar: O Caso do Concurso Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina do Ano de 2010 | |
| Silvana Rodrigues de Souza Sato |
| SENTIDOS DA EXPERIENCIA ESCOLAR DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – UM OLHAR CRÍTICO EM RELAÇÃO A ESCOLA | |
| VITOR SCHLICKMANN |
Educação Especial
| POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES | |
| Helena Sardagna |
| A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ‘PERSPECTIVA INCLUSIVA’: NOVOS ‘REFERENCIAIS’ COGNITIVOS E NORMATIVOS | |
| Kátia Silva Santos |
| DIGNIDADE HUMANA COMO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR | |
| Roque Strieder |
| A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
| KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS |
| CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA | |
| Rosanita Moschini, Carlo Schmidt |
| REVISTA NOVA ESCOLA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO | |
| Michelle Mayara Praxedes Silva, Mariana Cesar Verçosa Silva |
| DUAS CRIANÇAS CEGAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR | |
| Laryssa Costa Lopes, Rosana Figueiredo Salvi |
| INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO | |
| Fernanda Chagas Schneider, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto |
| LINGUAGEM E SÍNDROME DE ASPERGER: COMPREENDENDO A FALA DE UM ADOLESCENTE COM BASE NAS TEORIAS DA MENTE E DA COERÊNCIA CENTRAL | |
| Carlo Schmidt, Cristiane Kubaski |
| IDENTIDADES E DIFERENÇAS NAS NARRATIVAS DE SURDOS NEGROS | |
| rita simone silveira furtado |
| AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA EDUCATIVA | |
| Gisele Ruiz Silva |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
| Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks |
| O INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA REGULAR: EFEITOS E POSSÍVEIS BENEFICIÁRIOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO POR ESTE PROFISSIONAL | |
| Carlos Henrique Soares |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA CONCEPÇÃO À CONSTITUIÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DOCENTE | |
| Vanessa Caroline Silva |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | |
| Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
| CASOS CLÍNICOS EM SAUDE MENTAL NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA À DISTÂNCIA – ensaios e reflexões | |
| Mateus Casanova dos Santos, Maria Cecília Lorea Leite |
| DOCÊNCIA, INOVAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE: UM ESTUDO NA REVISTA CARTA NA ESCOLA | |
| Roberto Rafael Dias da Silva |
| Escola, Aprendizagem e Tecnologias de Rede: relações, inconsistências e potencialidades | |
| Suellen Spinello Sotille, Adriano Canabarro Teixeira |
| REVISITANDO A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET PARA ANALISAR A ATUAÇÃO DO DOCENTE QUE TRABALHA EM ESCOLAS INCLUÍDAS NA CULTURA DIGITAL | |
| Marcia Speguen de Quadros Piccoli |
| Pedagogias da Boca: Práticas "Científicas"como estratégias em uma peça publicitária televisiva | |
| Regina Baptista Sanseverino, Nádia Geisa Souza |
| EXPERIENCIAÇÕES NO ESPAÇO TEMPO DA SALA DE AULA: Em que condições são possíveis integrar os saberes? | |
| Andre Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
| O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE | |
| Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
| MÍDIA E CONSUMO INFANTIL: UM DESAFIO DA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO | |
| Saraí Patrícia Schmidt |
| APRENDIZAGENS E VIVÊNCIAS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO UCA EM AULAS DE CIÊNCIAS | |
| Cristiane Oliveira da Silva, Loredana Susin |
| MOVIMENTOS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Mariane Maria Schons, Carla Beatris Valentini |
| PRODUÇÃO COLABORATIVA MEDIADA PELOS E-GROUPS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Claudia Mara Stona, Miguel Alfredo Orth |
| BLOG: ESTRATÉGIA DE ENSINO E INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. | |
| Rodrigo Inacio Castro, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DOIS ANOS DE PESQUISA COM WEBQUEST NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
| Eli Lopes da Silva |
Filosofia da Educação
| O Poder da Fala | |
| Carlos Roberto Sabbi |
| COMO PROMOVER AUTONOMIA EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA REGIDA PELO CONSUMISMO? MAIS UMA 'MISSÃO IMPOSSÍVEL' PARA OS EDUCADORES? | |
| Ironilda Strapazzon |
| A LEITURA, A ESCRITA E PENSAMENTO EM SCHOPENHAUER | |
| Daniela Machado da Silveira |
| Horizontes Reflexivos Éticos na Educação: O conceito Heideggeriano de cuidado | |
| Luciana Soares de Mello |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
| A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APRENDIZAGEM DOS JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS | |
| Verginia Dallago Rossato, Felix Antunes Soares, Nara Vieira Ramos |
Ensino de Matemática e Ciências
| Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau | |
| Yasmini Lais Spindler Sperafico, Clarissa Seligman Golbert |
| ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM | |
| Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
| ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO | |
| Eliane Kiss de Souza |
| ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Luciana Schwengber |
| NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR | |
| Adriani Mello Felix, Márcia Souza da Fonseca |
| TRANSFORMAÇÕES DO CURRÍCULO PRESCRITO EM CURRÍCULO REAL: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring |
| A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO E CONSTRUINDO POSICIONAMENTOS | |
| Diana Salomão de Freitas, Neusiane Chaves Souza |
| História da Ciência e Experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental | |
| Grasiele Ruiz Silva, João Alberto da Silva |
| O Ensino de Ciências e a Experimentação | |
| Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
| CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO ENERBIO COMO INTERFACE PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. | |
| Edson Schroeder, Gisele Moraes Buch |
Psicologia da Educação
| Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados | |
| Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO 9º ANO SOBRE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: UMA BUSCA PELA AUTONOMIA | |
| Adriano Charles Ferreira, Edvanderson Ramalho dos Santos |
| Diferenças entre gênero no uso de estratégias de aprendizagem na educação à distância | |
| Paula Mariza Zedu Alliprandini, Camila Fernandes de Lima, Diene Eire Bortotti de Oliveira, Andreza Schiavoni |
| SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UNIDOCENTES DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE-RS | |
| Rodrigo de Azambuja Guterres, Bettina Steren dos Santos |
| EFEITOS DE UM PROGRAMA DE APOIO AO BEM-ESTAR DOCENTE NA CONSTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL | |
| claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, adelar aparecido sampaio, saul neves de jesus |
| AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA | |
| claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
| ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO MORAL | |
| Claudiele Carla Marques Silva, Maria Suzana De Stefano Menin |
| A vontade em L. S. Vygotski | |
| Bento Selau, Cristina Pureza Boéssio |
| Família, a protagonista no discurso de professores da educação básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula | |
| Ademir José Rosso, Bernadete Machado Serpe |
| O desejo do aluno no processo de ensino e aprendizagem | |
| Maria Lidia Sica Szymanski |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
| RECONHECIMENTO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO LULA | |
| Sidney Reinaldo Silva |
| EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: O ESTUDO DA LÍNGUA KAINGANG E DO ARTESANATO NA ESCOLA | |
| Juliana Schneider Medeiros |
| RE)TERRITORIALIZANDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O DECRETO NO 6.861/2009 E A CRIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ETNOEDUCACIONAIS | |
| Fernanda Brabo Sousa |
| EDUCAÇÃO E CAPOEIRA COMO AGENTES DE AUTONOMIA | |
| Carlos José Silva |
Educação Ambiental
| CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dalva Simone Strapasson Dias, Sônia Maria Marchiorato Carneiro |
| PERCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE A PERMACULTURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR | |
| Beatriz Osorio Stumpf |
Gênero, Sexualidade e Educação
| APRENDENDO A SER MULHER COM A REVISTA NOVA ESCOLA | |
| Tatiana da Silva Silveira, Angela Dillmann Nunes Bicca |
| AS RELAÇÕES DE GÊNERO: ENTRE AS FRONTEIRAS DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES | |
| Sueli Salva, Ethiana Sarachin Silva, Keila Oliveira |
| A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA | |
| tatiani bellettini santos, Paulo Rômulo de Oliveira Frota |
Educação e Arte
| ARTE E ESCOLA: Relações do público escolar com arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação | |
| Karine Storck |
| INDICADORES DE APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS - DESENVOLVIMENTO E CONVALIDAÇÃO | |
| Carla Clauber da Silva, Silvia Sell Duarte Pillotto |
| AÇÃO ARTÍSTICA “DOAÇÕES DO CORPO”: TENSIONAMENTOS NA INTERSECÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA | |
| Zenilda Cardozo Sartori |
| Quatro cenas e um epílogo: o cinema documentário, a improvisação teatral e o projeto de extensão | |
| Eduardo Silveira |
| IMAGEM E MOVIMENTO DO VAZIO NO CINEMA DE OZU: TRADUÇÕES EM EDUCAÇÃO | |
| Olívia de Andrade Soares |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul