História da Educação
| “ASSOCIAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA”: VESTÍGIOS DE SUA INCORPORAÇÃO À CULTURA DOS GRUPOS ESCOLARES LAURO MÜLLER E ALBERTO TORRES (1946 E 1956) | |
| Fernanda Ramos Oliveira Prates, Julia Vieira Tocchetto de Oliveira, Gladys Mary Ghizoni Teive |
| PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950) | |
| Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida |
| Condorcet e a escola pública, laica, gratuita e universal | |
| Itamaragiba Chaves Xavier, Elomar Tambara |
| COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS | |
| Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara |
| PRINCÍPIOS FROEBELIANOS: PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS | |
| Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Gladys Mary Ghisoni Teive |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
| A TRANSFORMAÇÃO DO ETHOS NO OESTE DE SANTA CATARINA | |
| Paulino Eidt, Anderson Luiz Tedesco |
| Sobre pesquisas com jovens alunos de Ensino Médio | |
| Elisete Medianeira Tomazetti |
| EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | |
| Deneusa Luzia Rodrigues, Elizabete Tamanini |
Didática
| A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
| Rachel Pietrobon, Daiane Toigo Trentin |
Estado e Política Educacional
| ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS ORGANIZADO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Luciana Bagolin Zambon, Eduardo Adolfo Terrazzan |
| EVOLUÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: AS ETAPAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL | |
| Moacir Gubert Tavares |
| QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: UMA ABORDAGEM SOBRE TENDÊNCIAS TEÓRICAS | |
| Edson L. H. Tavares |
Educação Popular
| Texto Completo Não Identificado | |
| Elizabete Tamanini |
| A Educação Popular como um instrumento de resistência contra a exploração capitalista | |
| Paulo Eduardo Dias Taddei |
Educação e Infância
| O cuidar e a Criança pequena | |
| Maria Souza dos Santos, Jordana Wruck Timm |
| Ateliê de artes plásticas: lugas das infâncias. | |
| Michele Idaia dos Santos, Loide Pereira Trois |
| A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS | |
| Vanessa Medianeira da Silva Flôres, Cleonice Tomazzetti |
Formação de Professores
| A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES | |
| Simone Portella Teixeira de Mello, Luciana Martins Teixeira Lindner |
| TRANSFORMAÇÃO E FORMAÇÃO: POR UMA ÉTICA PLANETÁRIA | |
| Ricardo Tescarolo |
| O “PROFESSOR-ALVO” OU O MITO DO “BOM PROFESSOR”: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO | |
| Matheus Trindade Velasques |
| MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | |
| Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
| A Formação Continuada face as suas contribuições para a docência | |
| Cristiane Danielle Wengzynski, Susana Soares Tozetto |
| CURSO DE PEDAGOGIA: ESPAÇO DE RECONVERSÃO DO PROFESSOR EM SUPERPROFESSOR | |
| Jocemara Triches, Olinda Evangelista |
| LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. | |
| Flavia Wegrzyn Martinez, Susana Soares Tozetto |
| A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA | |
| zuleide demetrio minatti, Nilson Thomé |
| O SENTIDO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR PRESENTE NOS LICENCIANDOS | |
| Marilisa Bialvo Hoffmann, Patricia Caldeira Tolentino |
| A experiência do professor com livros didáticos | |
| Rosane de Fátima Batista Teixeira |
| GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES EM BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CANOAS. | |
| Elisângela Krafchinski Trentin |
| CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? | |
| Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
| PERCURSOS E IDENTIDADES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA | |
| Sônia Regina Fernandes, Idorlene da Silva Hoepers, Márcia Cristina Taborda Fonseca |
Alfabetização, Leitura e Escrita
| Diário como ato ético e responsável na escrita de agricultores | |
| Vania Grim Thies |
Política de Educação Superior
| PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | |
| Tatiane Vedoin Viero, Gionara Tauchen |
| INOVAÇÃO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PROPOSTAS E CENÁRIOS | |
| Daniele Simões Borges, Gionara Tauchen |
| TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
| Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
| POLÍTICA DE INCENTIVO A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS | |
| Richéle Timm dos Passos da Silva |
| Avaliação dos cursos de graduação na perspectiva dos egressos: um indicador de avaliação institucional | |
| Mary Angela Teixeira Brandalise |
| INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA COMO APORTE NA GESTÃO EDUCACIONAL | |
| Caroline Amarante Tolazzi, Jerônimo Becker Flores |
Currículo
| ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ECOLOGIA | |
| Camila Ferreira Pinto, Gionara Tauchen, Alessandra Nery Obelar da Silva |
| Compreensão dos Professores de Educação Física em Relação aos Fundamentos Teórico-Metodológicos Adotados nas Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica do Estado do Paraná | |
| Daiane Grando, Ilma Célia Ribeiro Honorato, Marcelo José Taques |
| ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DE 1990 | |
| Elisandra de Souza Peres, Patrícia Laura Torriglia |
Educação Fundamental
| Aprender e ter dificuldades para aprender:significações de professores e alunos envolvidos em programa de apoio à aprendizagem | |
| Francismara Neves Oliveira, Carlos Toscano |
| A escola e o aluno com diabetes mellitus tipo 1: O que se tem para conhecer? | |
| Cristini da Rosa Turatti |
Sociologia da Educação
| O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO POLICIAL MILITAR | |
| Aniele Fischer Brand, Suzana Rosa Tolfo |
| BOLSA FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL | |
| JOVILES VITÓRIO TREVISOL, ADRIANA APARECIDA FELICETTI |
Educação Especial
| Dispositivos pedagógicos em Janusz Korczak: aprendizagem e autonomia em uma perspectiva pedagógica | |
| Mauren Lúcia Tezzari |
| ANÁLISE DE DISCURSOS INCLUSIVOS E SEUS EFEITOS EM TERMOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE | |
| Eliana da Costa Pereira de Menezes, Priscila Turchiello |
| CARTOGRAFIA DE UMA INFÂNCIA: registros fotográficos que articulam família e escola no processo educacional de uma criança surda | |
| Graziele Gonçalves FÜLBER, Adriana da Silva THOMA |
Educação, Comunicação e Tecnologias
| A INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE REDE | |
| Elisângela de Fátima Fernandes de Mello, Adriano Canabarro Teixeira |
| Escola, Aprendizagem e Tecnologias de Rede: relações, inconsistências e potencialidades | |
| Suellen Spinello Sotille, Adriano Canabarro Teixeira |
| 20% A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A RESISTÊNCIA | |
| Kelly Aparecida Gomes, Maíra Tonelli-Santos |
| CONSTRUINDO NOVAS COREOGRAFIAS DIDÁTICAS COM O USO DAS TICs NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Andriza Machado Becker, Neiva Viera Trevisan |
Filosofia da Educação
| CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO: A DEMOCRACIA COMO CREDO PEDAGÓGICO | |
| Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero |
| A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA | |
| Amarildo Luiz Trevisan, Eliana Regina Fritzen Pedroso |
| TRÍADE RECURSIVA DA COMPLEXIDADE | |
| Augusto Niche Teixeira |
Ensino de Matemática e Ciências
| SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO | |
| Larissa Zancan Rodrigues, Fernanda Sauzem Wesendonk, Eduardo Adolfo Terrazzan |
Educação Ambiental
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROVOCAÇÕES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Raquel Cunha Cruz, Loide Pereira Trois |
| Educação Ambiental e discursos midiáticos: gerenciando modos de vida contemporâneos | |
| Priscila Oliveira da Silva, Virginia Tavares Vieira, Paula Correa Henning |
Gênero, Sexualidade e Educação
| Gênero na Educação Infantil: uma análise de acontecimentos em sala de aula na perspectiva histórico-cultural | |
| Juliana Lopes Garcia, Carlos Toscano |
Educação e Arte
| Arte contemporânea no espaço escolar (sem identificação) | |
| Josiane Cardoso Tesch |
| COMO INTRODUZIR NA EDUCAÇÃO UM EFEITO PERFORMANCE CAPAZ DE FAZÊ-LA VARIAR? | |
| Letícia Testa |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul