A ESPN aposta na presença e na força da mulher no universo esportivo, por isso além de ter grandes jornalistas à frente dos programas, em 2016 estreou o Olhar espnW que traz discussão importante sobre temas do esporte relacionados ao universo feminino, como violência contra a mulher, identidade de gênero, sexo e esporte, mulheres no mercado de trabalho, entre outros.
O Olhar espnW passa a ser itinerante e a UCS, com o apoio da Bitcom TV&Internet Provider, será a primeira universidade a receber a ESPN e transmitir o programa diretamente do auditório com a participação da plateia.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 21 de novembro de 2018. Vagas limitadas. Preencha o Formulário de Inscrição. Os painéis serão válidos como atividades complementares e serão transmitidos ao vivo pela BitcomTV.
O que antes era uma transmissão singularmente linear, fixada no centro da sala de estar, transformou-se em uma experiência altamente fragmentada, multiplataforma e móvel. O aumento da mobilidade, a multiplicidade de dispositivos e provedores de banda larga e a crescente presença de tecnologias estão acelerando a inovação, gerando velocidade no consumo de audiovisual e construindo um modelo de negócio.
Mediador: Enor José Tonolli Júnior - Coordenador do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS - TECNOUCS
Debatedores:
Marcello Zeni - Vice-Presidente de Vendas Afiliadas Disney & ESPN
Fabiano Vergani - Presidente da Bitcom TV & Internet Provider
Marcelo Luís Fardo - Coordenador do curso de Criação Digital da UCS
Em tempos em que todos nós somos potenciais produtores de conteúdo e geradores de notícias, como o jornalismo se organiza? Nesse painel vamos discutir a velocidade e veracidade da informação nos múltiplos canais de distribuição (TV, redes sociais, Whatsapp etc.), as novas tecnologias que contribuem para a experiência do consumidor e, especialmente no jornalismo esportivo, como a paixão e fúria ganharam escalas maiores com os torcedores usando a segunda tela para fazer parte do diálogo.
Mediador: Marcell Bocchese - Coordenador do curso de Jornalismo da UCS
Debatedores:
João Palomino - Vice-Presidente de Conteúdo e Produção ESPN
Priscila Penha - Social media ESPN
Marlene Branca Solio - Coordenadora do curso de Especialização em Comunicação Digital - UCS/PUCRS
O papel da mulher no mercado de trabalho é uma discussão antiga. Apesar da luta contínua, a igualdade infelizmente ainda não é uma realidade. Nesse painel vamos discutir como o mercado gira em torno da mulher na busca pela sua audiência, pelo consumo, pela opinião e pela representação. A sua rotina é aguerrida e incansável.
Mediadora: Marliva Vanti Gonçalves - Núcleo de Produção de Mídias Digitais do CINTED - Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais da UCS.
Debatedores:
Marcela Rafael - Jornalista dos canais ESPN e apresentadora do programa Olhar espnW
Nilda Stecanela - Pró-Reitora Acadêmica da UCS
Elóide Teresa Pavoni - Coordenadora do Programa de Empreendedorismo da UCS.
Cintia Buzin - Presidente do Conselho Feminino Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul - CIC-Caxias do Sul
19h - Mesa-Redonda com integrantes da Força Feminina Colorada, do Comando Feminino Gremista e torcedoras do Caxias e Juventude. A ideia é falar da mulher que gosta, sim, e entende de futebol com transmissão ao vivo no canal ESPN Extra e WatchESPN.
Apresentação: Marcela Rafael e Bibiana Bolson
Convidadas:
Representantes das torcidas organizadas femininas: Francine Malessa (Inter), Vanessa Belusso (Juventude), Rochele Piardi (Caxias) e Kelly Plaz (Grêmio).
Por ser um programa em rede nacional, com transmissão ao vivo pelo canal ESPN, a partir das 18h30min não será permitida a entrada do público. Com duração de 2 horas, o programa tem início às 19h.