Agendar via WhatsApp

Cuidado veterinário de excelência para todos os animais

Conheça a estrutura e os serviços do Instituto Hospitalar Veterinário, um dos maiores complexos de saúde animal do Rio Grande do Sul

Agendar via WhatsApp

Por que nos escolher?

Atendimento a todas as espécies

Escolher o nosso hospital é optar por um cuidado completo com o bem-estar de todos os animais - desde pequenos à grandes, bem como animais silvestres.

Estrutura hospitalar moderna

Possuímos uma estrutura completa para atender todas as demandas que o seu animal possa vir a precisar. Saiba mais

Diagnósticos precisos

Profissionais especializados e equipamentos de última geração nos dão o suporte para entregar exames de laboratório e de imagem com alta precisão.

Equipe interdisciplinar

Nosso diferencial está na dedicação de uma equipe interdisciplinar, preparada para atender diferentes espécies com respeito, técnica e sensibilidade.

Nossos serviços

Confira os serviços que oferecemos no Instituto Hospitalar Veterinário da UCS

Pequenos

Grandes

Silvestres

Conheça todos Serviços

Nossas
Especialidades

Aqui você encontra uma equipe de médicos veterinários especializados nas mais diversas áreas. Isso é fundamental para podermos atender com excelência os pacientes que passam por aqui.

Conheça as Especialidades

Perguntas
Frequentes

Caso você não encontre as informações que buscava, entre em contato com o Instituto Hospitalar Veterinário da UCS.

Instituto Hospitalar Veterinário UCS

Horários de Funcionamento

Segunda a Sábado - 8h às 19h

Consultas podem ser agendadas pelo contato do WhatsApp (54) 99904-9952 ou pelo telefone (54) 3218-2081. Saiba mais clicando aqui.

As vacinas recomendadas em cães são a vacina polivalente canina, que protege contra diversas doenças como a cinomose, parvovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, coronavírus canino e leptospirose.
Já a polivalente felina protege os gatos contra a panleucopenia felina, coronavírus felina, rinotraqueíte felina, clamidiose, se realizada a vacina quíntupla o felino fica protegido também contra a leucemia viral felina (FELV). Outra vacina importante é a vacina da raiva em cães e gatos.

O ideal é não medicar o animal sem a autorização de um médico veterinário, pois algumas medicações humanas são tóxicas para cães e gatos.

Clínicos gerais, cirurgiões gerais, anestesiologia, odontologia, pneumologia, cardiologia, nefrologia, fisioterapia, ortopedia, neurologia, dermatologia, gastroenterologia, oftalmologia, endocrinologia. Além de médicos veterinários especializados em animais silvestres e grandes animais.
Para mais informações sobre as especialidades oferecidas no instituto, clique aqui.
E para conhecer mais sobre a nossa equipe, clique aqui.

É interessante levar o pet ao veterinário uma vez ao ano para que ele passe por um exame clínico geral, realize a vacinação e exames de check-up quando indicados por um médico veterinário

Ecto e endoparasitas podem ser prevenidos através de uso de medicamentos que podem existir como coleiras, spot-on ou comprimidos próprios para cães e gatos administrados de acordo com o peso do animal.

A melhor maneira de termos certeza de que um animal está apresentando febre é aferir a mesma com o uso de um termômetro. Sinais que podem acompanhar quadros de doença ou febris incluem: apatia (ausência de interesse em interagir e brincar com familiares), falta de apetite, pouco apetite, diarreia, vômitos, manchas pelo corpo, gengivas muito claras ou azuladas, aparência opaca e sem vica do pelame).

Sempre é importante investigar se há uma causa para o vômito e a diarreia. Entre as principais causas estão o parasitismo intestinal, alterações de dieta, uso de medicamentos, inflamações gastrointestinais e algumas doenças sistêmicas. Por causarem debilidade e desidratação animais com quadro de diarreia e vômito devem ser avaliados por um médico veterinário

O ideal é realizar a castração de cães e gatos a partir dos cinco meses de idade. Entretanto existem algumas particularidades como animais de grande porte onde o melhor momento para castração é indicado pelo médico veterinário.

Sim, o procedimento cirúrgico é diferente para a castração de machos e fêmeas.
Nos machos é realizada a remoção dos testículos durante a castração
Nas fêmeas há a necessidade de abertura da cavidade abdominal para retiradas dos ovários e útero, sendo que em fêmeas a castração também pode ser realizada por videocirurgia, procedimento minimamente invasivo, serviço este oferecido pelo Instituto Hospitalar Veterinário.

No Instituto Hospitalar Veterinário, oferecemos exames laboratoriais e de imagem com tecnologia, agilidade e excelência, garantindo diagnósticos precisos e suporte completo ao cuidado de cada espécie.
Dentre os exames laboratoriais inclui-se: Hemogramas, bioquímicos, testes rápidos, testes de compatibilidades, culturas bacterianas e fúngicas.
Exames de imagem incluem: Raio X, ultrassonografias e tomografia computadorizada.
Para agendamento dos exames é necessário apresentar a requisição assinada pelo médico veterinário responsável pelo atendimento do seu animal.
Para mais informações sobre exames de laboratório e de imagem, clique aqui.

Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece por aqui!

Saiba mais