UCS e Tuas

 

Universidade de Caxias do Sul e Universidade de Ciências Aplicadas de Turku
Cooperação para expandir a Pedagogia da Inovação (Innovation Pedagogy) - INNOPEDA®

A CONSTRUÇÃO DE UMA PARCERIA DURADOURA

A parceria entre a UCS e a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku (TUAS), instituição finlandesa que é destaque mundial em qualidade de ensino e criadora da Pedagogia da Inovação INNOPEDA®, teve início em 2005, no âmbito do Projeto Alfa II, que incentivava o intercâmbio acadêmico de professores e estudantes das Instituições de Ensino Superior da Europa e da América do Sul.

O intercâmbio entre pesquisadores da área ambiental da UCS e da TUAS, entre 2005 e 2007, foi a primeira de uma série de interações que possibilitaram, em 2011, a formalização de um acordo de cooperação entre as duas instituições e o estabelecimento de uma rota valiosa de intercâmbio acadêmico e científico que envolveu não só professores, estudantes e gestores da UCS, como também se estendeu para as universidades do COMUNG (link site do COMUNG), com a realização do MBA em Gestão de Instituições de Educação Superior, que, a partir de 2012, escolheu a Finlândia como destino para a realização do módulo internacional.

O interesse pelos métodos educacionais aplicados na Finlândia mobilizou professores e gestores para uma capacitação mais profunda na metodologia INNOPEDA®, experiência que também foi inspiradora na reformulação do Projeto Pedagógico Institucional e na consequente modernização dos currículos dos cursos de graduação da Universidade. Reforma pedagógica torna cursos mais práticos, conectados e flexíveis.

Em 2014, a UCS promoveu e sediou o primeiro Curso de Capacitação em Pedagogia da Inovação, destinado a seus docentes e ministrado por professores da TUAS.

Com repercussão entre a comunidade universitária, essa interação culminou com a assinatura, em agosto de 2015, de um convênio de cooperação entre a UCS e a TUAS, cuja ideia central era avançar no desenvolvimento da compreensão e implantação da INNOPEDA® na UCS, pavimentando assim o caminho que tornaria a Universidade um agente propagador dessa metodologia entre as IES brasileiras.

Em 2016, um grupo de professores da UCS, constituído de representantes de diferentes áreas do conhecimento, realizaram na TUAS um curso de Capacitação Avançada na abordagem INNOPEDA®, o que constitui etapa fundamental para o credenciamento da UCS como representante INNOPEDA®. O processo de credenciamento dos professores da UCS foi acompanhado e validado pela equipe da Finlândia e, além da capacitação externa, exigiu o planejamento e execução, dentro da UCS, de programas e projetos em suas áreas de atuação com base nos princípios metodológicos da Pedagogia da Inovação, considerando o contexto das Instituições de Educação Superior do nosso país.

Como resultado desse trabalho, em 2017, no evento de lançamento do livro Pedagogia da Inovação: a Experiência Finlandesa, resultado do trabalho conjunto de pesquisadores das duas instituições, a UCS tornou-se oficialmente a segunda instituição fora da Finlândia a ser certificada pela Universidade de Ciências Aplicadas de Turku para difundir a Pedagogia da Inovação INNOPEDA®.

Entre 2017 e 2019, diversas ações foram realizadas para a disseminação da INNOPEDA® na UCS. Em 2019, expandiu-se a participação dos professores da UCS na capacitação para a abordagem e, como atividade integrante do MBA em Gestão do Ensino Superior, 20 professores da UCS realizaram curso de uma semana na TUAS.

INNOPEDA® (Innovation Pedagogy)

A formação de profissionais e cidadãos com capacidade de inovar é mais do que uma exigência do mundo do trabalho, é também uma questão de sobrevivência da humanidade, obrigando todas as organizações, da família ao estado, passando pelas escolas e pelas empresas "a encontrar, incubar e cultivar os dotes criativos dos jovens", conforme explica Domenico de Masi (2017) em Alfabeto da sociedade desorientada: para entender o nosso tempo.

A Pedagogia da Inovação - INNOPEDA® é uma abordagem de aprendizagem que define como o conhecimento é assimilado, produzido e utilizado, visando à criação de inovações. Sua utilização, além de fomentar novas formas de ensinar e de aprender, promove o desenvolvimento de competências individuais, interpessoais e de trabalho em rede, favorecendo a interação do estudante com as empresas e as diferentes organizações da sociedade, preparando-o para atuar na nova economia, caracterizada por cenários de maior incerteza e rápidas mudanças em face da aceleração dos ciclos tecnológicos.

No contexto das instituições de ensino superior, a INNOPEDA® desenvolve-se por meio da articulação entre a pesquisa educacional e o desenvolvimento de ações, nos diferentes âmbitos institucionais, voltadas para a inovação de seus processos pedagógicos e de gestão da aprendizagem.

RESULTADOS E DESAFIOS

A parceria de longo prazo com a TUAS e os investimentos da UCS na abordagem INNOPEDA® levam em conta três diferenciais.

  • A sua aderência ao FINCODA (Framework For Innovation Competencies Development And Assessment), preparando os estudantes com as competências necessárias para as carreiras do futuro.
  • A sua flexibilidade enquanto abordagem pedagógica, possibilitando à UCS a sua implantação de uma forma ágil e multidisciplinar em todas as áreas do conhecimento, respeitando-se as particularidades da Universidade e o contexto cultural da região Sul do Brasil.
  • O modelo de colaboração TUAS-UCS, que leva em conta o intercâmbio de professores e estudantes em uma relação de empatia, confiança e desenvolvimento conjunto de aprendizagens.

Entende-se a abordagem INNOPEDA® como um dos pilares para a transformação digital da Universidade rumo à Educação 4.0, baseada em seus nove pilares (cornerstones), que são os conceitos fundamentais que sustentam a metodologia INNOPEDA® e que também são percebidos, interna e externamente, em maior ou em menor escala, como os elementos fundamentais para o processo de transformação que vem ocorrendo na Universidade.

Orientação para o mundo do trabalho (Working life orientation)

Seja no modelo dos Cursos Tecnológicos de Graduação, nos mestrados profissionais e inclusive no formato dos Projetos de Conclusão de Curso e no novo modelo dos Cursos de Bacharelado da Graduação, a UCS vem ampliando a adoção de desafios reais e problemas da sua comunidade e empresas nos processos de ensinar e de aprender. Com isso, promovem-se inovações de produto, de processo, de mercado, entre outras, que, de um lado, incorporam novas competências aos estudantes, e de outro, criam desenvolvimento para as organizações da região de abrangência da Universidade.

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Currículos flexíveis (Flexible Curricula)

Com a modernização dos currículos de Graduação, o estudante tem condições de planejar e customizar a sua formação a partir dos seus interesses de aprendizado, não somente pela escolha de diferentes disciplinas e projetos integradores, mas também a partir de recursos organizacionais como: o Trabalho Discente Efetivo, a curricularização da Extensão, que aproveita e amplia as possibilidades de formação do estudante, o Programa UCS Carreiras, as monitorias, a iniciação à pesquisa científica e tecnológica, a participação no StartUCS e o Trabalho de Conclusão de Curso, com a escolha pelo estudante de um tema que melhor se coaduna com o seu projeto de formação acadêmica e profissional.

Multidisciplinaridade (Multidisciplinarity)

Com a reorganização dos cursos da UCS em grandes áreas de conhecimento, tanto a multi, quanto a transdisciplinaridade passam a estar mais presentes no modelo curricular de disciplinas de Formação Geral e de Formação da Grande Área. Desta forma, é comum estudantes dos cursos de Engenharia, Saúde, TI, Design, Gestão, Humanidades, entre outras, se encontrarem em projetos multidisciplinares em disciplinas como Empreendedorismo, Sociedade, e Tecnologia e Cultura, entre outras.

Os ambientes de aprendizagem multidisciplinar também ocorrem nos lócus da pesquisa básica, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico (nos Institutos, Núcleos de Pesquisa e Inovação, bem como nos programas de Pós-Graduação), incentivando a multidisciplinaridade na Universidade, por meio da interação de diferentes áreas de conhecimento em projetos comuns.
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Novo papel do professor e dos estudantes (Renewing teacher and student roles)

O desenvolvimento das competências para inovação dependem de uma nova forma de relação entre professores e estudantes, em seu grau de interação, compartilhamento e conectividade. Desta forma, as novas práticas pedagógicas têm adotado distintas possibilidades de papéis de liderança e mediação no processo de aprendizagem pelos docentes. Nos espaços de pesquisa e prestação de serviços, o professor também estabelece novas relações para o desenvolvimento do aprendizado orientado a projetos.

Na dimensão dos estudantes, a partir do componente curricular Trabalho Discente Efetivo, há um novo protagonismo no ato de aprender a aprender e na construção da autonomia pela vivência de novas experiências nos diferentes ambientes de aprendizagem e convivência que a Universidade lhes proporciona.

Métodos ativos de aprendizagem (Activating learning and teaching methods)

Com a consolidação do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais - CINTED/UCS a ampliação da formação docente em Métodos Ativos de Aprendizagem, seja em Problem-Based Learning ou Project Based Learning, entre outros, considerando as particularidades de cada área do conhecimento na UCS, também tem provocado uma transformação no novo modelo curricular. No âmbito da pesquisa e da pós-graduação - especialmente na área do Ensino de Ciências e Matemática e na área da Educação - percebe-se uma ênfase em métodos de aprendizagem, com a produção de conhecimento e o desenvolvimento de novas metodologias e a experimentação de novas técnicas. A digitalização nos processos de aprendizagem também é um ponto em desenvolvimento, a partir das experiências do Núcleo de Apoio Pedagógico Digital, do Núcleo de Tecnologias Digitais e do Núcleo de Produção de Mídias Digitais, que compõem o CINTED/UCS.

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Integração entre aprendizado e processos de P&D+I (RDI integration with studies)

A integração entre aprendizado e processos de P&D+I ocorre desde a graduação, por meio de programas e projetos que colocam o estudante em contato direto com experiências de iniciação científica e tecnológica, de projetos que desafiam sua capacidade criativa e empreendedora, de ações nas quais ele deve interagir com a comunidade externa, com o mercado de trabalho e com as diferentes organizações e entidades representativas da sociedade. Para isso, fomenta-se a interação entre estudantes de graduação e pós-graduação na realização conjunta de atividades.

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Novos modelos de avaliação (Versatile and development oriented assessment)

Para além dos testes tradicionais (exames, autoavaliação, avaliação por pares), a UCS tem adotado novas formas e modelos mais versáteis de avaliação baseados em processos e em projetos, de modo a identificar o desenvolvimento das competências para inovação e outras habilidades. As mentorias também têm sido utilizadas como forma de induzir a reflexão e aprendizagem, em algumas áreas. O Programa de Formação de Professores realizas atividades de orientação e capacitação sobre as boas práticas na docência do ensino superior promovendo a troca de experiências e saberes entre os docentes da Instituição

Empreendedorismo (Entrepreneurship)

O desenvolvimento de comportamento empreendedor, no sentido de identificação de problemas e oportunidades e proposição de soluções, pode ser observado em diversas disciplinas, na graduação, pós-graduação e extensão, independentemente da área de conhecimento. Institucionalmente, o Programa de Empreendedorismo e o StartUCS consolidam um processo de disseminação da cultura empreendedora com a geração de startups e novos negócios pela comunidade universidade, que têm a possibilidade de incubação no Parque Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS.

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Internacionalização (Internationalization)

A inserção acadêmica nacional e internacional é uma das diretrizes da UCS e reflete um novo momento institucional em que se procura colocar a Universidade na rota da excelência acadêmica, em conexão com o que se realiza de mais avançado em produção de conhecimento, no contexto nacional e internacional.

A internacionalização na UCS ocorre por meio da graduação (mobilidade acadêmica e criação de um ambiente multicultural), na pesquisa, nos programas de pós-graduação (cooperação internacional) e em ambientes de desenvolvimento (writing center), além das disciplinas em língua estrangeira que já são oferecidas em diferentes cursos. Somando-se a isso, há os diferentes níveis de articulação proporcionados pelo TecnoUCS no fomento da internacionalização de startups a partir da plataforma Land2Land e ações de desenvolvimento regional, tal como Sister Cities, que aproximam cidades e culturas. Desta forma, espera-se que o contato internacional, na UCS e fora dela, estimule a ideação e a cooperação para inovação.

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A INNOPEDA NA UCS - UM MOVIMENTO PERMANENTE DE IDEIAS E AÇÕES

Para que a inovação e o desenvolvimento dos pilares (cornerstones) da Pedagogia da Inovação ocorram, o ambiente físico possui um papel fundamental, pois é nele que espaços podem modelar comportamentos de troca, interação e horizontalidade. Nesse sentido a UCS vem investindo na reestruturação e criação de espaços interativos e modernos que efetivamente permitem a vivência e construção das aprendizagens voltadas à inovação.

Do ponto de vista da inovação o ambiente físico transcende a UCS misturando-se ao ambiente das próprias empresas objetivando-se imprimir um processo inovativo conjunto regional. Nesse sentido, estão sendo feitos investimentos na modernização dos ambientes de ensino, pesquisa e extensão, como os já realizados no Bloco I, nos ambientes do TecnoUCS e do StarUCS, no Bloco V e em laboratórios do Campus-Sede.

Este breve - e inconcluso - levantamento apresenta vários indicadores sobre como a abordagem INNOPEDA® está presente na Universidade de Caxias do Sul. Ela se apresenta de forma sistêmica e abrangendo as diferentes modalidades de ensino, formação docente e gestão da aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento, criando mecanismos institucionais para o desenvolvimento das competências para inovação de estudantes, docentes e funcionários. É importante destacar que, além da formação docente em métodos ativos de aprendizagem, o INNOPEDA® abrange também o desenvolvimento de um contexto institucional, de governança, que promove uma nova orientação que ultrapassa os paradigmas tradicionais de ensino.

Ao acompanhar esse breve recorte da história recente da UCS, é possível perceber um movimento de ideias e ações voltadas para a inovação e que, certamente, contribuíram e contribuem para que ela se constitua como uma das Instituições mais inovadoras do País.

Times Higher Education: UCS figura em ranking das melhores instituições de ensino do mundo.

Professores credenciados na INNOPEDA®

Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais - CINTED | Telefone: +55 (54) 3218-2235