Pesquisadores realizam formação para multiplicadores da EJA do Campo.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/06/2016 | Editado em 14/06/2016

Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS ficou responsável pela formação de coordenadores do Programa Alfa, mantido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Durante três dias, a pesquisadora Nilda Stecanela, a doutoranda Graziela Rosseto Giron e o mestrando Michel Mendes, alunos do Programa, desenvolveram atividades de capacitação com os coordenadores regionais – que atuam diretamente com a Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA do Campo), em Porto Alegre.  Lá, Nilda e os pós-graduandos se uniram à mestre em Educação pela UCS Michele Pedroso do Amaral e às professoras Cristiane Kieling, da Secretaria de Educação de Nova Petrópolis, e Carmem Zeli Gil, da UFRGS, para multiplicar as ações com os educadores sociais – em torno de 10 a 15. A atividade terá um impacto sobre 224 turmas da EJA do Campo no Rio Grande do Sul.

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Em Porto Alegre, a equipe da UCS desenvolveu trabalho de capacitação com educadores sociais, abordando conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.

A professora Nilda Stecanela destaca que o Programa Alfa, direcionado à área rural atende, especialmente, turmas de alfabetização. A maioria dos participantes são adultos e idosos e, dentre esses, as mulheres encontram-se em maior número.

A atividade de formação foi ancorada no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Observatório de Educação da UCS, por meio de curso de Extensão. A partir daí, nasceu um Grupo de Estudos sobre Educação do Campo na UCS. “Para compor a equipe de formadores, recorreu-se, num curto espaço de tempo, a professores ligados ao Programa – estudantes de mestrado ou do doutorado – egressos ou parceiros em projetos de investigação, com disponibilidade de tempo para participar das reuniões do grupos de estudos, antes e durante a formação. Não se trata apenas de uma prestação de serviços que a Universidade realiza, mas sim de um processo que combina formação e investigação e que potencializa os fins e a natureza de um Programa de Pós-Graduação em Educação e da própria Instituição de Ensino Superior”, reforça Nilda, ao lembrar que o trabalho foi elaborado por muitas mãos.

Para o mestrando Michel Mendes, que atuou na área de Ciências da Natureza, a atividade foi um grande e valioso desafio, já que foi necessário estruturar a proposta de estudo, uma vez que são poucos os referenciais e materiais didáticos voltados à EJA do Campo. “A educação é um direito de todos, não importa a idade, os espaços e os tempos. O sentimento que fica é que os mais de três mil estudantes que irão participar do projeto neste ano, em sua maioria idosos, terão o prazer de ler e escrever o mundo, ler e escrever a natureza que os cerca, ler e escrever histórias e memórias, ou seja, sentir-se no mundo”.

Sobre o Programa Alfa

A iniciativa tem como objetivo oportunizar jovens e adultos do meio rural, não alfabetizados ou com baixa escolaridade, a participação no desenvolvimento de um programa de alfabetização e aprendizagens básicas. O programa busca construir um novo perfil de trabalhador rural, com melhores condições de responder às atuais exigências do mercado de trabalho agropecuário.

Fotos – Divulgação/Programa de Pós-Graduação em Educação UCS.