Técnicos da SDECT/RS participam de reunião de acompanhamento dos projetos de P&D.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/06/2016 | Editado em 14/06/2016

Juliana Hudson e Christian Caminha Almeida, técnicos da Divisão de Polos Tecnológicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT/RS), estiveram na Universidade, no dia 24 de maio, para fazer o acompanhamento dos projetos de P& D, desenvolvidos pela Universidade, no âmbito dos polos tecnológicos, com recursos do Banco Mundial (BIRD).

A reunião, conduzida pelo gerente  da Coordenadoria de Projetos, Romeu Luiz Bertuol, teve a participação do pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Deonísio Graciolli, da equipe da Coordenadoria, dos presidentes dos COREDES, Hortênsias, Serra, Vale do Caí, Campos de Cima da Serra, dos gestores dos polos e dos professores e pesquisadores envolvidos nos projetos:

  • Implementação de uma vitrine tecnológica para os Campos de Cima da Serra  – Polo de Inovação Tecnológico Campos de Cima da Serra  – Coordenação: professora Taísa Dal Magro.
  • Laboratório de apoio integrado ao desenvolvimento ágil de novos produtos para os setores eletroeletrônico, plásticos e metal-mecânico da Serra Gaúcha – Polo de Modernização Industrial da Região da Serra – Coordenação: professor  Carlos A. Costa
  • O conceito de uma biorrefinaria aplicado a uma propriedade rural – Polo de Modernização Industrial da Região da Serra – Coordenação: professor Marcelo Godinho.
  • Desenvolvimento de componentes cerâmicos de elevado  desempenho  térmico e acústico – Polo de Inovação Tecnológica do Vale do Caí  – Coordenação: professor Robinson Carlos Dudley Cruz.
  • Síntese de novos compostos bioactivos com aplicação em controle biológico em culturas regionais – Polo de Inovação Tecnológica do Vale do Caí) – Coordenação: professor Sidnei Moura

Juliana Hudson esclareceu que estão sendo realizadas visitas técnicas a todas as regiões onde se desenvolvem projetos com recursos do BIRD, com o intuito de sensibilizar a agência de fomento para a renovação do convênio. Os técnicos da Secretaria também anunciaram que neste ano deverá haver mais recursos para destinar aos editais dos programas dos polos.

No encontro, os pesquisadores enfatizaram a vocação produtiva das regiões em que a UCS é unidade executora dos polos e a relevância dos projetos que geram impacto em suas comunidades (produtos/processos desenvolvidos, patentes, pessoas envolvidas, setores atingidos, capacitações, continuidade das ações, acrescentando que os projetos derivados e o uso dos laboratórios e equipamentos financiados pelo Estado também contribuem para o desenvolvimento de novas pesquisas. A equipe da UCS também deu sugestões para o aprimoramento do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do RS e acompanhou os técnicos nas visitas aos laboratórios onde os projetos estão sendo desenvolvidos.

Foto: Claudia Velho