CARVI: acadêmicos da disciplina Universidade e Sociedade realizam ação social no dia 25.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/06/2016 | Editado em 23/06/2016

Proporcionar um espaço de apresentação dos projetos produzidos na disciplina “Universidade e Sociedade”, através de uma ação social, visando uma reflexão crítica sobre os problemas sociais da região, sobre as possibilidades de intervenção e as contribuições que a formação universitária pode significar para os futuros profissionais. Este é o objetivo do evento Universidade em ação, que será realizado, no dia 25 de junho, das 10h às 16h, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com a participação dos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Educação Física, Letras, Agronomia, Design, Engenharia Mecânica e Jornalismo.

Aberto à comunidade, o evento se reverterá em uma ação social, com a arrecadação de material escolar, produtos de limpeza, roupas e alimentos não perecíveis que serão destinados às entidades e projetos com os quais os estudantes interagiram para fazer os seus trabalhos. Os participantes também poderão participar de atividades recreativas e culturais. A professora Simone Corte Real Barbieri, que ministra a disciplina e coordena o evento, informa que também serão distribuídas mudas de plantas nativas e a participação de ONGS com animais abandonados para a adoção. “O que se pretende com esta ação social, além da arrecadação para ajudar as diversas entidades e projetos necessitados, é proporcionar aos alunos uma experiência de cidadania na condição de agentes interventores, no trabalho final da disciplina”, conclui.

Onze estandes estarão à disposição da comunidade, abordando temas como: coleta seletiva de lixo; inclusão social; adoção de animais; desmatamento; violência no trânsito e primeiros socorros; e autismo.  As doações arrecadadas beneficiarão o Projeto Social Abraçaí; o Projeto Social Infantil de Atividade de Férias Garibaldi; a APAE; a Escola Municipal Felix Faccenda; e o Projeto Renascer.