IPCEM participa de Estudo Clínico Leader publicado no “New England Journal of Medicine”.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/06/2016 | Editado em 22/06/2016

O Instituto de Pesquisa Clínica para Estudos Multicêntricos (IPCEM-UCS) foi um dos 412 centros de pesquisas, em 32 países, que participou do Estudo Clínico Leader, um estudo de longo prazo, multicêntrico, internacional, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para determinar os efeitos da liraglutida sobre eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes tipo 2. O resultado desse estudo foi publicado, na semana passada, no New England Journal of Medicine, uma das mais importantes revistas da área da saúde no mundo.

Participaram desse estudo 9.340 pacientes no mundo, que foram acompanhados por um período que variou de três anos e meio até cinco anos. No IPCEM, o estudo foi conduzido pelo professor Daniel Panarotto, juntamente com uma equipe (foto) formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, administradores e estagiários, coordenados pela professora Alessandra Eifler Godoy.

fotoO estudo demonstrou que os pacientes que estavam recebendo o medicamento em estudo – Liraglutida – associados aos medicamentos de base, apresentaram menor risco de primeira ocorrência de morte cardiovascular, infarto do miocárdio não fatal, ou Acidente Vascular Cerebral não fatal. Também apresentaram menor risco de morte por causas cardiovasculares, morte por qualquer causa e eventos microvasculares, comparados ao grupo que não estava recebendo a Liraglutida, apenas os medicamentos de base.

O IPCEM-UCS é um órgão prestador de serviços que viabiliza, através da disponibilidade de recursos e infraestrutura, a execução de protocolos de pesquisas clínicas nas mais diversas subespecialidades sempre mantendo a segurança e bem-estar dos pacientes como prioridade. O Instituto também contribui para o aprimoramento acadêmico e profissional, bem como para realização de ações assistenciais.

Foto:Divulgação/IPCEM-UCS