Ciências Contábeis fica acima da média nacional no Exame do Conselho Federal de Contabilidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/06/2016 | Editado em 22/06/2016

O curso de Ciências Contábeis está em destaque pelo resultado obtido no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Na avaliação, o curso da UCS ficou acima da média nacional, que foi de 38,07%,  e da média estadual, que foi de 51,55%. Participaram do último exame 135 egressos de Ciências Contábeis e o índice de aprovação, por unidade universitária, foi:

  • Campus-sede: 69,81%
  • Campus Universitário da Região dos Vinhedos: 77,78%
  • Campus Universitário de Farroupilha: 100%
  • Campus Universitário de Nova Prata: 62,5%
  • Campus Universitário Vale do Caí: 76,92%
  • Campus Universitáiro de Vacaria: 53,33%
  • Campus Universitário da Região das Hortênsias: 50%.

O Exame de Suficiência é requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC) amparado em Lei: “o disposto no art. 12 do Decreto-Lei n.º 9.295/46, com redação dada pela Lei n.º 12.249/2010, prescreve que os profissionais de que trata o referido Decreto somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do respectivo curso, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos”.

Segundo a professora Marlei Salete Mecca, coordenadora do curso no Campus-Sede, “acreditamos que este excelente índice de aprovação está relacionado à qualificação de nossos professores – que na sua maioria são doutores e mestres – , à atualização do projeto pedagógico do curso e dos conteúdos desenvolvidos, às atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão e à infraestrutura disponível, em especial das bibliotecas e dos laboratórios. E, somado a isso, o comprometimento dos acadêmicos. Esse resultado chancela o diploma de nossos alunos com a qualidade de formação do Bacharel em Ciências Contábeis da UCS, fornecendo inúmeras possibilidades de atuação profissional”.

O exame é realizado semestralmente, sendo pré-requisito para o Bacharel em Ciências Contábeis tornar-se contador. Nesta edição, segundo dados do CRC/RS, o Rio Grande do Sul foi o segundo Estado com maior índice de aprovação no Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina.