Dia C da Ciência: UCS engajada na mobilização nacional pelo desenvolvimento da pesquisa.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/10/2017 | Editado em 16/01/2024

No Dia C da Ciência, celebrado na próxima quarta-feira, dia 25 de outubro, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) se engaja na campanha nacional que estimula o desenvolvimento da pesquisa e da investigação científica. A mobilização envolve instituições de ensino superior de todo o Brasil e integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Para alertar sobre a importância da Ciência no contexto da Universidade, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela, realiza, a partir das 8h30, um pronunciamento na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Na UCS FM, o programa matinal Café com Notícias também vai abordar o tema e, ao longo do dia, estudantes de escolas da região poderão conhecer a estrutura científica da Universidade, por meio do Programa de Visitas #VempraUCS.

Atualmente, a UCS conta com 251 projetos de pesquisa que estimulam a investigação científica e envolvem 213 professores pesquisadores, 718 alunos de mestrado e de doutorado e 219 alunos de graduação com bolsas de iniciação científica. A Instituição tem ainda 91 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq – órgão vinculado ao Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – que atuam em 331 linhas de pesquisa.

Sobre o Dia C da Ciência
Iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), o Dia C da Ciência tem o objetivo de realizar atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à sociedade brasileira a importância das pesquisas e como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão

Foto: Claudia Velho