Campus da Região das Hortênsias promove seminário sobre prevenção do uso de drogas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/07/2016 | Editado em 06/07/2016

O Campus Universitário da Região das Hortênsias realiza, no dia 28 de julho, um seminário sobre prevenção do uso de drogas, atividade destinada a educadores de escolas públicas e privadas da Região das Hortênsias. O evento tem como objetivo proporcionar aos educadores um conhecimento mais amplo sobre os efeitos das drogas, fornecer informações sobre os principais tipos de drogas e seus riscos, e recolher informações que possam ajudar na política de segurança pública.

Segundo a comandante da 1ª Companhia do 1º BPAT, capitã Maldaner, “é de conhecimento geral os problemas gerados pela drogadição em todo nosso país. A Brigada Militar, através de ações de prevenção realizadas nas escolas municipais e estaduais, vem percebendo que o assunto, muitas vezes, não está sendo abordado. Acreditamos que a prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas”.

A capitã ressalta que várias escolas procuram a Brigada Militar para relatar episódios relacionados às drogas e, muitas vezes, os educadores não têm a experiência necessária para dar o devido encaminhamento. “Diante de tal contexto, a Brigada Militar, juntamente com a UCS, busca, com esse seminário, iniciar um trabalho com os educadores de nossos municípios”. A 1º BPAT engloba os municípios de Gramado, Santa Maria do Herval, Nova Petrópolis e Picada Café.

Para a diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias, professora Margarete Fátima Lucca, “conhecendo as enormes dificuldades envolvidas no tratamento e recuperação do toxicodependente, o caminho da prevenção é de vital importância no combate ao problema das drogas. Nesse sentido, os profissionais da educação têm um papel relevante, em razão da própria natureza do trabalho do educador. É com esse propósito que promovemos esse seminário, visando a preparar os profissionais da educação para reconhecer e lidar com o problema da dependência química, evitando o agravamento dessa situação”.

As inscrições são gratuitas.