Novo programa de bolsas de pós-graduação incentiva a pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/12/2017 | Editado em 16/01/2024

Iniciativa irá beneficiar estudantes de mestrado e doutorado.

Um amplo e novo programa institucional de incentivo à pesquisa vem confirmar a vocação da Universidade de Caxias do Sul de
ser parceira do desenvolvimento regional.

Destinado a estudantes de pós-graduação stricto sensu, o novo programa de concessão de bolsas irá fomentar e subsidiar projetos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias para o desenvolvimento das comunidades, organizações e empresas que acreditam no conhecimento como fator de crescimento e buscam a expertise da Universidade para solucionar seus problemas ou para incubar ideias e projetos inovadores com potencial de realização.

A ser implantado no início de 2018, mediante edital público, o novo programa de bolsas será mantido com recursos institucionais e estará vinculado aos 16 cursos de Mestrado e 8 de Doutorado, que reúnem, atualmente, uma comunidade de 1200 pesquisadores, entre estudantes e professores, atuando em cerca de 1000 projetos de pesquisa, que respondem pela formação profissional avançada e pela produção de conhecimento em áreas de relevância para a comunidade interna e externa.

Em apoio ao setor empresarial

Para atender às novas demandas do setor empresarial, seja na resolução de um problema pontual ou na prospecção e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, a comunidade regional conta com o ecossistema do TecnoUCS, em que se destacam uma Agência de Projetos, um Escritório de Transferência de Tecnologia e Incubadoras Tecnológicas. Sempre com o suporte qualificado dos pesquisadores da Instituição.

— Conheça o TecnoUCS e torne-se nosso parceiro.

Fotos: Claudia Velho e Daniela Schiavo

“Enquanto a velha indústria manufatureira precisava de esforço bruto, o novo mundo pós-industrial precisa de atividade criativa. Isto obriga todas as organizações (família, escola, empresa, estado) a encontrar, incubar e cultivar os dotes criativos dos jovens”.
Domenico De Masi.

Os caminhos da pesquisa: da solução de um problema à criação de novas bases do conhecimento.

Princípio educativo de todos os cursos oferecidos pela UCS, a pesquisa está inserida nos cursos de graduação, através dos programas de iniciação científica e tecnológica, e nos programas de pós-graduação, com os projetos de Mestrado e Doutorado. É dela que se origina uma infraestrutura grandiosa que envolve núcleos de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, laboratórios, institutos, startups e incubadoras tecnológicas.

É essa estrutura que fundamenta o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS (TecnoUCS), um Ecossistema de Inovação que faz a articulação entre a Universidade, o setor público e o setor empresarial, na busca de formas criativas que respondam e solucionem as demandas da sociedade.

Formação avançada e produção de conhecimento

A pesquisa na pós-graduação se concretiza nos projetos de Mestrado
e Doutorado nas áreas de: Administração, Biotecnologia, Biotecnologia e Gestão Vitivinícola, Ciências da Saúde, Direito, Educação, Engenharia e Ciências Ambientais, Engenharia e Ciência dos Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Processos e Tecnologias, Engenharia de Produção, Ensino de Ciências e Matemática, Filosofia, História, Letras, Letras e Cultura, Turismo e Hospitalidade.

— Conheça a pós-graduação da UCS e informe-se sobre o novo programa de concessão de bolsas.