Chama Olímpica percorre cinco cidades da região a partir desta sexta-feira.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/07/2016 | Editado em 08/07/2016

Revezamento da tocha com o símbolo dos Jogos Olímpicos passa por Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, Gramado e Nova Petrópolis.

tocha-olimpicaCaxias do Sul entra nesta sexta, 8 de julho, na rota de uma das mais simbólicas ações da integração mundial proposta pelos Jogos Olímpicos. A partir das 17h15, a cidade recebe a tocha com a chama que, tradicionalmente, percorre a nação onde ocorre a Olimpíada até chegar à cidade-sede. No ponto alto da cerimônia de abertura do evento, o acendimento da Pira Olímpica demarca o período de confraternização dos povos por meio do esporte.

Junto com Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo, Caxias integra o grupo das ‘cidades-celebração’ – aquelas em que a chama ficará pernoitada – no Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves, Gramado, Canela e Nova Petrópolis são os outros municípios da região no trajeto da tocha. Em um total de seis dias, a chama, que chegou ao Estado na terça, passará por 20 cidades gaúchas.

Roteiro pelo Brasil – O fogo olímpico foi aceso cerimonialmente no dia 21 de abril, no local das competições da Antiguidade na cidade grega de Olímpia, sede dos Jogos da Antiguidade, com a captação e conversão de raios do Sol por espelhos côncavos, como ocorre a cada edição das Olimpíadas. Após passagens pela Grécia e Suíça (nas sedes da ONU e do Comitê Olímpico Internacional – COI) a tocha chegou ao Brasil em 3 de maio, dando início, em Brasília (DF), ao transporte em território nacional.

Ao todo, 12 mil pessoas conduzirão a chama por cerca de 20 mil quilômetros terrestres e 10 mil milhas aéreas em todas as unidades da federação. O revezamento com os condutores percorrerá 327 cidades, e outras 200 receberão a passagem de comboio motorizado com a chama exposta. Com isso, será alcançada em torno de 90% da população brasileira.

O revezamento vai durar de 95 dias e se encerra em 5 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ), quando o último condutor procederá o acendimento da Pira Olímpica no Estádio do Maracanã.

A Olimpíada do Rio prosseguirá até 21 de agosto, reunindo mais de 10 mil atletas de 206 países. Em 17 dias, serão disputadas 306 provas com medalhas.

O Trajeto na Cidade

A tocha olímpica será conduzida por 65 pessoas em Caxias do Sul – a lista completa só será divulgada no site do Comitê Olímpico Brasileiro às 22h30 desta quinta, dia 7 – em um percurso de 13 quilômetros. O primeiro condutor, na partida do Monumento ao Imigrante, prevista para as 17h15, será o frei Jaime Bettega. O último, na chegada aos Pavilhões da Festa da Uva, estimada para às 20h30, será o técnico da Seleção Brasileira de futebol, Tite.

* Chegada do comboio ao Monumento ao Imigrante

* Avenida Júlio de Castilhos – Rua Humberto de Campos – R. Os Dezoito do Forte – R. Alfredo Chaves – R. Tronca – R. Feijó Júnior – R. Dr. Augusto Pestana – R. Coronel Flores – R. Os Dezoito do Forte – R. Feijó Júnior – Av. Rio Branco – R. Machado de Assis – R. Teixeira Mendes – Av. Itália – R. Sinimbu – R. Marquês do Herval – R. Pinheiro Machado – R. Garibaldi – Av. Júlio de Castilhos – R. Marechal Floriano – R. Pinheiro Machado – R. Dr. Bozano – R. Bento Gonçalves – R. Thomaz Beltrão de Queirós – R. Carlos Bianchini – R. Matheo Gianella – R. Ludovico Cavinatto – Pavilhões da Festa da Uva

* Acendimento da pira que simboliza Caxias como cidade olímpica e pernoite da tocha nos Pavilhões da Festa da Uva

 Publicado na RevistaUCS, edição maio-junho de 2016.