UCS.Tec realiza, na quinta-feira, dia 14, a 1ª Mostra do Projeto Temático.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/07/2016 | Editado em 11/07/2016

O Projeto UCS.Tec reúne Cursos Superiores de Tecnologia com um formato compacto, direcionados para áreas específicas de conhecimento, e com a vantagem de assegurar ao futuro profissional a rápida inserção no mercado de trabalho.

Acadêmicos da disciplina Projeto Temático I dos Cursos Superiores de Tecnologia participam, no dia 14 de julho, da 1ª Mostra do Projeto Temático UCS.Tec”. O evento, que inicia às 19h30min, na Sala Florense, no Bloco M, terá a participação de professores, empresários e mentores (profissionais de mercado que têm por objetivo instigar as equipes de estudantes na busca de soluções) que representam as entidades CDL Jovem Caxias do Sul, CIC Jovem e Sindilojas Jovem de Caxias do Sul. O projeto UCS.Tec é coordenado pelo professor Rodrigo Marques de Almeida Guerra.

A disciplina, que culmina nessa Mostra, mobiliza e desafia os estudantes para a resolução de problemas reais encontrados nas empresas, de uma ou mais questões norteadoras, cuja solução demanda pesquisa teórica e prática. Entre os objetivos da disciplina, conforme destaca a professora Susana Elisabeth Neumann, da equipe de Qualificação de Projetos de Cursos de Graduação da Pró-Reitoria Acadêmica, estão o de identificar e delimitar situações problema, sua abrangência e conteúdos envolvidos; praticar o exercício da liderança, da negociação, da persuasão com a resolução de conflitos; desenvolver a capacidade de busca, de seleção e de organização de informações; aprimorar a comunicação oral e a escrita; potencializar a capacidade de planejamento de soluções de problemas, atuando em equipes; desenvolver a capacidade de identificar e de delimitar situações-problema, sua abrangência e seus conteúdos envolvidos; ampliar e aprofundar o conhecimento relativo aos conteúdos relacionados aos fenômenos envolvidos.

Durante o semestre, a disciplina Projeto Temático I contou com o apoio dos docentes das demais disciplinas do módulo, visando integrar de forma interdisciplinar as  aprendizagens vivenciadas durante o curso. Durante a mostra serão apresentados os seguintes projetos:

  • Planejamento financeiro: estudo de caso realizado na empresa Sperinde Imóveis.
  • Divulgação e reconhecimento da marca da empresa Vivian Boff Atelier.
  • Programa 5S´s: estudo de caso realizado na empresa Franco Stamp.
  • Retenção e captação de clientes: estudo de caso realizado na empresa Bio Center academia.
  • Comunicação e relacionamento interpessoal: estudo de caso realizado na Go image.
  • Captação de novos clientes: estudo de caso realizado na empresa Comercial de Borrachas Fasisa
  • Pesquisa de clima organizacional: estudo de caso realizado no Hospital Geral de Caxias do Sul.