Ambulatório da UCS aplica medicamento preventivo a doenças pulmonares infantis.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/07/2016 | Editado em 13/07/2016
Tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde a partir de encaminhamento do médico que acompanha a criança.
Tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde a partir de encaminhamento do médico que acompanha a criança.

O Ambulatório Central da Universidade de Caxias do Sul está disponibilizando, a todos os municípios da área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, a aplicação gratuita do medicamento Palivizumabe, destinado à prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por algumas das principais doenças e agravos pulmonares. O público-alvo são crianças com até um ano de idade que nasceram prematuras extremas (com até 28 semanas e seis dias) ou com peso de até 1,25 kg, e crianças de até dois anos portadoras de doença pulmonar crônica relacionada à prematuridade ou com cardiopatia congênita específica.

O Rio Grande do Sul foi pioneiro no país na implantação do programa de distribuição do medicamento, em 2011, objetivando à redução da mortalidade infantil. A partir de 2014, o governo federal implementou a iniciativa em nível nacional. O período de fornecimento e aplicação do Palivizumabe é definido pelo período de sazonalidade da circulação do vírus em cada Estado – no caso do RS, de abril a agosto. Neste período, cada criança no primeiro ano de vida pode receber até cinco doses do medicamento, mensalmente.

Para integrar o programa, as crianças devem ser cadastradas a partir de encaminhamento dos médicos que as acompanham, cujos laudos são avaliados pela médica responsável-técnica pelo Programa de Egressos da UTI Neonatal do Hospital Geral, Tatiana Guaresi. De acordo com a enfermeira Materno-Infantil e de Planejamento Familiar do Ambulatório Central, Cristiane Alves dos Santos, a média de 80 crianças por ano atingidas nas edições anteriores deve ser superada – somente no mês de junho, 75 crianças foram vacinadas. A aplicação ocorre às terças-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min.

Claudia-Velho-8652Capacitação e divulgação – Visando melhorar os procedimentos de encaminhamento e solicitação do medicamento, e capacitar os profissionais para a aplicação intra-hospitalar (no caso de prematuros nascidos em outras instituições de saúde), a equipe do Ambulatório Central promoveu, em junho, um encontro de orientação para as equipes de Enfermagem e farmacêuticos dos hospitais de Caxias do Sul que possuem UTI Neonatal e Pediátrica. A iniciativa, que contou com a colaboração da enfermeira responsável pelo setor de Imunizações da Coordenadoria Regional do Estado e com a responsável-técnica do laboratório fabricante da vacina, reuniu 45 profissionais.

A equipe do ambulatório também desenvolveu uma cartilha de orientação dirigida a pais e familiares das crianças portadoras de doença pulmonar crônica e bebês prematuros. A partir das orientações da norma técnica do Ministério da Saúde sobre o programa, o material esclarece dúvidas, alerta para possíveis reações e destaca a importância da imunização. Apesar do alto custo do medicamento (em torno de R$ 4 mil a dose), as crianças incluídas nos critérios do Programa têm direito à vacinação gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fotos: Claudia Velho