Orquestra Sinfônica apresenta projeto “Wolfgang Amadeus Mozart” em Bento Gonçalves.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/07/2016 | Editado em 12/07/2017

Mozart -cred. Pedro GilesA Orquestra Sinfônica da UCS oferece à comunidade de Bento Gonçalves o projeto que preconiza a vida e obra de um dos compositores mais conhecidos e geniais da história da música: Wolfgang Amadeus Mozart. O concerto será nesta quinta-feira, dia 21 de julho, no Santuário Santo Antônio, às 20h30min, com entrada franca.

A regência é do Maestro Diego Schuck Biasibetti e os solos são dos músicos da OSUCS, Giovani dos Santos e Leonardo Bock (violino); Fabiane de Oliveira (flauta) e Fernando Rauber (piano), além da participação especial da soprano Raquel Fortes. Na apresentação o público terá, além da performance da Orquestra e de seus convidados, intervenções cênicas com o ator Sidnei Staudt, que interpretará o compositor.

Esse novo projeto da Orquestra Sinfônica  já esteve em Farroupilha e em Nova Prata e teve uma boa receptividade do público. Ainda neste ano estão programadas duas novas apresentações, em Vacaria, no dia 15 de agosto, e em Caxias do Sul, no dia 18 de agosto.  A iniciativa é do LionsEduC com o apoio da UCS e o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O projeto

“Wolfgang Amadeus Mozart – a trajetória de um gênio” é um projeto que tem como finalidade levar a música de concerto às comunidades incluindo, além da performance da orquestra e de seus solistas, elementos cênicos e audiovisuais, para assim contar, em etapas, alguns dos fatos que relatam a vida extremamente produtiva, porém breve de Mozart. O repertório escolhido retrata estes momentos e mostra também as várias formas de compor música em seus mais diferentes gêneros, característica muito evidenciada na obra de Mozart. Sua produção – há 626 obras catalogadas – está repleta de peças que exibem estas formas. Para marcar os momentos de cada fase da vida de Mozart, o repertório foi dividido em três partes: a descoberta do menino prodígio; a fase adulta com incessantes viagens com momentos de grande prestígio e outros de instabilidade financeira e seus últimos anos de vida.

Foto: Divulgação, Pedro Giles